Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história de November Rain, do Guns N’ Roses

Analisando letras · Por Érika Freire

16 de Julho de 2020, às 12:00

Escrita por Axl Rose, November Rain é uma das canções de maior sucesso do Guns N’ Roses e também uma das mais longas da banda, com mais de 8 minutos de duração. 

Guns N Roses
Créditos: Divulgação

A música faz parte do álbum Use Your Illusion I, lançado em 1991, e foi inspirada na relação conturbada de Axl Rose com a modelo Erin Everly

O vídeoclipe de November Rain se tornou um dos mais caros da história da música, com um orçamento de aproximadamente 1,5 milhões de dólares. Além disso, foi um dos primeiros a superar, no YouTube, a incrível marca de um bilhão de visualizações

Quer conhecer melhor a história da música November Rain? Vem com a gente! 

November Rain: a história do clássico do Guns N’ Roses

A vida amorosa de Axl Rose nunca foi um modelo positivo pra ninguém. Também por causa da infância difícil que o vocalista teve, ele se tornou aquele tipo de cara que toda mulher deveria ficar longe. 

Axl Rose e Erin Everly
Axl Rose e Erin Everly / Créditos: Divulgação

Inspirado em sua relação complicada e abusiva com a modelo Erin Everly e no conto de Del James, Without You, ele transformou suas dores em arte e compôs um trilogia de músicas que contempla November Rain, Don’t Cry e Estranged

Ao assistir os videoclipes dessa trilogia, é possível costurar os pedaços de uma história de amor um pouco trágica. Apesar do clipe começar com um casamento, no meio da festa nos deparamos com a noiva no caixão e tudo termina sem que a gente entenda como ela morreu.

A possível explicação estaria no conto que inspirou a música. Without You fala sobre a vida de Mayne, um rockstar que está em turnê com a sua banda e é apaixonado pela jovem Elizabeth.

Ele tenta marcar um encontro com a namorada próximo a um lugar em que iria tocar. A jovem inventa uma desculpa dizendo que não poderia ir, mas, na verdade, ela estava preparando uma surpresa

Mayne, chateado, resolve aproveitar a noite com outras mulheres no hotel onde a banda estava hospedado e Elizabeth chega bem na hora. 

Arrasada, a jovem sai correndo, fica uns dias desaparecida, até que o roqueiro decide ir pessoalmente em sua casa; mas ela estava morta, havia se suicidado

A partir disso, conseguimos entender melhor a história por trás da música November Rain e consequentemente da relação amorosa entre Axl e Erin Everly, já que tanto o conto quanto a música foram inspirados na história dos dois. 

Análise da letra de November Rain

Na letra de November Rain é possível identificar um personagem que relata o amor difícil e reprimido que parece sentir por alguém. Na primeira estrofe, ele diz que enxerga essa limitação nos olhos dela e sente o mesmo quando a abraça

Ao mesmo tempo que lamenta essa falta de sintonia entre os dois, ele reconhece que nada pode durar para sempre, pois os corações mudam e se torna ainda mais difícil manter a chama acesa durante uma noite fria e chuvosa. Daí vem a ideia do nome da música, November Rain.

O personagem diz que eles já passaram por isso e tentaram acabar com essa dor. É possível notar as referências do conto que inspirou Axl a escrever, pois há, na letra, os problemas de relacionamento, a dificuldade de compreensão um pelo outro, as dores…

Observamos que é uma relação que vai e volta, com alguém sempre tomando a iniciativa de ir embora. Ciente dessa situação, o personagem pede um tempo para esfriar a cabeça e quem sabe acertar as coisas depois

E ele sugere o mesmo para ela, sugerindo que todos precisam ficar sozinhos de vez em quando. Além da mágoa pela parceira, ele comenta do abandono dos próprios amigos. 

Ele acredita que, após ficar um período sozinho, talvez as sombras passem e quem sabe ela poderá amá-lo novamente. Existe uma fé, uma esperança de que depois que a escuridão se for, eles encontrarão um jeito de continuar juntos e felizes.

Apesar da música ter sido composta inspirada na relação de Axl com Erin Everly, no clipe, quem faz o papel da noiva é Stephanie Seymour, modelo que Axl começou a namorar depois que terminou com Erin, o que apenas confirma o comportamento abusivo e manipulador do vocalista ao usar a atual namorada para fazer o papel da anterior.     

Stephanie Seymour
Stephanie Seymour / Créditos: Divulgação

Ele teve problemas de relacionamento com todas as suas namoradas, inclusive em situações de agressões físicas. O vocalista foi diagnosticado com transtorno bipolar, o que explica, em partes, o seu temperamento difícil, com altas oscilações de humor, impulsividade e agressividade. 

A trilogia de November Rain  

November Rain faz parte de uma trilogia que envolve outras duas canções, Estranged e Don’t Cry, todas criadas a partir do conto Without You.     

O próprio Axl confirmou essa intenção, mesmo que a banda nunca tenha oficializado a ideia por trás das canções. Em November Rain há o casamento com o suicídio da noiva, o que deixa o personagem, Axl, deprimido e viciado em remédios para dormir. 

A história segue para Estranged, na qual Axl aparece deprimido e decide se matar, pulando de um transatlântico, mas é salvo por golfinhos que no clipe são como protetores espirituais do personagem.

E em Don’t Cry, Axl, já melhor da dependência dos remédios e da dificuldade em dormir, tenta levar uma vida nova. 

Conta pra gente qual é a sua visão sobre essa trilogia?

Conheça músicas que foram inspiradas em livros 

Que tal conhecer os clássicos da literatura que inspiraram alguns dos maiores sucessos da música? Confira neste post 9 músicas que são inspiradas em livros

Músicas inspiradas em livros

Eu quero é rock!