Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Olivia Rodrigo: saiba quem é a grande revelação do pop em 2021

Biografias · Por Helena Tonelli

25 de Maio de 2021, às 16:00

Tudo começou com o sucesso estrondoso de drivers license, single lançado por Olivia Rodrigo em janeiro de 2021. A música viralizou na internet (e é claro que virou hit no TikTok!) por causa da história que inspirou a letra na melhor vibe romance adolescente que deu errado, sabe? 

quem é olivia rodrigo
Créditos: Divulgação

Mas, mesmo tendo apenas 18 anos, Olivia Rodrigo é muito mais que isso e seu sucesso repentino não é por acaso: a mistura de uma sonoridade que lembra o pop dos anos 2000 com letras que falam sobre as angústias da adolescência conquistou o mundo. 

SOUR, seu novo disco, é um dos maiores lançamentos de pop do ano e ela surpreendeu entregando músicas que começam no pop punk de Avril Lavigne, passam pelo pop indie de Lorde (uma das cantoras favoritas de Olivia!) e que possuem uma pegada meio Alanis Morissette no jeito de cantar. 

Bateu a curiosidade? Continue a leitura para descobrir quem é Olivia Rodrigo!

Quem é Olivia Rodrigo? 

Olivia Rodrigo nasceu no dia 20 de fevereiro de 2003 em Temecula, Califórnia, e começou sua carreira com apenas 12 anos. 

Primeiro, ela ficou conhecida como atriz após atuar em uma série da franquia High School Musical, exclusiva da Disney+, que agradou muito o público; tanto é que a segunda temporada já foi confirmada!

Foi nesse mesmo trabalho que ela se revelou como cantora: ela escreveu e interpretou All I Want, uma faixa exclusiva que acabou fazendo parte da trilha sonora da série e conquistando o coração dos fãs. 

O sucesso foi tão grande que a música ganhou um clipe lindo, estreado em março de 2020 pela Disney. 

drivers license e o início de uma carreira promissora

Mais conhecida no universo teen por causa dos trabalhos na Disney, Olivia só foi se tornar realmente famosa no início de 2021, após a explosão do single drivers license

Além de a música ter viralizado no TikTok e nas redes sociais, as teorias sobre a história que inspirou a composição ajudaram a criar um clima de suspense, que só favoreceu o crescimento da canção nas paradas de sucesso. 

Após as gravações da série, Olivia teria vivido um romance real com Joshua Bassett, seu par na trama. Contudo, os fãs acreditam que Joshua e Sabrina Carpenter, também atriz, começaram um relacionamento enquanto ele ainda namorava Olivia, o que gerou uma grande decepção amorosa. O famoso coração partido, né? 💔

Joshua Basset e Olivia Rodrigo
Joshua Basset e Olivia Rodrigo / Créditos: Divulgação

Ela não chegou a confirmar esse boato, mas fica claro que algo aconteceu na vida da cantora que a deixou muito chateada; a angústia do primeiro amor fracassado é o tema principal não só de drivers license, single que a lançou no mundo da música, mas de todo o álbum SOUR

O sucesso absoluto de SOUR

Mesmo sendo tão jovem e tendo pouca experiência como cantora, Olivia Rodrigo não deixou a desejar com seu álbum de estreia. 

A musicalidade traz referências diretas dos anos 2000 — o pop punk e o emo participam lado a lado com letras que conseguem ser, ao mesmo tempo, sensíveis e ácidas. 

Ouvindo as músicas e conferindo as traduções, fica claro que as composições de Olivia são muito pessoais, talvez por isso gere tanta identificação com o público.

Olivia Rodrigo
Créditos: Divulgação

Em brutal, o som pesado de guitarras e instrumentos elétricos acompanha uma Olivia que canta, com bastante energia e rebeldia, sobre a sensação angustiante de nunca ser boa o suficiente

Foi uma ótima música pra abrir o álbum; a sonoridade do punk surpreende na medida certa e a letra, sobre a frustração de não estar vivendo uma adolescência incrível, dá o tom do resto das músicas. 

Já em 1 step forward, 3 steps back, ouvimos algo completamente diferente, meio Billie Eilish misturada com Alanis Morissette: uma voz leve, acolhedora, acompanhada do piano, mas que trata de um ponto complicado: a insegurança de viver um relacionamento nada saudável.

good 4 u, lançada como single uma semana antes da estreia do álbum, é o hit pop que todo mundo ama! A música cola na cabeça e quando você menos espera, tá cantarolando por aí.

Com uma letra ácida e super irônica sobre juras de amor eterno que não valem nada e sobre garotos egoístas, Olivia canta, no melhor estilo Avril Lavigne, em um clipe cheio de referência à cultura pop dos anos 2000. 

Dá pra acompanhar as letras e os nomes das músicas e perceber que a organização do álbum segue uma ordem: começa com a revolta de um relacionamento que deu errado, passa pela frustração e termina em um sentimento de conformação com a situação, algo tipo: sofri, mas já superei, vida que segue!  

O álbum é incrível do início ao fim e vale muito a pena ouvir na ordem. Aposto que você vai se surpreender com as mudanças radicais na sonoridade de uma música pra outra 😉

Ouça SOUR na íntegra

Olivia Rodrigo é uma artista incrível e, com certeza, veio pra ficar. Seu desempenho vocal e sua interpretação dramática na medida certa explicam por que suas músicas são sucesso no mundo inteiro. 

Que tal ouvir SOUR na íntegra e voltar aqui pra nos contar o que você achou do lançamento?

Sour Olivia Rodrigo