LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Pop

Shawn Mendes: as 5 músicas imperdíveis do cantor

Por Dora Guerra

10 de Maio de 2019, às 07:00


Se você acompanhou a carreira de Shawn Mendes desde que ele era um adolescente em vídeos virais ou lembra dele só pelo vídeo em que parece brigar consigo mesmo, não importa. O que não dá pra negar é que, em 2019, Shawn é um artista pop de sucesso inquestionável.

Cantor Shawn Mendes no palco
Créditos: Divulgação

Com uma legião de fãs apaixonados e a carinha de “bom menino”, o cantor é cheio de hits que a gente adora, do tipo pop calminho. Por isso, ele é o destaque do texto de hoje: vamos te contar um pouco sobre sua trajetória e a história por trás de 5 das melhores músicas do Shawn Mendes. Vem com o Letras, bb:

Como ele chegou no topo

Nascido em 8 de agosto de 1998, Shawn Peter Raul Mendes é um cantor canadense, de origem portuguesa e britânica. Aprendeu a tocar guitarra aos 13 anos e viralizou fazendo vídeos tocando e cantando no Vine (lembra do Vine?), lá em 2013. No ano seguinte, ele já era o terceiro músico mais seguido da rede social!

Já em 2015, aos 17 anos, Mendes lançou seu álbum de estreia, Handwritten. A partir daí, abriu turnês para a Taylor Swift, foi listado pela Time como um dos jovens mais influentes atualmente e continuou seu sucesso com os álbuns Illuminate (2016) e Shawn Mendes (2018). Hoje, é difícil nunca ter ouvido falar do cantor (ou nunca ter cantado Treat You Better pensando no crush… 😍).

Nosso top 5 músicas do Shawn Mendes

Quais são os hits imperdíveis do Shawn, hein? Aqui estão os 5 sucessos que a gente considera essenciais para conhecer o artista:

5. Stitches

Lançada em seu primeiro álbum, Handwritten, a música Stitches foi um dos primeiros grandes sucessos de Shawn. Apesar de aparentemente ser alegre e dançante, a canção compara as dores amorosas com dores físicas:

You watch me bleed until I can’t breathe (Você me vê sangrar até que não possa mais respirar)
Shaking, falling onto my knees (Eu estou tremendo, caindo de joelhos)
And now that I’m without your kisses (E agora que estou sem seus beijos)
I’ll be needing stitches (Vou precisar de pontos)

Não é à toa que a música deu origem a um vídeo super interessante, em que Mendes parece ser agredido por si mesmo ou por alguém invisível. Assim, o clipe procura representar essa sensação de ser machucado pelo outro, ainda que apenas emocionalmente. É fácil de se identificar, né?

4. Treat You Better

Achou que Shawnzinho tinha parado de sofrer por amor? Achou errado… Agora, é com riffs de guitarra que ele observa de longe o mozão, que está com outra pessoa. Essa é a narrativa de Treat You Better, uma música em que ele promete: “eu sei que posso te tratar melhor do que ele pode”. Se ela acreditou e pagou pra ver, a gente não sabe.

Lançada em 2016 para o álbum Illuminate, a música fez muito sucesso: hoje, o videoclipe ultrapassa 1,7 bilhão de visualizações.

3. Mercy

Segundo single lançado para Illuminate, Mercy foi uma música que Shawn gravou com muito carinho. Em um tweet, anunciou: “Acho que nunca estive tão animado para lançar uma música”.

Essa, sim, é uma balada romântica tradicional, triste. Tem todos aqueles elementos que a gente adora em uma boa música tipo balada: piano, letra-sofrência e a voz num misto de raiva e  de sofrimento. O clipe também tem uma curiosidade: nele, Shawn enfrentou seu medo de águas profundas, o que gerou nele certa animação para o lançamento.

Ficou curioso pra ver como ficou o resultado? Dá uma olhada no clipe:

2. Never Be Alone

Imagina a cena: um Shawn Mendes novinho, com apenas 16 anos, ouvindo Hey There Delilah, do Plain White T’s. O então adolescente adorou tanto a música que teve vontade de compor algo nessa linha: uma declaração de amor doce e bonita.

É assim que surge Never Be Alone, música lançada em seu primeiro álbum e que o cantor ainda toca com muitos sorrisos. Apesar de ser tocada em guitarra, a canção tem um som mais intimista e romântico — aliás, amor é um tema que o Shawn curte, hein?

1. In My Blood

O número 1 da nossa lista ficou com a sensacional In My Blood! Foi o primeiro single lançado para o álbum mais recente do artista, intitulado Shawn Mendes.

É interessante notar que Shawn sempre foi bastante consciente da sua influência enquanto celebridade: só depois de completar 18, por exemplo, que passou a tratar de temas como sexo em suas músicas. Portanto, o álbum lançado no ano passado, em que o artista tinha 20 anos, já mostra essa perspectiva mais madura.

Sobre In My Blood, especificamente, Mendes conta que se trata de um desabafo sobre como você se sente quando está prestes a desistir, mas acaba lutando. O artista já se abriu outras vezes sobre sua batalha com a ansiedade e é nessa música que o assunto prevalece:

Looking through my phone again, feeling anxious (Mexendo no meu celular de novo, me sentindo ansioso)
Afraid to be alone again, I hate this (Com medo de ficar sozinho de novo, eu odeio isso)
I’m trying to find a way to chill, can’t breathe, oh (Estou tentando encontrar um jeito de relaxar, não consigo respirar, oh)
Is there somebody who could (Será que tem alguém que poderia)
Help me? (Me ajudar?)

Com essa letra tão forte, era de se esperar que In My Blood ocupasse o primeiro lugar na nossa lista. Nada mais legal para um fã do que uma letra sincera de um artista, não é?

Você quer show do Shawn Mendes, @?

Se você não conseguiu ver ainda, listamos os shows internacionais que vão rolar no Brasil ainda esse ano: e tem Shawn Mendes no meio! O cantor vai passar pela nossa terrinha nos dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo, e no dia 3 de dezembro, no Rio de Janeiro.


Os ingressos já estão esgotados (claro, com um fandom desses, bixo!), mas se ler sobre o Shawn te deu vontade de ouvi-lo de novo, vem conferir as músicas mais acessadas do Shawn Mendes no nosso site 😊

Cantor Shawn Mendes tocando guitarra
Créditos: Divulgação