Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

17 músicas que parecem românticas mas não são

Listas musicais · Por Renata Arruda

10 de Agosto de 2020, às 19:00

Quem nunca ouviu uma boa baladinha e ficou pela casa suspirando, pensando que se tratava de uma canção romântica?

Muita gente se apaixona pela melodia de uma música e a adota como trilha sonora do relacionamento, mas esquece de conferir sobre o que a letra realmente fala.

E aí podem acontecer situações bem constrangedoras, como pedir alguém em casamento ao som de uma canção sobre um ex, ou mesmo colocar pra tocar no grande dia uma música que fala sobre o fim conturbado de um relacionamento. 😅

Por isso, resolvemos dar uma força para os casais apaixonados: diferente daquelas músicas que (realmente) falam de amor, listamos aqui 17 músicas que parecem românticas mas não são. Vem ver!

Músicas que parecem românticas mas não são

Conheça algumas canções que podem enganar o ouvinte desatento!

Como Eu Quero — Kid Abelha

A gente já começa desfazendo as suas ilusões: é isso mesmo, Como Eu Quero, do Kid Abelha, não é uma canção de amor! 

Na verdade, a letra foi inspirada em um relacionamento abusivo entre o ex-baterista da banda e sua namorada manipuladora.

Análise: Como Eu Quero, do Kid Abelha, uma falsa canção de amor

All I Need — Radiohead

Embora muita gente pense que a balada All I Need seja uma música romântica, seu sentido é muito mais sombrio: na verdade, a letra fala sobre alguém obcecado por um amor não correspondido e incapaz de seguir em frente.

She Will Be Loved — Maroon 5

À primeira vista, pode parecer que She Will Be Loved é uma música de amor e devoção. Mas olhando a letra mais de perto, ela fala sobre o relacionamento entre uma moça de apenas 18 anos com um cara que parece ser mais velho e um verdadeiro stalker.

Every Breath You Take — The Police

E por falar em stalker, Every Breath You Take é o hino dos perseguidores! Talvez essa seja a canção que as pessoas mais entendem errado: em vez de uma declaração de amor, ela fala sobre possessividade e obsessão.

Every Breath You Take: a história de uma música sobre obsessão

Sexed Up — Robbie Williams

Não se deixe enganar pela melodia doce: Sexed Up, que já embalou muitos relacionamentos por aí, na verdade é uma música sobre término. Inclusive ele chega a dizer Eu espero que você se exploda! no refrão.

More Than Words — Extreme

É verdade que o narrador de More Than Words é um cara apaixonado. Porém, ele está insatisfeito e não se contenta apenas com as palavras da sua amada: ele quer que ela faça mais e demonstre esse amor também fisicamente. Bem exigente.

Eva — Banda Eva

Um clássico do axé, que embalou muitos amores de carnaval, Eva é uma versão da música de mesmo nome do italiano Umberto Tozzi.

Escrita nos anos 80, durante a Guerra Fria, a letra fala sobre um casal que foge pro espaço enquanto a Terra passa pelo Apocalipse.

Conheça a história completa da música Eva.

Because Of You — Kelly Clarkson

Quem ouve Because Of You pode pensar que se trata de uma daquelas canções de amor incondicional, mas a música está longe disso: ela fala sobre o relacionamento abusivo entre os pais de Kelly Clarkson e diz coisas como Por sua causa, eu tenho medo. Sinistro.

Hello — Lionel Richie

Hello talvez seja a que mais se aproxima de uma canção romântica. Mas se você olhar mais de perto, perceberá que se trata de um amor obsessivo, em que o cara se convence de que uma mulher que ele nem conhece muito bem pode amá-lo de volta.

Wake Me Up When September Ends — Green Day

Muita gente acredita que Wake Me Up When September Ends é uma música romântica por causa do videoclipe, que conta a história de amor de um jovem casal.

No entanto, a letra é uma homenagem do vocalista Billie Joe Armstrong ao seu pai, falecido em setembro de 82.

Descubra o significado completo de Wake Me Up When September Ends.

All Of My Love — Led Zeppelin

All Of My Love é um clássico do Led Zeppelin que muitos dedicam à pessoa amada. Porém, a letra tem um sentido bem triste: foi escrita pelo vocalista Robert Plant para seu filho, que morreu de uma infecção aos 5 anos de idade enquanto a banda estava em turnê.

Oitavo Andar (Uma Canção Sobre Amor) — Clarice Falcão

Há controvérsias sobre o romantismo de Oitavo Andar. Sarcástica, a música beira a psicopatia ao narrar os desejos de uma mulher de se suicidar, levando consigo o namorado, para que continuem juntinhos mesmo na morte. 👀

Ana’s Song (Open Fire) — Silverchair

Ana’s Song é mais uma daquelas músicas que parecem românticas, tanto por sua melodia quanto pelo vocabulário usado na letra. Mas, segundo o vocalista Daniel Johns, ela fala sobre a luta dele contra a anorexia. Bem triste.

I’ve Got You Under My Skin — Frank Sinatra

I’ve Got You Under My Skin é uma canção de Cole Porter que ficou famosa na voz de Frank Sinatra.

Embora seja tranquilamente possível utilizá-la em contextos românticos, a música é uma metáfora sobre o vício de Porter em heroína.

The A Team — Ed Sheeran

Se a música parece ser bem fofinha, a letra, na verdade, não é: The A Team fala sobre uma mulher viciada em crack que se prostitui para comprar a droga.

Foi composta por Ed Sheeran após o cantor visitar um abrigo para mulheres em situação de rua.

Last Kiss — Pearl Jam

Muito conhecida na versão do Pearl Jam, Last Kiss é uma música de Wayne Cochran que se refere a um acidente de carro em que morreram alguns jovens. Não se sabe ao certo se a música foi inspirada em uma história real ou não.

Marry You — Bruno Mars

O título Marry You (Casar Com Você) e a alegria da melodia já levaram muita gente a usar a música em pedidos de casamento.

Na verdade, a letra fala sobre um casal que, após uma noite de bebedeira, pensa em se casar só pelo prazer da aventura.

Músicas para aquecer o coração

Essa é para os apaixonados: vem conhecer 10 playlists de músicas românticas para alimentar seu coração e aproveita pra ouvir coladinho com o seu amor!

Músicas românticas

Se você gostou desse post, aproveita pra conferir também: