Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas para ler: 20 músicas para melhorar seu momento de leitura

Listas musicais · Por Érika Freire

15 de Maio de 2020, às 12:00

Ler um bom livro acompanhado de uma deliciosa xícara de café e uma boa música, que tal? 

Ter uma playlist específica para ler pode ajudar a mente a acalmar, fazendo com que você se concentre e torne a leitura mais produtiva. Como cada ritmo e estilo musical age de forma diferente em nosso cérebro, as músicas para ler são diferentes das músicas para estudar

Como a leitura acaba sendo um hábito muito particular, cada pessoa costuma se organizar para o momento de forma diferente.

Você pode optar por começar a ouvir as músicas minutos antes de iniciar a leitura para entrar naquele clima mais tranquilo, ou usá-las como som ambiente.

Bora lá conferir as melhores músicas para ler? 

As melhores músicas para ler  

Reunimos algumas das melhores músicas para tornar o momento da leitura ainda mais prazeroso e proporcionar aquele clima calmo e agradável.

Tem diferentes estilos para você escolher, de canções instrumentais, passando pelo jazz, aos grandes compositores da música clássica! 

Nuvole Bianche — Ludovico Einaudi

As músicas do pianista e compositor italiano Ludovico Einaudi são sempre uma excelente pedida para os momentos de tranquilidade e com certeza vão ser uma ótima companhia para sua leitura. A canção Nuvole Bianche faz parte do álbum Una Mattina, de 2004. 

We Had Today — Rachel Portman

We Had Today é uma canção instrumental da compositora de trilhas sonoras Rachel Portman. Música ideal para você ouvir enquanto lê romances clássicos da literatura!  

Together We Will Live Forever — Clint Mansell

Música leve e que vai levar você para aquele estado de paz. Ideal para leituras de autoconhecimento e espiritualidade. 

Together We Will Live Forever é do compositor e guitarrista inglês Clint Mansell.

Fairytale — John Powell

Fairytale faz parte da trilha sonora do desenho animado Shrek e foi composta pelo maestro John Powell. Mais uma ótima opção de música instrumental para suas leituras! 

Don’t Dream It’s Over — Sixpence None The Richer

Um som pop e leve para você que gosta de romances juvenis e da chamada literatura young adult. Don’t Dream It’s Over, da banda pop Sixpence None The Richer pode entrar para a sua playlist de músicas para ler!

Blue Moon — Billie Holiday

Ouvir Billie Holiday é sempre tão inspirador que suas músicas caem bem em diversas ocasiões. Seja para ler poesia, biografias ou qualquer outro estilo literário, Blue Moon é incrível!  

Ride — Lana Del Rey

Ride é uma ótima canção para embalar leituras que misturam um pouco de mistério e aventuras pelas estradas. A canção faz parte do álbum Born To Die: The Paradise Edition

Lana Del Rey: confira as melhores músicas da princesa do indie

Fast Car — Tracy Chapman

A belíssima canção Fast Car já acalma o coração por conta da voz doce de Tracy Chapman, tornando a leitura mais concentrada. Ideal para histórias com personagens femininos fortes! 

Only Time — Enya 

Uma das artistas irlandesas mais renomadas, a cantora Enya é considerada a rainha do new age. Não apenas Only Time, mas todas as músicas de Enya são indicadas para relaxar e acalmar a mente.  

Falling In Love — Cigarettes After Sex

Falling In Love, assim como as demais composições da banda Cigarettes After Sex, conhecidas pela sonoridade leve, doce e que nos dá a sensação de flutuar, são ótimas para mergulhar fundo nas experiências literárias. 

Crash! Boom! Bang! — Roxette 

Gosta de ler histórias de amores loucos, envolventes e com diversas reviravoltas? Que tal ouvir Crash! Boom! Bang!, do Roxette? A canção da banda sueca faz parte do álbum homônimo lançado em 1994. 

So What — Miles Davis 

So What, do Miles Davis pode cair como uma luva para os livros policiais e de mistérios. A canção está presente no álbum Kind Of Blue, de 1959.  

This Is A Game — Nick Waterhouse

This Is A Game nos dá a sensação de estar assistindo a um filme de detetive. Então, vale a pena acompanhar suas leituras não apenas com esta canção, mas outras também do cantor e compositor Nick Waterhouse. 

Comin’ Home — City and Colour

Livros e histórias sobre viagens podem ser embaladas por Comin’ Home, do cantor e artista canadense City and Colour. A sonoridade vai transportar e fazer o leitor imaginar novas rotas e estradas. 

Moonlight Sonata — Beethoven 

Para aumentar a concentração durante as leituras, a música clássica sempre vale a pena. 

Além de melhorar as funções cerebrais, o estilo musical reduz a ansiedade. Por isso, Moonlight Sonata, do compositor Beethoven é mais uma dica de música para ler! 

Waves — Mattia Cupelli

Explore seus livros com essa linda canção de Mattia Cupelli, Waves. A canção instrumental mistura momentos com sons mais leves, alternando entre um ritmo mais forte, poderoso. Cai bem também para histórias de grandes batalhas! 

Talk Is Cheap — Chet Faker

Mais uma excelente opção para incluir na sua playlist de músicas para ler, a música Talk Is Cheap, do cantor e compositor Chet Faker.

A canção faz parte do primeiro trabalho lançado pelo músico, Built on Glass, de 2014.

Mother, I’m Here — Darren Korb 

Música para acompanhar leituras de histórias em quadrinhos, super heróis e aventuras juvenis. A música Mother, I’m Here é do compositor Darren Korb, conhecido por produzir a trilha sonora do jogo Bastion

Thunderstruck — 2CELLOS

O estilo cello rock da dupla composta pelos músicos Luka Šulić e Stjepan Hauser, do 2CELLOS, é perfeito para as leituras mais tensas e histórias de terror. A música Thunderstruck é da banda australiana AC/DC e ganhou uma bela versão do 2CELLOS.  

Não Existe Amor Em SP — Criolo 

Para quem gosta de poesia marginal, acompanhar os perfis literários no Instagram e se dedicar à poesia e textos modernos, a dica é ouvir Não Existe Amor Em SP, do Criolo. Até no vídeoclipe você vai conferir poesias espalhadas pelos muros de São Paulo. 

Mais concentração para suas leituras! 

O que achou dessa seleção incrível de músicas para ler? Temos uma playlist cheínha de músicas que vão aumentar a sua concentração na leitura.

Tem Ludovico Einaudi, Tracey Chattaway, John Powell e muitos outros artistas para embalar suas histórias! 

Playlist Concentrando na leitura

Gostou desse post? Leia também: