Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O que é Eurovision: o maior festival de música do mundo

Festivais e shows · Por Rafaela Damasceno

6 de Janeiro de 2022, às 12:00

Mesmo que você não saiba o que é o Festival Eurovision, com certeza já ficou sabendo de alguma performance bafônica que aconteceu por lá. Estamos falando do evento musical do mundo que está há mais tempo no ar.

Eurovision Song Contest 2021
Eurovision Song Contest 2021 / Créditos: Divulgação

Desde a sua estreia, em 1956, o programa tem atraído entre 160 e 204 milhões de espectadores de vários países. Deve ser por isso que o filme Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars, da Netflix, teve sua música original indicada ao Oscar de 2021.

Se você não faz ideia do que é o Eurovision, mas ficou curioso para descobrir todos os detalhes sobre esse festival mega famoso, não perca tempo. Continue lendo a seguir!

O que é o Eurovision?

O Eurovision Song Contest (Festival da Canção Eurovisão), ou simplesmente Eurovision, é a maior competição de músicas do mundo.

Ela também pode ser considerada a mais diversa, porque reúne cerca de 40 países entre os competidores. Saiba agora todos os detalhes dessa premiação.

Como surgiu o Eurovison

O Eurovision foi criado na década de 1950, inspirado no Festival de Sanremo, que acontecia na Itália. O objetivo, na época, era testar os limites tecnológicos da televisão na Europa.

Há uma teoria também de que o evento musical surgiu para incentivar a cooperação entre os países europeus. Afinal, com o fim da Segunda Guerra Mundial, a paz não era uma máxima no continente e os organizadores apostaram na música para unir as nações. 

Eurovision
Créditos: Divulgação

Um comitê criado pela EBU (European Broadcasting Company – em português, União de Radiodifusão Europeia) foi o responsável por colocar a ideia em prática. Essa foi a instituição que organizou a primeira edição, ocorrida em 1956.

A primeira edição do Eurovision

O primeiro Festival Eurovision, que levava o nome de European Grand Prix, tinha um formato bem diferente do atual. Ele contava apenas com 7 países europeus: Alemanha Ocidental, Suíça, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. 

Os competidores eram obrigados a cantar na língua de seu local de origem. Além disso, cada um deles tinha direito a duas músicas com no máximo três minutos e meio cada. Ambas as regras já não valem mais no festival atualmente. 

Foi nessa edição que a cantora Lys Assia, da Suíça, ficou consagrada com a canção Refrain. Naquela época, tudo era ao vivo, inclusive a orquestra que acompanhava os cantores

Quem pode participar do Eurovision

Ao ler o prefixo “euro”, você deve imaginar que apenas países da Europa podem participar do Eurovision, certo? Mas não é bem assim. Essa regra só existiu nos primeiros anos da competição.

Hoje, estão autorizados a concorrer todos os países que tenham alguma rede de televisão filiada à EBU. Assim, outras nações podem fazer parte do evento, além de alguns convidados especiais. Desde 2015, por exemplo, a Austrália concorre ao prêmio.

Como funciona o Eurovision hoje

As regras atuais do Festival Eurovision são muito simples: qualquer país membro da EBU e alguns convidados podem se candidatar com um artista e uma música inédita. Ela pode durar mais de 3 minutos e ter a melodia pré-gravada, mas os vocais necessariamente devem ser apresentados ao vivo. 

Depois das seletivas, um campeão é definido. Em todas as edições, independentemente de quem venceu as semifinais, o grupo chamado de Big Five (Cinco Grandes) está sempre na final.

Ele é composto por Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e Itália. Essa vantagem se justifica porque são eles que contribuem economicamente com a EBU.

Essa regra foi criada em 2000 e, desde então, apenas a Alemanha venceu o concurso, em 2010, com a música Satellite, da cantora Lena. Deu para perceber que os ganhadores do Eurovision são escolhidos pelo talento e não pela influência, não é mesmo? 

A sede é escolhida de acordo com o vencedor do ano anterior. Assim, a cada edição, o Eurovision é sediado em um local diferente. E ganha quem receber mais pontos dos 5 jurados, que são especialistas da música, escolhidos entre os países inscritos.

Edições mais marcantes do Eurovision

Você já sabe que o principal objetivo do Eurovision é unir as nações europeias. Além de ter sido uma importante estratégia unificadora nos seus primeiros anos, ele também foi essencial para integrar os países depois da queda do Comunismo, nos anos 1990.

Nesse sentido, o primeiro país ex-comunista a ganhar a competição foi a Estônia, em 2001. Foi uma alegria tão grande para o país que os vencedores foram recebidos pessoalmente pelo Presidente na volta para casa. 

