Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

11 músicas brasileiras que fizeram sucesso no exterior

Listas musicais · Por Renata Arruda

24 de Junho de 2021, às 12:00

Ao longo da história, muitos artistas brasileiros conseguiram fazer sucesso fora do país. É o caso de inúmeros cantores da MPB como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Tom Jobim, por exemplo.

Porém, não foi só a MPB que quebrou as barreiras. Ritmos como o sertanejo, o funk e o pop também conquistaram o público internacional e alcançaram altas posições nas paradas de vários países ao redor do globo.

Pensando nisso, selecionamos 11 músicas brasileiras que fizeram sucesso no exterior para você relembrar desses grandes hits antigos e atuais. Vem ver!

11 músicas brasileiras que fizeram sucesso no exterior

A nossa lista é eclética e tem de tudo!

Garota de Ipanema — Tom Jobim

Claro que a primeira canção seria Garota de Ipanema! A canção de Tom e Vinicius conquistou o mundo depois de ser gravada pelo maestro brasileiro ao lado de Frank Sinatra, alcançando o quinto lugar no Hot 100 da Billboard e conquistando o Grammy de Melhor Gravação em 1964.

Até hoje, a música é a segunda mais executada do mundo, perdendo apenas para Yesterday, dos Beatles.

Feelings — Morris Albert

Escrita em inglês, Feelings é uma música do brasileiro Maurício Alberto Kaisermann, mais conhecido como Morris Albert. A faixa fez muito sucesso em 1974, chegando a ficar 32 semanas consecutivas no Hot 100 da Billboard.

Regravada por nomes como Elvis Presley, Nina Simone e Offspring, em 1987 a canção foi declarada como plágio de Pour Toi, composição do francês Loulou Gasté. Morris Albert foi obrigado a dividir a autoria da música com Gasté.

Ilariê — Xuxa

É isso mesmo! A música mais famosa da Rainha dos Baixinhos é mais uma das músicas brasileiras que fizeram muito sucesso no exterior. 

Lançada em 1988, Ilariê conquistou a décima colocação em singles latinos da Billboard e foi regravada em inglês e espanhol pela própria Xuxa, visando conquistar o público estrangeiro.

A canção foi um hit infantil na América Latina e ganhou até uma versão chinesa!

Ai, Se Eu Te Pego — Michel Teló

Uma das músicas brasileiras mais famosas fora do Brasil é o hit Ai, Se Eu Te Pego. Lançada em 2011 por Michel Teló, a canção foi número um no ranking de canções latinas da Billboard em 2012 e assim ficou durante várias semanas.

Além disso, a faixa ainda chegou ao topo das paradas em mais de 20 países espalhados pela Europa e América Latina, ganhando uma versão em inglês (Oh, If I Catch You) e espanhol (Ai,Si Te Beso).

E tudo isso começou porque o jogador Cristiano Ronaldo resolveu comemorar seus gols fazendo a coreografia da música. 😆

Balada Boa — Gusttavo Lima

Além da canção de Michel Teló, outro hit de 2011 também quebrou as barreiras do idioma. Estamos falando de Balada Boa, sucesso de Gusttavo Lima que entrou para as paradas de sucesso de países europeus como Holanda, Itália, Bélgica e França.

Para se ter uma ideia do alcance, uma versão em alemão da música foi cantada pelo personagem Bob Esponja em um episódio do desenho que foi ao ar naquele país. 

Downtown — Anitta (part. J Balvin)

Dona de muitos sucessos no Brasil, Anitta conseguiu conquistar pela primeira vez o público estrangeiro com a canção Downtown, gravada em parceria com o colombiano J Balvin. A faixa foi a primeira de uma brasileira a entrar para o Top 50 Global do Spotify.

Além disso, a música alcançou o topo das paradas de países como Colômbia, Uruguai, Bolívia, Portugal e Espanha e colocou Anitta na lista de Artistas em Ascensão da Billboard.

Rap das Armas — Cidinho e Doca

Lançada em 1995 pela dupla de MC’s Júnior e Leonardo, Rap das Armas estourou em 2007, depois da versão gravada por Cidinho e Doca fazer parte da trilha sonora de Tropa de Elite.

Com o sucesso do filme no exterior, a música passou a ser tocada em vários países e virou um hit na África do Sul. Além disso, o funk ainda ganhou vários remixes feitos por DJs europeus, fazendo sucesso em Portugal, Holanda e Suécia, onde ficou quatro semanas no topo das paradas.

Mas Que Nada — Sérgio Mendes (part. Gracinha Leporace)

Vivendo nos EUA desde os anos 60, Sérgio Mendes foi responsável por colocar 14 músicas no hot 100 da Billboard. Entre elas, está uma versão de Mas Que Nada, de Jorge Ben Jor, que se tornou uma das canções brasileiras mais famosas no exterior.

A música entrou para as paradas de sucesso de mais de 15 países e chegou a ganhar um remix com o grupo Black Eyed Peas em 2006. A faixa também integra a trilha sonora da animação Rio, de 2011.

Chorando Se Foi (Lambada) — Kaoma

Lançada em 1989, Chorando Se Foi é uma música do grupo franco-brasileiro Kaoma, cantada pela carioca Loalwa Braz.

A canção foi um grande hit na época, vendendo milhões de cópias ao redor do mundo e entrando para as paradas de lugares como Austrália, Estados Unidos, França, Reino Unido e até o Japão, onde a faixa ganhou uma versão em japonês.

Hear Me Now — Alok (feat. Bruno Martini & Zeeba)

Lançada em inglês, a música Hear Me Now foi gravada pelos brasileiros DJ Alok, Bruno Martini e Zeeba, que também tem nacionalidade estadunidense.

A faixa foi a primeira de um brasileiro a ultrapassar as 100 milhões de execuções no Spotify e se tornou um grande sucesso na Europa, principalmente na Itália e na França.

Problema Seu — Pabllo Vittar

Comparada às outras canções, pode-se dizer que Problema Seu teve um sucesso modesto no exterior. Ainda assim, a faixa merece o registro: ela aparece na lista anual da edição de 2018 da revista Billboard como uma das 50 Canções Estelares de Artistas LGBT.

Com um clipe que bateu mais de 100 milhões de visualizações em apenas dois meses de lançamento, a música é um dos grandes hits de Pabllo Vittar, que vem fazendo sucesso internacional.

As melhores músicas brasileiras

Gostou de conhecer as canções do Brasil que fizeram sucesso no exterior? Então aproveita e vem conferir também as 22 melhores músicas brasileiras de todos os tempos!

As melhores músicas brasileiras

Leia também: