Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas do Padre José Weber: relembre as melhores

Listas musicais · Por Camila Fernandes

15 de Maio de 2022, às 12:00

A música é um elemento importante nas celebrações católicas. Ela guia os momentos de introspecção, louvor, adoração, e compõe boa parte da liturgia.

Por isso, muitos hinos litúrgicos — aqueles que seguem as predefinições da liturgia — acabam ficando conhecidos como parte da missa, e não como uma música de determinado artista. 

Esse é o caso das músicas do Padre José Weber, conhecido como um dos maiores compositores católicos justamente por ter criado hinos que se incorporaram à liturgia. Missionário do Verbo Divino e amante do estilo caipira, o Padre considera a música como um grande mistério de Deus. 

Padre José Weber
Créditos: Divulgação

Nascido em Santa Catarina em 1932, ele ingressou no seminário no Paraná em 1946 e foi ordenado Padre em 1959. Logo depois, foi enviado para Roma, na Itália, para estudar música no Pontifício Instituto de Música Sacra.

Já tendo atuado em várias paróquias, ele ficou conhecido pelas composições de música caipira para a Missa do Bom Jesus de Iguape, cidade na qual atuou por 13 anos. 

Doutor em música sacra, hoje aos 89 anos de idade, o Padre José Weber se dedica exclusivamente a ela, em trabalhos como o preparo do novo coro da Catedral da Sé, em São Paulo. 

Quer saber mais? Continue lendo e conheça as músicas do Padre José Weber!

Músicas do Padre José Weber: conheça o legado do compositor litúrgico

Várias composições do Padre José Weber fazem parte do Hinário Litúrgico, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que traz cantos litúrgicos para as celebrações dominicais dos anos A, B e C.

Além disso, ele também é compositor de inúmeras melodias de salmos. Se você é católico(a), com certeza conhece alguma música dele!

Prova de Amor Maior Não Há

Prova de Amor Maior Não Há lembra o principal mandamento da fé cristã, trazido por Jesus: amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado.

Sim, Eu Quero

Sim, Eu Quero é uma resposta ao chamado para seguir uma missão. O hino é muito usado no rito da comunhão, e é muito lembrado como tema da primeira eucaristía. 

Eu Louvarei

Eu Louvarei é provavelmente um dos hinos de louvor mais conhecidos da igreja. Com ritmo caipira bem animado, a música lembra que cada um pode louvar com seus próprios dons, não importa quais sejam.

Eu Vim Para Que Todos Tenham Vida

Eu Vim Para Que Todos Tenham Vida também é cantada como hino de comunhão. A letra é sobre o sacrifício de Jesus, que morreu para dar vida aos filhos de Deus. 

A Beleza de Cristo

Em A Beleza de Cristo, o Padre trouxe o pedido de que sejamos todos imagem e semelhança de Jesus, vivendo aquilo que ele ensinou. 

O Pão da Vida

O Pão da Vida é um hino tradicional de comunhão que fala sobre a partilha do pão, e sobre o novo significado que ela ganha após a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Ele foi composto pelo Padre para a Campanha da Fraternidade de 1975, que teve como tema a partilha do pão.

Senhor, Vem Salvar Teu Povo

Senhor, Vem Salvar Teu Povo é geralmente cantado no tempo do Advento, período do calendário da igreja católica que celebra a espera pelo nascimento de Jesus. 

Dia e Noite

Dia e Noite traz um ritmo mais animado, mantendo o estilo de viola caipira. Com a mensagem de que Deus está sempre conosco, a canção é usada em momentos de louvor e animação, e também está guardada na memória de muitos como hino da missa das crianças. 

Eis o Tempo de Conversão

Eis o Tempo de Conversão é um dos hinos mais cantados na quaresma, o período de 40 dias que é vivido entre o domingo de ramos e a semana santa. O tempo é dedicado à reflexão e à conversão, como preparo para a páscoa. 

No Presépio Pequenino

No Presépio Pequenino é um hino de comunhão especial para a época do Natal, que fala sobre o nascimento de Jesus. 

Hino da Campanha da Fraternidade 2010

No ano de 2010, o Padre José Weber foi convidado pela CNBB para compor o Hino Oficial da Campanha da Fraternidade, que teve como tema Economia e Vida, com o lema “vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 

Honra, Glória, Poder e Louvor

Honra, Glória, Poder e Louvor é mais uma composição do Padre José Weber para a Campanha da Fraternidade de 1975, como hino de aclamação ao evangelho. 

Mesmo depois de tantos anos, a canção segue presente nas missas, principalmente no tempo da quaresma, quando não se cantam os tradicionais hinos de aleluia na aclamação. 

Seleção de música católica

As músicas do Padre José Weber são uma grande contribuição para a igreja católica. Assim como elas, várias outras canções ficaram tão conhecidas que já se tornaram parte das celebrações litúrgicas.

Quer conhecer mais? Confira a seleção das melhores músicas católicas de todos os tempos!

as melhores músicas católicas

Outros posts que você vai gostar: