Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas sobre saúde mental: conheça sucessos sobre o tema

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

18 de Agosto de 2022, às 12:00

Você sabia que músicas sobre saúde mental são utilizadas até mesmo em sessões de musicoterapia por seu poder de ajudar pessoas em situação de dificuldade?A saúde mental ainda é um assunto polêmico em muitos meios, o que é prejudicial para a prevenção e o combate a essas mazelas. 

“Saúde mental é saúde”

É importante discutir o assunto para mostrar que todo mundo está sujeito a esses problemas e, com o tratamento certo, é possível superar as adversidades. Nesse sentido, o poder da música de transmitir mensagens pode ser um caminho para superar um momento de fragilidade emocional.

Não é coincidência que grandes nomes da música, como Emicida, Renato Russo, Linkin Park e muitos outros assinaram composições que abordam temas como depressão, ansiedade e outros transtornos mentais. Veja só!

13 músicas sobre saúde mental

Se você é do tipo de pessoa que não presta muita atenção nas letras das canções que escuta, é provável que você já tenha escutado uma das músicas sobre saúde mental e nem tenha percebido.

Grandes artistas de renome nacional e internacional já utilizaram seus talentos para cantar sobre o tema em uma perspectiva pessoal e intimista, ajudando a ampliar a consciência social em torno do tema com sua arte.

Confira alguns exemplos!

AmarElo — Emicida feat. Majur e Pabllo Vittar

Com sample de Belchior e colaboração de Majur e Pabloo Vittar, Emicida assina AmarElo, uma música simultaneamente delicada e forte, que aborda temas como suicídio, depressão e superação.

O nome da faixa foi meticulosamente escolhido: o mês da campanha nacional de prevenção ao suicídio é o Setembro Amarelo.

One More Light — Linkin Park

A melancólica One More Light ganhou tons ainda mais trágicos após a morte do vocalista do Linkin Park, Chester Bennington, que tirou a própria vida. 

A música fala sobre a importância de deixar as pessoas ao seu redor saberem que você se importa com elas.

Indestrutível — Pabllo Vittar

Pabllo Vittar assina uma das músicas sobre saúde mental mais comentadas dos últimos anos: Indestrutível, considerada um hino contra o bullying e a homofobia.

Na faixa, Vittar aparece em uma versão bem diferente daquela que os fãs estão acostumados, trocando a irreverência pela reflexão em uma música lenta e emocionante.

In My Blood — Shawn Mendes

Shawn Mendes, que interrompeu sua última turnê para cuidar da saúde mental após o término com Camila Cabello, não foge da raia na hora de falar sobre o tema.

Em In My Blood, o cantor canadense comenta sobre suas recorrentes crises de ansiedade e a vontade de desistir, até lembrar que a derrota não está no seu sangue.

Mais Uma Vez — Renato Russo

Composta em parceria com a banda mineira 14 Bis, Mais Uma Vez é uma das composições lançadas após a morte de Renato Russo e deixa uma mensagem de inspiração para os ouvintes.

Quem acredita sempre alcança, canta a voz grave do músico, em uma letra carregada de otimismo e da certeza de que dias melhores estão por vir.

Skyscraper — Demi Lovato

Talvez uma das mais famosas músicas sobre saúde mental da indústria pop nas últimas décadas, Skyscraper foi lançada por Demi Lovato logo depois de voltar de sua primeira internação por distúrbios alimentares, em 2011.

A canção fala sobre os sentimentos, problemas e dificuldades que a cantora enfrentou em decorrência de seus transtornos mentais, enquanto garante que ela vai voltar a se erguer, “como um arranha-céu”.

Me Espera — Sandy feat. Tiago Iorc

Escrita por Sandy em parceria com Tiago Iorc e o marido, Lucas Lima, Me Espera fala sobre a sensação de paralisia que sucede uma crise de ansiedade e a depressão.

A letra convida o ouvinte a praticar a empatia com as pessoas que enfrentam transtornos mentais, mesmo “por trás de todo o caos”.

I’m Fine — BTS

O BTS é um grupo desde sempre preocupado e investido na promoção da saúde mental. Os ídolos sul-coreanos até lançaram uma trilogia de álbuns sobre amor próprio e empatia, chamada Love Yourself.

A faixa I’m Fine faz parte desse projeto e fala sobre a paz de encontrar a serenidade depois de uma fase difícil, mostrando que até as batalhas mais ferrenhas uma hora chegam ao fim.

Bédi Beat — Duda Beat

Você sabia que a animada Bédi Beat, um dos primeiros sucessos de Duda Beat, também é uma das músicas sobre saúde mental?

Cantando da perspectiva de quem já se libertou da dor, a cantora lembra que a tristeza pode tirar alguém do rumo e causar sofrimento mental sem que a pessoa sequer perceba.

Boulevard of Broken Dreams — Green Day

Considerada um dos maiores sucessos do Green Day, a balada Boulevard of Broken Dreams fala sobre a solidão, a depressão e os impulsos suicidas gerados por transtornos mentais.

Meu coração superficial é a única coisa que está batendo, canta o intenso Billie Joe, enquanto reforça sua intenção de seguir em frente, mesmo que sozinho.

You Never Know — Blackpink

Esqueça o batidão animado que consagrou o Blackpink no cenário musical mundial: em You Never Know, as meninas adotam um tom intimista para falar sobre os ataques de ódio que recebem e a perseguição dos haters.

A faixa aborda a insegurança gerada pelos comentários maldosos e convida os ouvintes a ter mais empatia com os outros, incluindo os artistas, pessoas que estão sujeitas a transtornos mentais como todas as outras.

Minha Cabeça — Clarice Falcão

Clarice Falcão comenta, em Minha Cabeça, as bizarras projeções que a mente humana é capaz de produzir durante uma crise de ansiedade, transformando pesadelos em coisas quase palpáveis.

A cantora comenta a importância do apoio emocional e do tratamento correto que mostrem à pessoa que sofre aquilo que é real e o que não é.

Shake It Out — Florence and The Machine

Uma das melhores músicas sobre saúde mental dos últimos tempos, Shake It Out mostra com mudanças de tempo e variações vocais a montanha-russa de emoções que é a vida com ansiedade.

Em um momento, a pessoa se sente forte o suficiente para lutar contra seus próprios demônios, mas no outro se vê em posição de fragilidade. Uma verdadeira obra-prima de Florence Welch.

Músicas sobre saúde mental e esperança para inspirar

As músicas sobre saúde mental cumprem um importante papel social à medida que conscientizam e alertam a respeito dos perigos dos transtornos que assolam boa parte da população.

Para não perder o embalo, confira as melhores músicas sobre esperança para se inspirar e encontrar forças para seguir em frente mesmo nas horas mais difíceis!

Músicas sobre esperança