Pular para o conteúdo

8 músicas de memes que vão te ajudar a aprender inglês

Inglês · Por Raquel Hespanhol

9 de abril de 2021, às 12:00

Os memes tem se tornado cada vez mais famosos ao redor do mundo. Basta uma rápida conferida nas redes sociais para encontrar vários deles.

Muitas músicas, geralmente em combinação com os vídeos, acabam se tornando memes também.

Um grande exemplo são as músicas do TikTok, que viralizaram na rede e hoje trazem consigo um significado que vai muito além da letra!

Pensando nisso, selecionamos 8 músicas em inglês que viraram meme para te contar um pouco mais sobre elas!

Músicas de memes em inglês

Aprender inglês com música é sempre legal, mas com essa seleção de músicas, tenho certeza que seus estudos ficarão ainda mais divertidos! 

Oh No – Capone

Oh No tornou-se um hit no TikTok e você provavelmente já ouviu por aí! Os vídeos com essa trilha sonora geralmente mostram situações que não acabam do jeito esperado.

Muitas vezes, o final é desastroso, mas acabam arrancando risadas – especialmente por causa do zoom, muito comum na edição desses vídeos.

Embora a versão famosa seja esse remix do músico Capone, a música original se chama Remember (Walkin’ In The Sand), da dupla The Shangri-Las, lançada na década de 1960.

A música fala sobre uma mulher que perde seu grande amor e um dia recebe uma carta na qual ele diz que encontrou outra amada.

O final surpreendente dos vídeos aparece durante o refrão, então quando a música começa, já podemos prever que algo está por vir! Você pode conferir a nossa versão desse meme lá no TikTok do Letras

Dreams – Fleetwood Mac

Dreams, lançada em 1977, voltou às paradas quando um homem de Idaho, nos Estados Unidos, gravou um vídeo no qual ele está andando de skate e tomando suco de cranberry direto da garrafa ao som dessa música. De fato, esse meme tem uma vibe indescritível!

Apesar de ter viralizado no TikTok, essa música é um grande clássico da banda inglesa Fleetwood Mac

Confira a análise de Dreams, do Fleetwood Mac, sucesso no TikTok 

The Sound of Silence – Simon and Garfunkel

The Sound of Silence, de 1966, é outra música antiga que voltou à tona por se transformar em um meme. A icônica frase hello, darkness, my old friend (olá, escuridão, minha velha amiga) é usada em momentos de conflitos existenciais, de desespero ou tristeza

Tudo começou com um vídeo em que o ator Ben Affleck parece triste durante uma entrevista ao ser questionado sobre os comentários negativos da crítica sobre o filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça, do qual ele fez parte. 

Chamado de Sad Affleck (Affleck Triste), o vídeo original teve mais de 22 milhões de visualizações, mas foi suspenso do YouTube.

Buttercup – Jack Stauber

Buttercup é de autoria de Jack Stauber, um compositor e animador Americano que ficou famoso por suas criações artísticas, que ele compartilha nas redes sociais. 

De uma forma parecida com Oh No, os memes que têm essa música como trilha sonora geralmente mostram algo que deu muito errado. No caso de Buttercup, os vídeos geralmente são no estilo das famosas video cassetadas.

Há também o Buttercup Dance Challenge, no qual as pessoas dançam ao som dessa música. O grande diferencial desse desafio é a forma como ele é editado: as pessoas parecem se encaixar em partes do corpo e objetos flutuantes que aparecem na cena. 

Turn Down For What? – DJ Snake, Lil Jon

Turn Down For What? tem uma introdução que já deixa o coração acelerado! A música, que se tornou um hit em 2014, é muito utilizada em vídeos que envolvem alguma ofensa ou patada

Seu título, que significa “pegar leve pra quê?”, deixa bem claro o motivo de escolherem essa música como trilha sonora de vídeos assim. É comum também usarem a música acompanhada de vídeos que mostram as reações das pessoas. 

Never Gonna Give You Up – Rick Astley

Never Gonna Give You Up, sucesso de Rick Astley, foi lançada em 1987. Vinte anos depois, a música virou um dos primeiros memes musicais de sucesso. Entretanto, ele funcionava de uma maneira bem diferente dos listados até agora. 

A ideia por trás dele era fazer uma pegadinha: quando havia alguma discussão online, geralmente em fóruns e em sessões de comentários, as pessoas compartilhavam links, dando a entender que eram relevantes para o assunto. Só que, na verdade, os links levavam para o videoclipe da música de Astley. 

Com o passar do tempo, esse meme perdeu a força, mas seu legado ainda é forte, especialmente nos Estados Unidos. Ele também passou a ser usado de outras formas, como vídeos que são alterados para exibir um trecho da música inesperadamente. O importante é surpreender o espectador! 

What’s Up – 4 Non Blondes

What’s Up é uma daquelas músicas que quase todo mundo conhece, mesmo que não saibam o nome. Lançado em 1992, o sucesso acumula mais de um bilhão de visualizações no YouTube e foi o único grande hit de sucesso da banda americana 4 Non Blondes.

Embora a música tenha conquistado a maior parte da fama por si só, ela também deve parte de seu sucesso a um cover feito por ninguém menos que ele: He-Man! A paródia tem quase 200 milhões de visualizações no YouTube e foi a responsável por popularizar a canção entre os jovens.

Lançada em 2005, a paródia é considerada um dos vídeos da época dourada do YouTube, quando surgiram os primeiros memes e criadores de conteúdo. Muitas vezes, assim como Never Gonna Give You Up, essa música também é usada como pegadinha.

Sweet Dreams (Are Made Of This) – Eurythmics feat. Annie Lennox & Dave Stewart

Sweet Dreams (Are Made Of This) virou meme por acaso. A música foi lançada em 1983 e fez bastante sucesso na época de seu lançamento, tornando-se o hit mais popular do grupo.

Por causa de sua fama, outros intérpretes fizeram suas próprias versões. O cover mais famoso é o de Marilyn Manson, que deu um ar sombrio para a música

Entretanto, o que originou o meme foi uma combinação bastante inusitada: uma versão da música com uma batida de funk e uma cena do programa Casos de Família, no qual um participante, ao dançar, faz um espacate. O resultado foi esse aqui:

A partir daí, essa cena foi amplamente utilizada em vídeos de pessoas ou personagens caindo, nos quais essa cena é inserida no momento da queda. Também é comum ouvir essa música com pessoas correndo ou fugindo de algo.

Músicas que ficaram famosas no TikTok

Se você é fã do TikTok e quer descobrir o nome das músicas usadas por lá ou simplesmente curtir um som, vem conferir nossa playlist com músicas do TikTok! Quem sabe ela até te inspira a produzir seus próprios vídeos? 

Músicas do TikTok

Confira outras músicas que viraram memes: 

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts