Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas sobre futebol: a seleção perfeita para o clima de Copa

Música e futebol sempre andam lado a lado: conheça canções sobre a paixão nacional!

Listas musicais · Por Rannyson Mykael

20 de Outubro de 2022, às 12:00

O amor do brasileiro pelos esportes se reflete em várias manifestações artísticas, por isso é bem comum encontrar músicas sobre futebol, por exemplo, que divertem e emocionam.

Assim como as músicas das olimpíadas, que marcam um momento em que todos se reúnem para torcer, as canções conectam a população em torno do esporte que aparece na vida de cada brasileiro desde o nascimento.

Assim como a seleção de futebol brasileira, preparamos uma playlist de músicas que transbordam o talento dos nossos artistas. Mesmo quem não é fã do esporte vai sentir as emoções de cada verso.

Continue lendo e confira!

Músicas sobre futebol: 16 canções com o tema

No cenário internacional, o Brasil é conhecido como o país do futebol e a paixão pelo esporte é incentivada desde cedo. Quando chega a Copa do Mundo, todos se conectam em expectativa.

E é claro que toda essa paixão precisava ser registrada! As músicas sobre o tema são várias e apresentam abordagens interessantes, até mesmo algumas que você nem deve conhecer.

Ponta de Lança Africano (Umbabarauma) — Jorge Ben Jor (Part. Mano Brown)

Com uma letra simples, Ponta de Lança Africano (Umbabarauma) conquista pelos vocais incríveis e o refrão cativante. Vale destacar os backing vocals que dão um sentido ainda mais contagiante à música.

País do Futebol — MC Guimê (part. Emicida)

Reunindo a energia do Brasil em uma música, País do Futebol mostra a diversidade do país até mesmo em relação aos cantores, um funkeiro e um rapper. A letra também reflete isso, como por exemplo:

Na chuva, no frio, no calor; no samba, no rap e tambor

Ergo as mãos pro céu igual ao meu redentor, agradeço ao nosso Senhor

Camisa Dez — Luiz Américo

Camisa Dez reúne dois traços que costumam resumir o Brasil para quem é estrangeiro: samba e futebol. Para além dos estereótipos, a música é ótima e traz referências direto ao esporte, especialmente ao ex-jogador Zagallo.

É Uma Partida De Futebol — Skank

É Uma Partida De Futebol se tornou um dos maiores clássicos da música brasileira. A canção é agitada e frenética, assim como uma partida de futebol. Muita gente não sabe cantar os versos rápidos, mas é um hit.

Conheça a história da música É Uma Partida de Futebol, do Skank

Aqui É O País do Futebol — Milton Nascimento

Aqui É O País do Futebol mostra que o esporte, para os brasileiros, é uma forma de lazer. Ao longo de 90 minutos, as preocupações amenizam e só o que importa é a bola rolando.

Nesses noventa minutos de emoção e alegria esqueço a casa e o trabalho

Replay — Trio Esperança

Replay, do Trio Esperança, narra o gol histórico de Paulo César Caju durante a final da Taça Guanabara de 1972 contra o Vasco. A letra mostra a tensão que existiu durante o jogo e vai ficar para sempre na história.

Sou Ronaldo — Marcelo D2

Sou Ronaldo é praticamente uma biografia cantada de Ronaldo Fenômeno, um dos maiores nomes do futebol brasileiro. Através da música de Marcelo D2 entendemos o motivo de ele ser chamado de Fenômeno.

Um a Um — Jackson do Pandeiro

Com uma energia bem nordestina, Um a Um é uma música divertida e parece estabelecer o diálogo direto com os torcedores de um time rival. É o sentimento de uma competição saudável que torna tudo mais divertido.

Camisa Molhada — Carlinhos Vergueiro

Camisa Molhada resume o sentimento de quem é fã de futebol: a paixão em observar cada passe, a euforia do gol e a raiva ao perceber comportamentos desonestos. A música traduz o amor pelo esporte que explode em cada um.

Na Cadência Do Samba — Luis Bandeira

Assim como Camisa Dez, Na Cadência do Samba também reúne dois grandes amores brasileiros: o futebol e o samba. A música traz lembranças do carnaval e mostra que a festividade anda próxima à copa do mundo.

Fio Maravilha — Jorge Ben Jor

Em Fio Maravilha, Jorge Ben Jor associa uma partida de futebol a uma experiência quase divina e representa muito bem a emoção de quem presencia o momento:

E novamente ele chegou com inspiração com muito amor, com emoção, com explosão e gol

Sacudindo a torcida aos 33 minutos do segundo tempo depois de fazer uma jogada celestial em gol

Futebol, Mulher E Rock’n’roll — Dr. Sin

Futebol, Mulher E Rock’n’roll foi lançada para representar um brasileiro que também existe. Mesmo que seja associado ao samba com frequência, quem disse que futebol e rock não caminham lado a lado?

Brasil é diversidade!

A Taça do Mundo É Nossa — Funk’n Lata

Em algum momento você deve ter ouvido A Taça do Mundo É Nossa, música que ganha vida a cada quatro anos quando a Copa chega e todos os nossos pensamentos se alinham em um só desejo: a vitória! Será que o Hexa vem?

Um a Zero — Pixinguinha

Um a Zero foi feita em homenagem à primeira grande vitória do Brasil em um campeonato: o Sul-Americano em 1919. O título se refere ao placar final do jogo, um a zero para a seleção brasileira que derrotou o time uruguaio.

Beto Bom de Bola — Sérgio Ricardo

Para quem também admira a trajetória de Garrincha, Beto Bom de Bola é uma ótima música para homenagear o jogador. Sérgio Ricardo tem uma voz marcante e compôs uma das músicas de futebol mais contagiantes do Brasil.

Meio de Campo — Elis Regina

Meio de Campo também é uma homenagem linda a um grande jogador de futebol, Afonsinho. A música tem um tom revolucionário por ser cantada por uma mulher, mesmo sendo um tema tomado por homens, geralmente.

Jogadores cantores: craques do futebol que soltam o gogó

Imagine ser talentoso no campo e se consagrar no futebol e além disso ainda ser um cantor excelente? O Brasil conta com excelentes jogadores cantores e eles são a prova de que música e futebol andam lado a lado.

Confira a nossa seleção que resgata momentos incríveis com a participação de Ronaldinho Gaúcho, Gabigol e até mesmo o rei Pelé no mundinho da música. Garantimos que você vai se surpreender!

Jogadores de futebol cantores

 Você também pode gostar