Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

20 músicas internacionais que fizeram sucesso nos anos 90

Nostalgia · Por Lorena Camilo

18 de Fevereiro de 2020, às 06:30

Os anos 90 trouxeram várias coisas que vivemos sentindo saudade. Entre acessórios da moda, doces, brinquedos, desenhos, programas da MTV e filmes, uma coisa foi um marco: a música internacional!

Já falamos aqui no blog sobre os hinos da música nacional dos anos 90, mas neste post vamos listar os hits internacionais. Bora conferir?  😀

20 músicas internacionais que marcaram os anos 90

Separamos 20 músicas que marcaram os anos 90 para você matar a saudade. Nesta lista tem de tudo: começa com grunge, mas também tem rock, rap metal, hard rock e, claro, pop! Bora conferir? 😉

Jeremy — Pearl Jam

Baseada em duas histórias reais, a música Jeremy, do Pearl Jam, é um hit memorável do álbum Ten. Para compor a letra da música, Eddie Vedder se inspirou em uma matéria de jornal sobre o suicídio de um garoto de 15 anos. 

Vedder canta a música de forma visceral e conta que, após ler a notícia do jornal, sentiu que precisava transformá-la em algo que causasse uma reação na sociedade.

Quer saber mais sobre isso? Confira a história por trás da música Jeremy!

Smells Like Teen Spirit — Nirvana

Não tem como falar dos anos 90 sem lembrar dos riffs iniciais de Smells Like Teen Spirit, do Nirvana. O hit foi aclamado como hino para as pessoas da Geração X que andavam apáticas com o cenário musical.

Depois do lançamento dessa música, a carreira do Nirvana deslanchou. Muitos críticos passaram a dar atenção para o sucesso da banda, considerando essa uma das maiores canções de rock de todos os tempos. E há críticos que concordam com isto até hoje.

Wannabe — Spice Girls

Wannabe foi o primeiro single da girl band Spice Girls. E, pasme: a integrante Melanie B disse que a letra foi escrita em 30 minutos (sim, você leu direito! 30 minutos!!! 😱) por ela e pelas demais garotas do grupo.

I Want It That Way — Backstreet Boys

A mais nostálgica e uma das mais pedidas do BSB é I Want It That Way.

O clipe dessa música mostra bem como foi (e como ainda é!) a carreira dos Backstreet Boys: cada um cantando uma estrofe da música à sua maneira, todos muito carismáticos e dançando muito bem.

Nostalgia: 5 boybands dos anos 90

Wonderwall — Oasis

O que os irmãos Gallagher fizeram nos anos 90 além de iniciarem suas carreiras?? Lançaram muitas músicas que curtimos até hoje e fizeram muita intriga entre si (tanto que a banda acabou, mas eles continuam alfinetando um ao outro 😅). 

Escolhemos Wonderwall para esta lista porque ela é simplesmente o maior sucesso do Oasis. Em seu lançamento, ocupou o segundo lugar nas paradas de singles na Inglaterra. 13 anos depois, em 2008, foi considerado um dos singles mais vendidos! 

Losing My Religion — R.E.M.

A banda R.E.M começou nos anos 80, mas o single Losing My Religion, feito para o sétimo álbum do grupo, foi e continua sendo a música de maior sucesso da banda. 

Ironic — Alanis Morissette

Uma música que merece uma análise é Ironic, da cantora canadense Alanis Morissette. 

O single lançado em fevereiro de 1996, além de ter ficado nas paradas de sucesso, atraiu bastante atenção para o sentido da palavra irônico. A polêmica gira em volta de: a aplicação de ironia está correta na música? 🤔

Listen To Your Heart — Roxette

Você acha que não teve música pra curtir aquela bad nos anos 90? Achou errado, porque Listen To Your Heart, da dupla Roxette, ficou na primeira posição na Billboard Hot 100, nos Estados Unidos.

Conheça as 13 melhores músicas da banda sueca Roxette!

Don’t Speak — No Doubt 

A canção Don’t Speak, do grupo No Doubt, foi escrita por Gwen Stefani. A cantora se inspirou no término de seu relacionamento de sete anos com Tony Kanal, guitarrista da banda.

Gwen e Kanal sempre afirmaram ter uma boa relação de trabalho com a banda, mas dá para sentir um climão e a dor da cantora no clipe, confere só: 💔

I Want You Back — ‘NSYNC

O hit I Want You Back foi o primeiro na carreira da boy band ‘NSYNC. O single teve tanto destaque que a banda fez dois clipes diferentes pra música.

O primeiro foi filmado em Estocolmo, em 1996, e mostra o grupo em uma estação espacial tentando contactar uma garota para trazê-la a bordo. 

Já o segundo foi filmado em 1998 para emplacar o lançamento europeu e americano. Bem mais discreto, o grupo se apresenta em um depósito, com fotos deles jogando sinuca e dirigindo um Cadillac.

Black Or White — Michael Jackson 

Quem consegue misturar dance, hard rock e rock e fazer um super hit? É claro que o rei do pop, Michael Jackson, com a canção Black Or White. Dá play para escutar o single de rock mais vendido e bem sucedido da década de 1990! 

Linger — The Cranberries

Um fato é que as vivências influenciam os artistas quando eles compõem. E isto aconteceu com Linger, do grupo The Cranberries. 

Dolores O’Riordan contou em uma entrevista que é uma canção de arrependimento baseada em um soldado pelo qual ela se apaixonou, e, no documentário ‘99 Love Life & Rock ‘n’ Roll, disse que a música é sobre seu primeiro beijo sério. 💔

Human Behaviour — Björk

Tanto a música quanto o clipe de Human Behaviour, da excêntrica cantora islandesa Björk, reflete sobre a natureza e a emoção humana do ponto de vista de um animal.

A relação da letra, da forma que o clipe foi filmado e da originalidade de tudo chamou bastante a atenção dos críticos e das pessoas da década de 90. 

Killing In The Name — Rage Against The Machine

Uma música símbolo da banda Rage Against The Machine é Killing In The Name. Esta canção foi o primeiro single do grupo de rap metal e a letra é sobre a revolta contra o racismo nos serviços de segurança. O hit foi lançado em 1992 e continua sendo atual. 

Iris — Goo Goo Dolls

Iris é uma composição da banda Goo Goo Dolls escrita originalmente para a trilha sonora do filme Cidade Dos Anjos. Essa música contribuiu muito para o sucesso da banda, sendo sempre a mais lembrada.

Only Happy When It Rains — Garbage

O grupo musical Garbage já declarou que Only Happy When It Rains é uma letra sombria com uma sonoridade alegre. 

A cantora Shirley Manson explicou que a composição é uma brincadeira interna de como muitas vezes o grupo fez músicas que não os faziam muito felizes, mas que pareciam maravilhosas para todo mundo.

Isso é bem comum na indústria musical, né? 😥

Kiss Me — Sixpence None The Richer

Com certeza o pessoal da década de 90 mandou Kiss Me, da banda Sixpence None The Richer, como indireta para o crush. Essa música foi o single de estreia da banda e embala até hoje a trilha sonora de muitos casamentos.

What’s Up? — 4 Non Blondes

What’s Up? é o single do único CD do grupo 4 Non Blondes. A música foi composta pela vocalista Linda Perry e se tornou um hino. Alguns veem a letra com um tom otimista, enquanto outros bastante pessimista.

A música voltou a fazer sucesso recentemente depois de ter sido parte da trilha sonora do seriado Sense8.

Mr. Jones — Counting Crows

Mr. Jones foi composta por David Bryson e Adam Duritz e gravada pelo Counting Crows para ser single do álbum de estreia da banda. A canção foi um sucesso e a letra é sobre os músicos e suas dificuldades. 

O hit teve ainda mais impacto pois o lançamento aconteceu próximo à data de falecimento de Kurt Cobain, líder do Nirvana. O vocalista Duritz chegou a falar que essa coincidência mexeu bastante com ele. 

Californication — Red Hot Chili Peppers

Para fechar a nossa lista, escolhemos Californication, música lançada no finalzinho da década de 90. O clipe é icônico, com a estética de um jogo de videogame, mas o interessante é analisar como a letra trata sobre um lado sombrio da fama.

De volta para os anos 90!

É claro que tem muitas outras músicas nacionais e internacionais memoráveis da década de 90, né? Uma lista com 20 é pouco. 😅 Por isso, dá play na nossa seleção com top 100 hits dos anos 90 para você curtir! 

Top 100 músicas dos anos 90

Continue em nossa máquina do tempo e relembre outras décadas lendo…