Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas para yoga: 10 canções para praticar e relaxar

Listas musicais · Por Renata Arruda

14 de Setembro de 2020, às 19:00

Em momentos conturbados como os que estamos vivemos, muita gente tem procurado incluir a prática da yoga em sua rotina.

Faz sentido: além de um ótimo exercício físico, a yoga também ajuda a relaxar e melhorar a concentração. Aliados ao poder da música, os benefícios da yoga ficam ainda mais potentes!

Para isso, a dica é escolher uma playlist com músicas que sejam inspiradoras, capazes de criar uma atmosfera de abstração durante a prática.

Músicas lentas, instrumentais, com sons da natureza e instrumentos de sopro são ideais para entrar no clima e não perder o foco.

Depois da prática, vale ainda apostar em um momento para meditação: e o melhor de tudo é que temos uma excelente seleção de músicas para meditar

Agora vem com a gente conhecer nossas dicas de música para yoga!

Músicas para ouvir durante a yoga

Quando se fala em música para yoga, o mais indicado é investir em canções de música ambiente ou mantras espirituais: isso porque a boa prática exige foco e concentração nos movimentos e pode ser prejudicada pela distração de uma música mais agitada.

Além disso, para que a prática tenha o efeito relaxante e terapêutico, também é recomendado que ela seja feita com músicas mais calmas, que transmitam a sensação de paz e tranquilidade.

Contudo, há quem consiga se concentrar melhor com ritmos animados e tudo bem: desde que você se sinta inspirado pela prática, não há escolha errada! Abaixo, selecionamos algumas das canções mais utilizadas por praticantes de yoga. Confira!

Gayatri Mantra — Deva Premal

O Gayatri Mantra é uma oração universal em sânscrito, considerada sem casta, credo ou sexo, que tem a finalidade de pedir por proteção. É ideal para quem busca aliar a prática a um sentido mais espiritualizado.

Além disso, por ser um mantra repetido inúmeras vezes, a canção é uma poderosa aliada para manter a vibração superior enquanto se concentra nos movimentos.

Mul Mantra — Snatam Kaur

Considerada como a composição mais importante do siquismo, religião indiana, o Mul Mantra também é uma oração universal.

A versão da cantora new age Snatam Kaur tem um arranjo moderno e um balanço cativante, que vai te fazer entrar no ritmo da prática.

Mere Gurudev — Krishna Das

O louvor Mere Gurudev vai colocar você em um estado profundo de mente plena, ideal para limpar a mente e abstrair das interferências externas.

A canção faz parte do filme Awake — A Vida de Yogananda, que conta a história do líder espiritual Paramahansa Yogananda e traz inúmeros ensinamentos para os praticantes de yoga.

Baba Hanuman — Krishna Das

Mais uma canção do músico Krishna Das, considerado como o rockstar da yoga, Baba Hanuman é um belo mantra devocional capaz de colocar qualquer pessoa em estado de graça e equilíbrio.

Om Namo Bhagavate — Deva Premal

Deva Premal é uma cantora alemã que ficou famosa por apresentar ao mainstream ocidental mantras sânscritos e tibetanos tradicionais em roupagem moderna e contemporânea.

Já mostramos aqui a sua versão do Gayatri Mantra, mas vale também incluir na sua prática o Om Namo Bhagavate, louvor de evocação a Krishna para limpeza espiritual.

https://youtu.be/aifSjuyeE5M

Heartsong Celebration — Stevin McNamara

Stevin McNamara é um violonista sul-africano, especialista em músicas instrumentais para yoga, meditação e contemplação.

Heartsong Celebration é uma longa canção acústica, presente em seu álbum OM Guitar, muito utilizado por instrutores de yoga em suas aulas.

For You — Angus and Julia Stone

For You, da dupla australiana Angus and Julia Stone é uma balada suave, que aquece o coração e ajuda a gente a relaxar durante a prática de yoga. O ritmo da música também estimula o movimento do corpo.

Tanz Der Moleküle — MIA.

Para quem curte um ritmo mais animado, pode apostar em Tanz Der Moleküle, da banda de rock/new wave alemã MIA..

A canção é tão animada que dá vontade de dançar e é uma boa pedida pra quem precisa de um incentivo extra durante uma sessão mais intensa.

What Do You Mean? — Justin Bieber

Você sabia que existem versões de músicas pop famosas feitas especialmente para a prática de yoga?

O canal Yoga Pop está repleto dessas releituras, que tornam as sessões muito mais divertidas, além de relaxantes.

Uma delas é a Yoga Version de What Do You Mean?, sucesso de Justin Bieber em versão instrumental.

Hello — Adele

Outra versão interessante no Yoga Pop é a de Hello, super hit da Adele. Em sua versão instrumental para a yoga, a canção ganhou um ritmo relaxante e uma atmosfera imersiva, ótimas para quem curte praticar durante a manhã para começar o dia com muita energia!

Os benefícios da música na prática de Yoga

Incluir a música durante a prática de yoga pode trazer diversos benefícios para o seu corpo e sua mente. Isso porque ela ajuda a ampliar a sensação de relaxamento e contribui para despertar e estimular os movimentos corporais.

Além disso, a música ainda tem o poder de nos colocar em um estado meditativo que acalma a ansiedade e o fluxo de pensamentos, ancorando nossa mente no momento presente. É uma excelente ferramenta para treinar a habilidade de esvaziar a mente e olhar para dentro.

Esse relaxamento é um grande aliado de pessoas que sofrem de insônia, uma vez que a música para yoga acalma o nosso sistema nervoso, melhorando a qualidade do sono

Assim, além de ajudar a eliminar sentimentos e pensamentos incômodos, ouvir música durante a prática ainda auxilia no desenvolvimento do foco e melhora a capacidade de concentração.

Com o tempo, você começa a notar maior equilíbrio no seu humor e um aumento da qualidade de vida em geral.

Músicas para relaxar

Curtiu nossa lista de música para yoga? Então aproveita e vem conferir também as 12 melhores músicas para relaxar e para acalmar a mente!

Músicas para relaxar

Não deixe de conferir: