Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas para relaxar: 17 canções que vão ajudar você a descansar

Curiosidades · Por Camila Fernandes

20 de Abril de 2022, às 19:00

Não é de hoje que se investigam as propriedades terapêuticas da música. A musicoterapia, por exemplo, é uma área que usa a música como tratamento complementar para diversas situações, como o estresse, depressão, e até mesmo sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Presente em nossas vidas desde antes do nascimento, ela gera estímulos no cérebro, influencia nossos batimentos cardíacos e até mesmo a respiração. Por isso, é cada vez mais comum ver pais que apostam na musicalização infantil para desenvolver habilidades cognitivas nas crianças, ou conhecer terapeutas que recomendam músicas para reduzir a ansiedade.

Mas, será que funciona mesmo ouvir música para relaxar? Continue lendo para entender melhor os benefícios que ela pode trazer, e confira nossa seleção com 17 músicas para você testar a teoria!

Como a música pode ajudar a relaxar?

A audição é um dos cinco sentidos humanos. Por meio dela, ao longo da vida aprendemos que alguns barulhos significam perigo, enquanto outros, como o som do mar, trazem nostalgia e boas sensações

Uma música, como combinação de vários sons, traz diversos estímulos sonoros — notas, tons, instrumentos mais graves ou agudos, a voz. Desde a movimentação do tímpano até a decodificação dos sons no sistema cognitivo, é como se ela circulasse rapidamente por dentro do nosso corpo. 

De acordo com estudos da neurociência, a música é capaz de ativar nosso funcionamento cerebral quase completo.

Esses estímulos ativam estruturas que podem acionar ou inibir a produção de diferentes hormônios, como a noradrenalina, a dopamina e a serotonina. Essa última, conhecida como “hormônio da felicidade”, é um neurotransmissor que gera a sensação de prazer.

Quais são os benefícios de ouvir música para relaxar?

Com todas as reações que gera no cérebro, a música é capaz de diminuir o estresse ao nos fazer relaxar depois de um dia difícil. Ela pode nos acalmar em momentos de ansiedade e até mesmo ajudar no combate à insônia.

Quando você ouve uma música mais lenta e tenta se concentrar na batida, é possível desacelerar a respiração e organizar os pensamentos. 

A música também é excelente para ajudar a pegar no sono: quem nunca procurou um som agradável para se concentrar e tirar os pensamentos acelerados da mente?

Com tudo isso, a música é capaz de melhorar inclusive a saúde física, já que a diminuição do estresse e da ansiedade, assim como boas noites de sono, são pontos cruciais para uma vida mais saudável.

Músicas para relaxar: 17 canções para descansar a mente

Agora que você já conhece os benefícios de ouvir música para relaxar, é hora de colocar a experiência em prática. Confira nossa seleção de músicas para acalmar a mente!

The Only Exception Paramore

Um dos maiores sucessos da banda Paramore, The Only Exception é daquelas músicas que fazem a gente se apaixonar. Seja pelo toque gostoso de ouvir, ou pelo refrão repetitivo que gruda na cabeça, o fato é que ela tem presença garantida nas listas de músicas que acalmam.

Oceans Hilsong United 

Além de trazer uma mensagem positiva, de fé e esperança, Oceans tem uma melodia agradável que acalma a alma.

Quelqu’un M’a Dit Carla Bruni

Além de ser uma música bem calma, no estilo voz e violão, Quelqu’un M’a Dit ainda tem um bônus: o francês. Mesmo se não souber nada do idioma, vale a pena ouvir e se concentrar na melodia gostosa e na sonoridade bonita da língua.

Azul da Cor do Mar Tim Maia

Algumas pesquisas indicam que os sons mais graves são melhores para relaxar a mente e reduzir a ansiedade, já que sons agudos podem ser compreendidos como sinal de alerta.

E se vamos falar em tons graves, nada melhor que um clássico do Tim Maia como Azul da Cor do Mar.

Scarborough Fair — Aurora

Os ritmos celtas são muito usados para ativar a concentração e diminuir o estresse. Por isso, não poderíamos deixar de indicar Scarborough Fair, uma cantiga inglesa de autoria desconhecida, interpretada pela voz doce da cantora norueguesa Aurora

Aqui no Brasil, a música ficou conhecida como tema da novela Deus Salve o Rei.

Getting Older Billie Eilish

Trouxemos Getting Older mas, na verdade, a maioria das músicas da Billie são bem relaxantes. Com a voz baixa e a melodia calma, elas funcionam praticamente como um vídeo de ASMR.

Calmô Liniker e os Caramelows

Além da sonoridade agradável, Calmô tem um clipe que mostra duas pessoas seguindo de moto por uma estrada. A sequência em movimento, mas com tranquilidade, traz a sensação de segurança que toda pessoa ansiosa precisa.

Coisas Que Eu Sei — Danni Carlos

Coisas Que Eu Sei, da cantora Danni Carlos, traz essa mesma sensação de segurança e tranquilidade, por causa do ritmo tranquilo e da melodia com poucas variações de nota.

Sleep On The Floor The Lumineers

O estilo folk rock do The Lumineers por si só já traz uma energia boa, mas Sleep On The Floor ainda traz uma mensagem que nos lembra de tentar sair daquilo que nos prende. 

Fix You Coldplay

Fix You pode parecer triste no primeiro momento, mas a música ajuda a acalmar a mente e entender que os momentos ruins são passageiros.

Vento no Litoral Legião Urbana

Vento no Litoral parece ter sido composta em um fim de tarde na areia, de frente para o mar — e é essa a sensação que a música dá. Além disso, temos a voz grave de Renato Russo e o som calmo do violão.

O Porto — Dois é Par

Na mesma vibe, temos a música O Porto, do duo Dois é Par. Como o nome indica, ela também traz aquela sensação de estar sentado olhando o movimento do mar, pura calmaria.

Serpente Pitty

Logo mais, amanhã já vem. A frase resume bem a mensagem de Serpente: a música nos lembra que nada é definitivo, que podemos mudar e recomeçar sempre que for preciso (ou sempre que quisermos). Portanto, não há motivo para tanto estresse ou ansiedade.

A letra ainda repete o mantra Om Namah Shivaya, muito usado para meditação, que é uma espécie de saudação ao nosso ser interior.

Peça Felicidade Melim

Os irmãos Melim ficaram conhecidos por serem um grupo bem good vibes, com músicas cheias de energia positiva — nada mais justo do que trazer uma canção deles para a lista.

Peça Felicidade é bem mais animada do que a maioria das músicas que citamos aqui, mas vale ouvir pela mensagem positiva que ela carrega.

Calma Daparte

Quando estamos nervosos ou ansiosos, o que menos queremos é alguém pedindo calma, né? Mas pode acreditar que esse não é o caso da música Calma.

Anxiety Julia Michaels (feat. Selena Gomez)

Anxiety fala sobre os sentimentos trazidos pela ansiedade, e serve como um bom lembrete de que não estamos sozinhos — existem outras pessoas que se sentem da mesma forma que você. 

Dançando — Agridoce

Dançando fala sobre esquecer da vida e deixar a música te levar. Como diz a letra: o mundo acaba hoje e eu estarei dançando.

Músicas para relaxar: playlists que você deve conferir

Se você gosta de usar a música para se acalmar, relaxar, ajudar a controlar a ansiedade ou combater a insônia, é sempre bom ter um repertório preparado para dar o play quando precisar.

Além das músicas já listadas, trouxemos também uma seleção de playlists que você precisa conferir!

Músicas para relaxar

Músicas para relaxar é uma playlist com uma seleção de 50 músicas em inglês e português para melhorar o clima de estresse e abrir espaço para energias positivas.

Música instrumental para relaxar

Para quem prefere curtir a melodia e o som dos instrumentos, sem se concentrar em significados ou tentar interpretar as letras, a playlist de músicas instrumentais para relaxar é a ideal.

Músicas para acalmar

Essa é a playlist perfeita para te ajudar a se acalmar nos momentos mais estressantes, dar aquela respirada e retomar o controle dos pensamentos.

Rock para relaxar

E quem disse que o rock não pode ser relaxante? Essa playlist vem provar que mesmo os estilos mais “pesados” conseguem gerar bons estímulos. 

Jazz para relaxar

Por fim, nada melhor que ouvir um bom jazz depois de um dia estressante, pra curtir a própria companhia e se reconectar. 

Melhores músicas da MPB para relaxar

Se os momentos de estresse são muitos, o estoque de músicas para acalmar a ansiedade também precisa ser grande. 😅 Quer continuar se distraindo com as seleções em diferentes estilos? Confira as 13 melhores músicas da MPB para relaxar!

MPB para relaxar

Outros posts que você vai curtir: