Listas musicais

Confira as 15 melhores músicas para grávida

Por Érika Freire

9 de Novembro de 2020, às 19:00


Ao se descobrirem grávidas, as futuras mamães procuram se dedicar muito ao filho e buscam maneiras de proporcionar qualidade de vida e bem-estar a ele.  

Além de relaxar e permitir um momento de conexão entre mãe e filho, um estudo realizado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, comprovou que ouvir música durante a gravidez ajuda a melhorar a atividade cerebral dos bebês

A música proporciona muitos benefícios e é uma das atividades mais presentes no cotidiano das pessoas. Uma boa canção muda o nosso estado emocional, alegra o dia e traz boas sensações.

E os bebês também podem experimentar esses benefícios ainda na barriga da mamãe, pois já aprendem e são estimulados pelos sons externos. 

Por isso, se você quer desfrutar de bons momentos com seu bebê, confira essa seleção com as melhores músicas para ouvir grávida:

Músicas para grávida

Confira a lista:

Pra Você Guardei o Amor — Nando Reis 

A voz doce e agradável de Nando Reis é bálsamo para as futuras mamães nesta parceria com Ana Cañas. Juntos, eles cantam Pra Você Guardei o Amor, música que faz parte do disco Drês, lançado em 2009.

Aquarela —  Toquinho 

Uma das canções infantis mais famosas do Brasil, Aquarela, de Toquinho, é um clássico que toda mamãe deve ouvir para alegrar seu neném ainda na barriga.

O sucesso foi lançado em 1983 e até hoje é muito usado em festas infantis e em atividades escolares.

Confira o significado da música Aquarela

9 Meses — Bárbara Dias 

A cantora Bárbara Dias tem apenas 20 anos, ainda não é mãe, mas soube traduzir o sentimento de amor por um filho.

Ela compôs 9 Meses para uma amiga que descobriu que estava grávida aos 17 anos e se sentia angustiada com o desafio de ser mãe.

Cria — Maria Rita

Composição de César Belieny e Serginho Meriti, Cria virou sucesso na voz de Maria Rita. Ao som do samba, ela narra as aventuras e desventuras de cuidar de um filho que mal nasceu e já quer ir para o chão. 

O Filho Que Eu Quero Ter — Chico Buarque 

A música O Filho Que Eu Quero Ter foi composta na década de 70 por Toquinho e Vinícius de Moraes e é perfeita para as mamães ouvirem antes e depois do nascimento. O bebê vai dormir e sonhar na voz do grande Chico Buarque.

Vejo um berço e nele eu me debruçar
Com o pranto a me correr
E assim chorando acalentar
O filho que eu quero ter

Um Anjo do Céu — Maskavo 

Toda mamãe concorda que um filho é um presente, um anjo que chega para mudar a vida completamente. O hit Um Anjo do Céu, da banda Maskavo é mais uma excelente música para as grávidas de plantão. 

Você Sorriu Pra Mim — Luiza Possi & Roberta Campos

Você Sorriu Pra Mim marca a parceria de Luiza Possi e Roberta Campos. Cada uma compôs uma parte da letra, que pode ser interpretada como uma declaração de amor para um filho. 

Pedaço de saudade
Te levo pela mão
Agora somos nós e o nosso tempo

Sabemos Parir — Rosa Zaragoza  

Entre as músicas para grávida, separamos também alguns sucessos internacionais. A cantora espanhola Rosa Zaragoza merece um espaço em sua playlist com a música Sabemos Parir, presente no álbum Nacer, Renacer Néixer, Renéiexer, lançado em 2005.

Coração de Mãe — Aline Barros

A cantora gospel Aline Barros fala em Coração de Mãe sobre o cuidar e o amor sem fim que uma mãe tem por um filho. A música faz parte do disco Mãeeuteamo.com Vol. 3, lançado em 2012.

Breakaway — Kelly Clarkson

Sucesso de Kelly Clarkson, Breakaway é uma composição da cantora canadense Avril Lavigne, tem sonoridade cativante e letra que convida a abrir as asas e aprender a voar. E é isso que uma futura mamãe precisa enfrentar, não é mesmo? 

As Quatro Estações — Vivaldi

Ouvir música clássica melhora a memória e aumenta a produção de dopamina, além de outros benefícios.

Por isso, as futuras mamães devem se encantar ao som do clássico As Quatro Estações, do cantor e compositor italiano Antonio Vivaldi.  

Nocturne op 9 no 2 — Frédéric Chopin

Outra boa pedida é Nocturne op 9 no 2, de Frédéric Chopin, obra de 1832 e dedicada a  Madame Camille Pleyel. Seu bebê sentirá os efeitos positivos desta linda canção. 

Oito Anos — Adriana Partimpim

Paula Toller compôs Oito Anos em 1998 inspirada em seu filho Gabriel. A música ganhou ainda mais notoriedade com o projeto infantil de Adriana Calcanhoto, Adriana Partimpim

A letra apresenta as perguntas mais comuns que crianças costumam fazer aos pais.

Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme?
Por que que os dentes caem?
Por onde os filhos saem?

Yellow Submarine — Bia & Nino

A versão de Yellow Submarine faz parte do disco Beatles For Baby, do projeto Bia & Nino, que reúne um repertório diversificado com o intuito de educar por meio da música e ainda permitir a interação de pais e filhos.

Menino Iluminado – Pequeno Cidadão 

As composições do grupo Pequeno Cidadão são um excelente exemplo de músicas para grávidas curtirem antes e depois do nascimento do bebê.

O grupo é composto por Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto e as canções falam sobre o universo infantil. Ouça Menino Iluminado

Benefícios da música para as grávidas

Aproveite a sua gestação para ouvir boas músicas e oferecer ao seu bebê bem-estar, relaxamento e muito mais. Confira alguns dos benefícios da música para as grávidas e bebês na barriga:

  • Intensifica a atividade cerebral do bebê
  • Cria oportunidade de conexão maior e vínculo com a criança 
  • Proporciona bem-estar entre mãe e filho
  • Acalma e relaxa
  • Desenvolve habilidades e o aprendizado após o nascimento 
  • Reduz a ansiedade e combate o estresse
  • Propicia maior qualidade do sono 
  • Melhora o humor

Mais músicas para relaxar e se divertir com seu filho

Além de mudar o nosso humor, a música é um ótimo instrumento educativo e ainda ajuda a relaxar e proporcionar bons momentos entre mães e filhos. Confira uma seleção bem especial com 16 músicas para curtir com seu bebê

Músicas para bebê

Confira outros conteúdos 

Receba os melhores posts do blog em seu e-mail

Assine a newsletter gratuitamente

Por favor, insira um e-mail válido.

Obrigado por assinar a nossa newsletter! 😊

Ops, rolou um erro na inscrição. Tente novamente mais tarde.