Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas do Oscar: conheça os indicados na premiação de 2021

Trilhas sonoras · Por Érika Freire

23 de Abril de 2021, às 20:00

The Oscar goes to… Que rufem os tambores! No próximo domingo (25/04) acontece a cerimônia do Oscar 2021, a maior premiação do cinema. 

No quesito música, temos como destaque no as categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original e Melhor Som. E quem será que vai levar a tão sonhada estatueta pra casa?

Façam suas apostas, preparem a pipoca, pois o Oscar vai começar! Confira a seguir as  indicações musicais do Oscar! 

Melhor trilha sonora original

Algumas cenas da história do cinema ganham um peso ainda maior apenas por conta da trilha sonora. 

É inegável a carga emotiva que Céline Dion proporcionou em Titanic com My Heart Will Go On: essa a grande função da trilha sonora e, em alguns filmes, músicos e compositores são contratados para criarem músicas exclusivas que poderão ser indicadas na categoria de Melhor Trilha Sonora Original.

Neste ano, cinco filmes concorrem nesta categoria: Destacamento Blood, Mank, Minari, Relatos do Mundo e Soul. 

Terence Blanchard — Destacamento Blood

Destacamento Blood concorre como Melhor Trilha Sonora Original, um filme de Spike Lee, disponível na Netflix. 

O filme conta a história de quatro veteranos negros que voltam da guerra do Vietnã em busca de um tesouro e dos restos mortais do comandante.

Para compor a trilha sonora, Spike Lee escolheu diversos hits da carreira de Marvin Gaye, assim como outras canções importantes de R&B para transmitir muito bem o clima dos anos 70.  O responsável pela trilha sonora de Destacamento Blood é o compositor Terence Blanchard, amigo e grande parceiro artístico de Spike Lee.

Os clássicos da soul music combinaram perfeitamente com as cenas e ajudaram a tornar o tema ainda mais atual, tendo em vista os debates sobre racismo por conta do assassinato de George Floyd e o destaque nas redes sociais de movimentos como Black Lives Matter. 

Entre algumas canções que compõem a trilha sonora está Got To Give It Up, do Marvin Gaye.

Trent Reznor e Atticus Ross — Mank

Também disponível na Netflix, Mank está concorrendo em 10 categorias; é o filme com mais indicações no Oscar 2021.

O filme retrata a Hollywood dos anos 30 através do olhar do roteirista Herman J. Mankiewicz e ainda os bastidores para finalizar o roteiro do clássico Cidadão Kane.   

Dirigido pelo grande David Fincher, quem assina a trilha sonora de Mank é do líder da banda Nine Inch Nails, Trent Reznor, em parceria com o engenheiro de som, compositor e produtor Atticus Ross.

Welcome to Victorville, (If Only You Could) Save Me, Trapped! e All This Time são algumas das canções que fazem parte da trilha sonora de Mank, que concorre também como Melhor Filme. 

Emile Mosseri — Minari

Com uma trilha sonora em sua maior parte instrumental criada por Emile Mosseri, o filme Minari — Em Busca da Felicidade, volta aos anos 80 para contar a história de uma família coreana tentando se adaptar à nova vida no interior de Arkansas com a perspectiva do american dream.

Logo no início do filme, o espectador ouve de fundo Big Country, música instrumental ao lindo som do piano. A música Rain Song, a única sem ser instrumental, é outro destaque na voz da atriz Han Ye-Ri.  

Minari concorre ainda ao Oscar de Melhor Filme e foi inspirado na infância do diretor Lee Isaac Chung. A relação entre avó e netos é o que muda a rotina da família na fazenda, cena importante que tem como fundo a canção Grandma Picked a Good Spot.   

James Newton Howard — Relatos do Mundo

Tom Hanks estrela Relatos do Mundo, com trilha sonora de James Newton Howard. 

Na história, o Capitão Jefferson Kyle Kidd é um veterano de guerra que viaja pelo Texas para levar uma garota órfã criada entre os índios da tribo Kiowa até seu novo lar. A viagem é marcada também pela dificuldade de comunicação entre os dois, já que falam idiomas diferentes e precisam encontrar uma maneira de se entenderem. 

Tudo isso tendo como trilha sonora instrumental de James Newton Howard, criada em meio a todas as dificuldades por conta da pandemia de Covid-19.

As canções precisavam entrar em cena de forma sutil, uma vez que o silêncio entre os personagens é um dos motes da história. 

Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste — Soul

Tudo indica que Soul é o grande favorito a levar a estatueta e os responsáveis pela trilha da animação da Pixar trazem novamente os músicos Trent Reznor e Atticus Ross, que também concorrem com Mank, além da estrela do jazz Jon Batiste.  

No enredo, o professor e músico Joe Gardner finalmente está diante de realizar o grande sonho de tocar em uma banda de jazz de Nova York. Porém, um incidente muda tudo e agora ele precisa entender um pouco mais sobre o que é a vida e qual é o maior propósito dela.  

Além das canções originais criadas exclusivamente para a animação, Soul conta com grandes nomes da música na trilha sonora, como Bob Dylan, com Subterranean Homesick Blues, Appletree, de Erykah Badu, entre outros. 

Melhor Canção Original

As músicas compostas exclusivamente para os longas entram na categoria de Melhor Canção Original, que neste ano conta com dois filmes também na categoria de Melhor Filme: Os Sete de Chicaco e Judas e o Messias Negro.

Hear My Voice, do filme Os Sete de Chicago

Disponível na Netflix, Os Sete de Chicago tem como canção original Hear My Voice, de Celeste Waite, revelação e grande aposta da soul music britânica. Com apenas 26 anos, a cantora foi eleita artista revelação de 2020.

Os Sete de Chicago é baseado em uma história real sobre a manifestação contra a guerra do Vietnã, ocorrida em 1968. O período marcou diversos confrontos entre manifestantes e polícia, resultando em um dos julgamentos mais populares da história americana.     

Io Sí (Seen), do filme Rosa e Momo

A cantora italiana Laura Pausini é mais uma entre as concorrentes ao prêmio de Melhor Canção Original, com a música tema do filme Rosa e Momo.   

Alguns críticos já mencionaram que Io Sí (Seen) pode ser uma das favoritas a levar o prêmio, canção que tornou as cenas de Rosa e Momo ainda mais emocionantes. O filme conta a história de uma amizade improvável entre uma sobrevivente do holocausto e um menino de rua. 

Io Sí (Seen) foi composta por Laura Pausini e Diane Warren e a música venceu na mesma categoria nos prêmios Globo de Ouro e no Sattelite Awards.  

HusavikFestival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars

Outro indicado ao Oscar que você pode assistir na Netflix é Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars. O filme tem como representante na categoria Melhor Canção Original Husavik, composta por Rickard Göransson, Fat Max Gsus e Savan Kotecha.

A novidade é que a música é interpretada pela atriz Rachel McAdams, com voz original de Molly Sandén. A Saga de Sigrit e Lars conta a trajetória de dois artistas que sonham em participar da maior competição de música do mundo.   

Fight For You, do filme Judas e o Messias Negro

Baseado em fatos reais, o filme Judas e o Messias Negro dirigido por Shaka King conta história do jovem Fred Hampton, vivido por Daniel Kaluuya.

Ele é um ativista dos direitos dos negros que acaba chamando a atenção do FBI, que se infiltra no movimento para  espionar e sabotar os Panteras Negras.     

A música original Fight For You traz o clima dos anos 60 e foi composta por D’Mile e H.E.R e traz versos inspirados na luta de Fred Hampton. Fight For You concorreu no Globo de Ouro e o Critics Choice Awards, mas não levou os prêmios. 

Speak Now, do filme One Night In Miami

O cantor e ator Leslie Odom Jr é o intérprete de Speak Now, canção original do filme One Night In Miami.

O filme narra a história de Cassius Clay, o Muhammad Ali, lutador de boxe da categoria de peso-pesado, sua trajetória no esporte e a amizade com Malcom X, Sam Cooke e Jim Brown.

Além de concorrer como Melhor Canção Original, One Night In Miami ainda pode levar os prêmios de melhor ator coadjuvante e melhor roteiro adaptado.  

Melhor som

Na parte mais técnica da premiação, a categoria Melhor Som tem como objetivo analisar a criação e captação dos efeitos sonoros.

Este ano, a academia decidiu unir outras duas categorias antigas: Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som, criando a de Melhor Som

É analisado todo o contexto de som um longa, como a integração dos efeitos sonoros, com o áudio, a trilha sonora e a fala dos atores. Esses são os principais pontos nesta categoria, cujos os indicados são:  

  • Greyhound
  • Mank
  • Relatos do Mundo
  • Soul
  • O Som do Silêncio

10 filmes para amantes da música

Agora queremos saber: que você quer que seja o grande vencedor do Oscar 2021? E se você é apaixonado por cinema e um grande apreciador de música, se liga só nesses filmes de música que você não pode deixar de assistir!

filmes de música

Aproveite e confira: