Letras Academy

11 músicas infantis para aprender inglês

Por Raquel Hespanhol

26 de Fevereiro de 2021, às 12:00


Falar inglês já deixou de ser um diferencial faz tempo. Hoje em dia, dominar o idioma se tornou um pré-requisito em muitas áreas e, com isso, o processo de aprendizado tem começado cada vez mais cedo.

Despertar o interesse de crianças para o estudo nem sempre é fácil. Por isso, é muito importante estimular sua curiosidade de maneiras divertidas e que façam sentido para elas. Dessa forma, elas nem perceberão que estão aprendendo!

Assim como adultos, crianças também podem aprender inglês com música e é sobre isso que vamos falar hoje!

Músicas infantis em inglês

Músicas infantis são fantásticas para aprender porque são desenvolvidas exatamente para isso. Cada canção infantil tem o objetivo de ensinar ou reforçar um conhecimento ou habilidade.

Com letras simples, vídeos bem ilustrados e temas específicos, as músicas infantis são excelentes aliadas para o aprendizado de um novo idioma. Além disso, as melodias costumam grudar na cabeça, o que faz uma grande diferença na hora de memorizar o que foi aprendido. 

Já cansou de ouvir Baby Shark? É hora de renovar a playlist!

The Alphabet Chant — Super Simple Songs

Saber o alfabeto é um passo importante para a fase de alfabetização e, em inglês, isso não é diferente. 

Músicas como The Alphabet Chant são excelentes formas de se aprender o alfabeto — inclusive para adultos! A melodia simples auxilia no processo de memorização e o torna bem mais divertido! 

How’s The Weather — Super Simple Songs

How’s The Weather é uma canção que fala sobre o clima. 

Além de apresentar um vocabulário interessante, ela também contém estruturas na interrogativa e comandos. Isso enriquece ainda mais o aprendizado, pois ajuda a criança a se familiarizar com frases um pouco mais complexas. 

Old MacDonald Had A Farm — Super Simple Songs

Um verdadeiro clássico das músicas infantis, Old MacDonald Had A Farm é provavelmente a canção mais famosa para aprender sobre os animais da fazenda. 

Com um vocabulário rico, ela é lúdica e geralmente desperta a vontade de cantar junto. Afinal, que criança consegue escutar esse clássico sem cantar pelo menos o famoso i-a-i-a-ô

Head, Shoulders, Knees And Toes — Super Simple Songs

Outro clássico das músicas infantis, Head, Shoulders, Knees And Toes vai ensinar aos pequenos sobre partes do corpo. 

Como se não bastasse aprender várias palavras novas, a coreografia famosa da canção reforça a memorização das palavras novas e, de quebra, ajuda no desenvolvimento motor. 

Animal Dance Song — CoCoMelon

Animal Dance Song fala sobre animais de uma maneira lúdica. As instruções são bem representadas pelos personagens no vídeo, o que facilita a compreensão e contribui para a memorização do que é dito. 

Assim como em Old MacDonald Had A Farm, essa canção também ensina os sons que os animais fazem, outro recurso que encoraja os pequenos a cantarem junto.

Let’s Make Curry — Pinkfong

Falar sobre comida é sempre uma boa ideia! Let’s Make Curry é uma ótima pedida para os pequenos que gostam de cozinhar ou demonstram interesse pela área. O vocabulário traz alguns ingredientes e ações realizadas ao cozinhar, como mexer e cortar. 

O vídeo, além de super divertido, também tem uma coreografia que vai incentivar os pequenos a se mexerem e, de quebra, facilitar a memorização.

If You’re Happy — Super Simple Songs

If You’re Happy é uma versão simplificada da famosa If You’re Happy And You Know It. Por isso, é uma boa ideia para crianças mais novas ou que estejam começando a descobrir o inglês.

Com estruturas mais curtas e muita repetição, é excelente para aprender e memorizar comandos. 

Bye Bye Goodbye — Super Simple Songs

Bye Bye Goodbye vai ensinar aos pequenos como se despedir. É uma canção bem simples e com poucos comandos, mas que trabalha o verbo modal can, utilizado para falar sobre habilidades. 

Adultos que já dominam o idioma podem explorar essas estruturas e até mesmo ensinar comandos novos para aumentar o desafio para crianças com maior conhecimento do inglês.

The Wheels On The Bus — Super Simple Songs

Presença registrada nos repertórios infantis, The Wheels On The Bus tem uma melodia simples e uma letra que se repete bastante. 

É uma canção bem lúdica e que estimula a participação das crianças. Mesmo aquelas que ainda não conseguem cantar junto podem dançar e repetir algumas palavras.

Days Of The Week Song — Super Simple Songs

Days Of The Week Song é uma das mais simples da nossa lista, mas também uma das mais úteis. Embora a letra dela seja composta apenas por dias da semana, esse é um tema que exige memorização. 

Para crianças e adultos, fica bem mais fácil aprender esse vocabulário quando há uma melodia para cantar junto.

I Have A Pet/Animal Song — Super Simple Songs

A última canção da nossa lista é I Have A Pet/Animal Song. Diferentemente de Old MacDonald, essa música fala sobre animais de estimação. 

Além de reforçar o vocabulário, ela também trabalha os sons dos animais e ensina como falar sobre eles. Por ter onomatopeias, é indicada também para crianças menores e que estejam começando a ter contato com o inglês.

Aprofunde seus estudos com a Disney

Uma das melhores fontes de músicas voltadas para o público infantil, a Disney tem uma lista interminável de sucessos que encantam crianças e adultos há gerações. 

Se você está aprendendo o idioma e é fã dos clássicos, não perca tempo: aprenda inglês com as músicas da Disney!

inglês com músicas da disney

Receba os melhores posts do blog em seu e-mail

Assine a newsletter gratuitamente

Por favor, insira um e-mail válido.

Obrigado por assinar a nossa newsletter! 😊

Ops, rolou um erro na inscrição. Tente novamente mais tarde.