Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O que é j-pop? Saiba tudo sobre o estilo musical japonês

#kpoppers · Por Karoline Póss

5 de Setembro de 2021, às 19:00

Hoje em dia falamos muito sobre k-pop e, se você é um consumidor hardcore das redes sociais, já deve ter ouvido falar sobre j-pop também.

O que não vale é confundir os dois estilos porque, embora muitas pessoas ainda confundam e achem que é tudo igual, há muita diferença entre os dois!

Vamos falar um pouco mais sobre o j-pop, o estilo musical japonês que já está rodando por aí há algumas décadas, mas tem ganhado cada vez mais forças e ouvintes ao redor do mundo todo. 

O que é j-pop?

J-pop nada mais é do que a música pop japonesa

A mistura de estilos e de influências sempre foi uma marca registrada do j-pop, cujas raízes também remetem ao jazz, que introduziu vários instrumentos à música japonesa durante o início do Período Shōwa, possibilitando o nascimento de novos gêneros musicais. 

O que viria a ser chamado de j-pop começou a ganhar força nas rádios do Japão ainda na década de 80. Nomes como Chage & Aska, The Checkers e Masahiko Kondo lideravam o mercado da época, com fortes inspirações em bandas de rock como The Beatles e passando por estilos como o city pop e new music. 

O termo j-pop surgiu no começo dos anos 90 para descrever essas músicas populares, e foi por volta dessa década que aconteceu a grande explosão do gênero, com destaque a nomes como a banda B’z, que misturava pop e hard rock, e as solistas Namie Amuro, Ayumi Hamasaki e Utada Hikaru. 

Além de bandas, grupos e solistas, o j-pop também é marcado e conhecido pelas músicas de anime, que são tão importantes na indústria japonesa que até ganharam o apelido de anison, e as idols virtuais, como a Hatsune Miku. 

A cultura idol

Você já ouviu o termo idol para se referir a um artista? Mais do que uma simples tradução para ídolo, esse termo surgiu no k-pop como uma verdadeira cultura de adoração a cantores. 

idols j-pop
Créditos: Divulgação

Em termos gerais, um idol é um artista que teve toda a sua imagem trabalhada e fabricada para conquistar não só fãs, mas consumidores apaixonados

Aspirantes a cantores são recrutados por agências de entretenimento, onde podem aprimorar suas habilidades em canto, dança, atuação e modelagem, mas também precisam reformular sua imagem e personalidade de forma a torná-los mais atrativos ao público

Sendo assim, idols precisam se comportar como verdadeiros modelos para o público, o que muitas vezes exige restrições em suas vidas pessoais, como não poder fumar, beber ou namorar. 

E funciona: muitos fãs japoneses criam uma espécie de devoção por seus idols, passando a consumir todo e qualquer produto que tenha o rosto de seu artista preferido.

No entanto, qualquer “deslize” dos artistas também pode significar o fim de sua carreira. Namoros, por exemplo, são vistos como traição aos fãs, que abandonam o fandom em ato de boicote. 

fandom j-pop
Créditos: Divulgação

Esse sistema de criação de idols começou com Johnny Kitagawa, fundador da Johnny & Associates, responsável por algumas das maiores boy bands do j-pop como Arashi, NEWS, KAT-KUN e Hey! Say! JUMP. 

A cultura idol japonesa também influenciou o formato do k-pop, que começava a nascer na Coreia do Sul com inspiração em artistas ocidentais como New Kids On The Block, mas com um sistema de formação de grupos parecido com o do j-pop.

Lee Sooman, fundador da SM Entertainment, popularizou o sistema na Coreia. 

Diferenças entre j-pop e k-pop

Apesar de terem algumas semelhanças, o k-pop e o j-pop não devem ser confundidos, e não só por um ser coreano e o outro japonês.

Uma das principais diferenças entre o j-pop e o k-pop está em sua visão de mercado: enquanto a indústria do k-pop nasceu como uma ideia de exportar a música coreana para o mundo, o j-pop é focado no mercado musical japonês.

Grupo de j-pop
Créditos: Divulgação

Aliás, apesar do k-pop ser mais conhecido mundialmente, o mercado musical japonês é o segundo mais lucrativo do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A devoção dos fãs de idols é um grande influenciador para esses números. 

Isso não significa que idols do j-pop não sejam (ou não sonhem em ser) populares no mundo todo, mas que as agências de entretenimento japonesas preferem investir em consagrar seus grupos no mercado interno do que em arriscar territórios internacionais.

No entanto, hoje em dia o k-pop tem influenciado muito o j-pop e, depois de idols coreanos como BoA e TVXQ conquistarem o Japão, a televisão coreana tem investido em levar artistas de j-pop para seu país.

Um exemplo é o reality show Produce 48, que deu origem ao IZ*ONE, formado por trainees coreanas e integrantes do AKB48.

Os maiores grupos de j-pop

Conheça alguns dos nomes de destaque do pop japonês:

Morning Musume

Lançado em 1997, o Morning Musume foi um dos primeiros grupos idols a explodir no cenário do j-pop.

O girl group tem um esquema rotativo que o mantém sempre atualizado: integrantes mais velhas se graduam anualmente, dando espaço para que novas artistas possam continuar com o legado do grupo.

Ao todo, 44 meninas já fazem parte dessa história.

Arashi

Arashi, cujo kanji 嵐 significa tempestade, é a verdadeira tempestade do j-pop: a boy band surgiu em 1999, criada pela Johnny’s Entertainment, e é um dos maiores sucessos de toda a indústria do entretenimento japonês, não só na música, mas também na televisão e nos cinemas.

O grupo está atualmente em hiatus conforme os membros se dedicam a atividades individuais e às suas vidas pessoais. No entanto, este não é o fim do Arashi e esperamos vê-los juntos novamente no futuro.

AKB48

Formado em 2005, o AKB48 é tão popular que elas ganharam o título de Rainhas do Japão. Produzido por Yasushi Akimoto, o grupo surgiu com o propósito de ser mais acessível ao público, com performances no teatro de Akihabara, Tóquio, onde se aproximavam dos fãs. 

O formato é rotativo, e centenas de meninas já passaram pelo projeto ao longo de todos esses anos, divididas em vários times e gerações. 

NEWS

Formado em 2003 pela Johnny’s, o NEWS era originalmente um grupo com nove integrantes, mas atualmente conta com apenas três rapazes em sua formação.

Ao longo de sua carreira, NEWS emplacou diversos hits nas primeiras posições dos mais influentes charts japoneses. 

Perfume 

Originalmente um quarteto, o grupo Pefume teve sua estreia no ano de 2000 e já passou por várias gravadoras, mas continua em atividade até os dias de hoje como um trio. 

Seu trabalho é tão influente e mundialmente reconhecido que a revista Rolling Stone listou o álbum Cosmic Explorer como um dos melhores lançamentos pop de 2016.

Official HIGE DANdism

No atual cenário do j-pop, um dos nomes mais populares é o quarteto Official HIGE DANdism, banda de pop/pop-rock que está em atividade desde 2012 e tem crescido mundialmente.

O clipe para sua música Pretender já soma mais de 300 milhões de visualizações no YouTube. 

E de k-pop, você gosta?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é j-pop, que tal aproveitar para ouvir também os nomes que estão se destacando na música coreana? Você precisa conhecer esses grupos de k-pop!

Grupos de k-pop