Mas algumas polêmicas também rondam o festival. Em 2013, o ministro de relações exteriores da Rússia protestou por não acreditar que o Azerbaijão não tinha votado no representante russo. A discussão virou até motivo de reunião diplomática entre os dois países. 😱

No mesmo ano, a apresentação de Krista Siegfried causou muito alvoroço pelo beijo lésbico no palco. E, em 2014, a drag queen de barba Conchita Wurst venceu o festival e foi notícia em todo o mundo, inclusive no Brasil. 

Muito além de uma simples competição musical 

Depois de ler essas informações sobre o Eurovision, você deve estar se perguntando: mas é apenas uma competição, o que ele tem de tão especial? 🤔

Na realidade, esse festival vai muito além disso. Ele é um verdadeiro espetáculo, com apresentações de todos os artistas finalistas. Cada uma delas é um show à parte, com cenários, figurinos, coreografias, iluminação e estruturas dignas de um mega evento.

O clima é super animado, e os apresentadores são extrovertidos e irreverentes. Uma verdadeira festa de união de várias nações ao redor do globo

É também uma forma de reunir pessoas. Afinal, milhares de telespectadores se juntam para acompanhar a exibição, o que acabou se tornando um evento anual para encontrar amigos, parentes e conhecidos em bares, casas noturnas, praças e até mesmo em casa.

Artistas que já se apresentaram no Eurovision

Ao longo dos anos, o Eurovision foi se estabelecendo como o evento não-esportivo de maior audiência do mundo, e alguns artistas que se apresentaram no evento marcaram época. Confira, a seguir, os mais importantes.

Celine Dión

Em 1988, a cantora canadense Celine Dión era famosa apenas entre os países que falavam francês. 

Mas, depois de vencer o Eurovision daquele ano, com Ne Partez Pas Sans Moi, ela se lançou para o mundo inteiro e se tornou a grande estrela que conhecemos hoje! 🤩

ABBA

O ABBA representou o seu país de origem, a Suécia, em 1974. Foi a primeira vez que um grupo venceu a competição com uma música em idioma diferente do original. A canção vencedora foi Waterloo:

Måneskin

A grande vitoriosa de 2021, a edição mais recente do Eurovision, foi a banda italiana Måneskin

O grupo competiu com a música ZITTI E BUONI e, desde então, faz o maior sucesso no mundo todo, principalmente nas trends do TikTok e do Instagram.

Julio Iglesias

Na Eurovision de 1970, Julio Iglesias representou o seu país, a Espanha, com a canção Gwendolyne.

Apesar de não ter vencido o grande prêmio (ele ficou em quarto lugar), ainda assim foi um acontecimento marcante em sua carreira e na história do festival. 

Olivia Newton-John

Olivia Newton-John concorreu, em nome da Inglaterra, com a música Long live love em 1974. Ela também ficou em quarto lugar, mas se firmou como uma das cantoras mais influentes do país.

Domenico Modugno

Na terceira edição do Eurovision, que aconteceu em 1958, o artista italiano Domenico Modugno venceu a competição com Nel Blu Dipinto Di Blu (Volare).

Até hoje, é uma das canções mais famosas nessa língua:

Como ver o Eurovision no Brasil?

Embora seja pouco conhecido em nosso país, o Eurovision se tornou um dos tópicos mais mencionados no Twitter, desde 2018. Sem falar no sucesso da banda Måneskin no TikTok, aumentado por sua vitória em 2021.

Mesmo que o Brasil não esteja entre os competidores, por aqui também é possível ver a premiação e torcer para os seus artistas e países preferidos. Pelo canal oficial do Eurovision no YouTube, você pode ficar ligado nas músicas que estão concorrendo, além de acompanhar o evento ao vivo. 

Agora que você sabe onde assistir ao Eurovision, entre ainda mais no clima com o clipe da edição de 2021:

Quando o Eurovision acontece?

Tradicionalmente, o Eurovision acontece no mês de maio, todos os anos. Em 2021, ele foi ao ar nos dias 18, 20 e 22, em Rotterdam, nos Países Baixos.

Em toda a história do festival, apenas uma vez ele deixou de ocorrer anualmente. Foi em 2020, devido à pandemia pela covid-19.

Ainda bem que, naquele ano, a Netflix lançou o filme sobre a competição, então os fãs puderam matar as saudades e sentir um gostinho desse grande evento. 

Eurovision
Créditos: Divulgação

Em 2022, o Eurovision vai ser nos dias 10, 12 e 14 de maio. Ainda dá tempo de fazer as suas apostas para a próxima edição! 😉

Saiba o que está fazendo sucesso no TikTok!

Você acaba de descobrir o que é o Eurovision e a sua importância para a música mundial.

Assim como o festival, outros recursos também são essenciais para que artistas de outros países sejam reconhecidos internacionalmente, como as redes sociais. Por isso, não deixe de conferir as músicas que estão hitando no TikTok!

Músicas do TikTok