Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas clássicas famosas que você conhece e não sabe o nome

Listas musicais · Por Camila Fernandes

7 de Setembro de 2020, às 19:00

A música clássica é vista como sinônimo de sofisticação, elegância e inteligência. Ela surgiu em um momento em que se apreciava as composições pela perfeição técnica e sonora.

Apesar de parecer distante para muitos, a verdade é que a música clássica está muito mais presente no dia a dia do que nós imaginamos. Conscientemente ou não, todo mundo com certeza já ouviu algum trecho ao menos uma vez na vida. 

É comum que elas apareçam em desenhos animados, comerciais, filmes, no teatro, ou mesmo nas caixinhas de música.

O que acontece é que, na maioria das vezes, ouvimos os trechos sem saber o nome das músicas, e sequer imaginamos que eles são partes de composições de alguns dos maiores músicos da história.

Se você é do time que sabe que já ouviu várias músicas clássicas, mas não consegue identificá-las, pode ficar tranquilo, porque seus problemas acabaram. É só continuar lendo pra saber mais sobre 10 das músicas clássicas mais famosas de todos os tempos. 😉

Músicas clássicas famosas

Fato interessante sobre as músicas clássicas: elas costumam ser beeeem longas. Por isso, é comum que as pessoas conheçam apenas alguns trechos mais famosos.

5ª Sinfonia ou Sinfonia do Destino — Ludwig Van Beethoven

Dizem que, para compor a 5ª Sinfonia, Beethoven se inspirou no sentimento que surge com a ideia da morte próxima. Talvez por isso ela seja considerada uma “música de ressurreição”, que incentiva a luta pela vida. 

Ela é a primeira sinfonia do músico a ser composta em tonalidade menor, o que só viria a ocorrer novamente cerca de 20 anos depois.

O Barbeiro de Sevilha — Gioachino Rossini

O Barbeiro de Sevilha é uma ópera do compositor italiano Gioachino Rossini. Quando foi apresentada pela primeira vez, em 1816, foi um grande fracasso, mas acabou se tornando uma das músicas clássicas mais famosas da história.

O Barbeiro de Sevilha já marcou presença até em desenho animado!

Primavera, de As Quatro Estações — Antonio Vivaldi

Em 1723, o compositor italiano Antonio Vivaldi escreveu quatro concertos para violino e orquestra, que ficaram conhecidos como Le Quattro Stagioni, ou As Quatro Estações

Apesar de todos terem ficado famosos, não há dúvidas sobre qual foi o concerto de maior destaque: A Primavera, hoje uma das músicas clássicas mais conhecidas do mundo.

Brindisi, La Traviata — Giuseppe Verdi 

La Traviata é uma ópera de quatro cenas do compositor Giuseppe Verdi, que foi inspirada no livro A Dama das Camélias. O primeiro ato da ópera, conhecido como Libiamo Ne’ Lieti Calici ou Brindisi, é um dueto entre os personagens Violetta e Alfredo Germont. 

Você pode até não saber de toda essa história, mas com certeza vai reconhecer a melodia!

Conheça outras canções inspiradas em livros

Jesu Joy of Man’s Desiring, Cantata 147 — Johann Sebastian Bach

Essa é outra música clássica que todo mundo já ouviu ao menos uma vez na vida. Jesu Joy of Man’s Desiring é conhecida em português como Jesus, Alegria dos Homens ou Cantata 147.

Für Elise — Ludwig Van Beethoven

Für Elise é o som das caixinhas de música, e em muitas cidades também é a música do caminhão de gás. 😂 Em alemão, significa Para Elisa. Mas, quem é Elisa? Alguns acreditam que seja a cantora Elisabeth Röckel, amiga de Beethoven. 

Outros defendem que a verdadeira musa seria Therese Malfatti, a quem Beethoven chegou a propor casamento. 

Con Te Partirò — Andrea Bocelli

Nem todas as músicas clássicas famosas são do século XIX, e Con Te Partirò está aí pra provar! A música foi gravada pela primeira vez em 1995, pelo cantor e compositor italiano Andrea Bocelli, um dos nomes de maior destaque na música erudita atual.

O Sole Mio — Luciano Pavarotti

O Sole Mio é uma canção napolitana, um estilo musical vindo da região de Nápoles, na Itália, que também é o berço de nascimento da pizza. Só vem coisa boa de lá, né?

Por aqui, O Sole Mio ficou conhecida com a interpretação do cantor Luciano Pavarotti.

Alla Turca ou Sonata para piano n.º 11 — Wolfgang Amadeus Mozart

É claro que não podia faltar uma composição de Mozart na lista. A Sonata para piano n.º 11 é conhecida como Alla Turca, ou Marcha Turca, porque a última parte da composição imita o som das bandas Janízaras, o exército turco da época do Império Otomano.

Marcha Fúnebre — Frédéric Chopin

Apesar de ser um pouco sombria, a Sonata Nº 2 de Frédéric Chopin, popularmente conhecida como Marcha Fúnebre, é uma das músicas clássicas mais conhecidas.

Você certamente já ouviu ela por aí, embalando alguma cena triste na trilha sonora de um filme. Saber o nome faz a música parecer ainda mais triste, né?

Música clássica para relaxar

Não é por acaso que, depois de séculos, as músicas clássicas continuam sendo ouvidas e tocadas repetidamente.

Existem várias teorias e estudos sobre os benefícios que ela traz, inclusive para a saúde. Quem nunca ouviu falar sobre o famosos efeito Mozart, que diz que a música clássica estimula a inteligência?

Verdade ou não, existe outro benefício da música clássica que não pode ser discutido: ela estimula nossos sentidos e é capaz de provocar diferentes sensações.

Quer comprovar essa teoria? Vem ouvir nossa playlist de clássicos para relaxar!

Mais posts que você vai gostar: