LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Comemorações

Festa Junina: 24 músicas para você montar o seu arraiá

Por Mauro Sérgio Lima

7 de Junho de 2019, às 07:00


Finalmente chegou a melhor época do ano. 😍 Nem o mês do nosso aniversário nem o Natal em Dezembro ganham de Junho, sabe por quê? Por causa da Festa Junina! Algumas pessoas esperam essa época pra fazer suas simpatias em busca de um amor, já que dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, mas o melhor mesmo é aproveitar tudo de bom que as quermesses têm!

A festa junina tem origem em rituais do Hemisfério Norte de muitos séculos atrás e o objetivo era pedir por boas colheitas. Depois que chegou ao Brasil, essa festa se reinventou e hoje cada parte do país tem sua particularidade: no Maranhão o Bumba Meu Boi comanda os festejos, no Amazonas se comemora com a festa de Parintins, nos estados do Nordeste a comemoração é chamada de São João e por aí vai.

Bumba Meu Boi
Bumba Meu Boi, comemoração junina do Maranhão / Créditos: Divulgação

Canjica, milho cozido, maçã do amor, curau, beijo quente… a gente fica até sem ar de tanto pensar nessas delícias. 🌽🍎🥜 Mas claro que a festa junina não é boa só por isso não, também tem muita brincadeira como a quadrilha, as barracas do beijo, correio elegante e tudo isso embalado por canções que não deixam a gente ficar parado.

É por isso que separamos 24 músicas de festa junina pra quem tá ansioso igual a gente e não vê a hora de sair pulando de arraiá em arraiá. Vem entrar no clima!

24 músicas para curtir a festa junina

Como essa comemoração é pra todo mundo se alegrar, selecionamos mais de 20 músicas que farão da criança ao vovô tirar o pé do chão. Na nossa seleção tem muitos clássicos e mesmo que você não reconheça pelo nome, o som da sanfona com certeza vai trazer alguma lembrança muito gostosa.

Asa Branca – Luiz Gonzaga

Não tem outro jeito de começar essa lista senão com Asa Branca. Um dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga, reconhecido de ponta a ponta no Brasil.

Isso Aqui Tá Bom Demais – Dominguinhos

A arte de Dominguinhos traduz perfeitamente o espírito da festa junina. Em Isso Aqui Tá Bom Demais ele resumiu como ninguém: Olha, quem tá fora quer entrar/ Mas quem tá dentro não sai.

Chegou a Hora da Fogueira – Lamartine Babo

Essa música, composta por Lamartine Babo, é um sucesso que conta com várias regravações. É botar pra tocar em qualquer festa junina infantil que todo mundo ama!

Esperando Na Janela – Gilberto Gil

Gilberto Gil é um dos maiores nomes da música brasileira e como tal não poderia deixar de ter um sucesso junino. Esperando Na Janela é para dançar com o rosto bem coladinho.

Colo de Menina – Rastapé

Outra música pra chamar o seu amor e fazer o passinho do dois pra lá, dois pra cá. Nenhum casal fica sentado quando Colo de Menina começa a tocar.

Forró do Xenhenhém – Elba Ramalho

É só ouvir uma vez essa canção de São João que os acordes ficam na cabeça. Tudo isso graças à diva Elba Ramalho. Oh, xenhenhém gostoso! 🧡

Frevo Mulher – Zé Ramalho

Elba já apareceu na festa junina e agora trouxe o irmão. Também cheio de talento, a letra de Zé Ramalho em Frevo Mulher é indispensável para quem adora essa festança.

Xote da Alegria – Falamansa

Se esse xote do Falamansa faz mesmo milagre acontecer não dá pra saber, mas que faz todo mundo sorrir quando as primeiras notas começam a tocar, isso é com certeza! 💃🕺

O Sanfoneiro Só Tocava Isso – Tonico e Tinoco

A sanfona dessa canção de Tonico e Tinoco é inconfundível, quer ver? Pensa em música de quadrilha. Pensou? Provavelmente foi o som dessa dupla que veio na sua cabeça.

Quadrilha Brasileira – Xuxa

Quadrilha Brasileira é perfeita para o momento em que os casais se preparam para a maior dança da festa junina. Nessa versão, a Rainha Dos Baixinhos já comanda a turma!

Anarriê – Leandro e Leonardo

Anarriê/ Anarriê/ Tem rojão pra todo lado/ E eu no escurinho com você. Quem nunca cantou essa? Esse sucesso de Leandro e Leonardo é lembrado em toda festa de São João!

Pai Francisco – Galinha Pintadinha

Claro que não pode faltar uma cantiga popular, ainda mais se for uma festa junina infantil. A Galinha Pintadinha, antenada como só ela, já fez sua versão de Pai Francisco.

Pula Fogueira – Francisco Alves

Mesmo que a criançada não conheça Francisco Alves, os versos Pula a fogueira, iaiá/ Pula a fogueira, ioiô põem os pequenos pra dançar.

Cai, Cai, Balão – Assis Valente

Outra música típica de festa junina é Cai, Cai, Balão, composta por Assis Valente e regravada muitas vezes por vários grupos.

Prenda o Tadeu – Clemilda

Para sua época, Clemilda foi super irreverente ao lançar Prenda o Tadeu. A música é uma representante do forró malícia, subgênero que brinca com o duplo sentido nas letras.

Forró Do Rei – Trio Virgulino

Um dos forrós mais animados que existe, Forró Do Rei é para quem quer se acabar de dançar. Perfeito para o casal que adora fazer mil e uma coreografias no meio do povo.

Festa do Interior – Gal Costa

Em Festa do Interior, Gal Costa descreve um festejo de São João e traz com sua voz o calor que só uma comemoração junina consegue passar.

Nosso Xote – Bicho de Pé

Você está enganado se achou que as músicas para dançar juntinho já tinham acabado! A voz da vocalista de Bicho de Pé é como uma cheirada no cangote e conquista de primeira na música Nosso Xote (e em todas as outras 😜).

Se Liga – Paula Fernandes

Paula Fernandes nunca negou as origens e não é surpresa que tenha feito uma canção tão gostosa para tocar enquanto a fogueira queima e esquenta todo mundo.

É Proibido Cochilar – Os 3 do Nordeste

O próprio nome da música já diz: É Proibido Cochilar! Felizmente, com o som animado de Os 3 do Nordeste, ninguém vai nem pensar nisso.

Sonho de Papel – Carmen Miranda

Uma das artistas brasileiras mais conhecidas no mundo também tem uma música de quadrilha: Sonho de Papel. Carmen Miranda fez questão de marcar sua carreira com a Festa de São João.

Feira de Mangaio – Clara Nunes

Outra produção de uma grande cantora do país que tem todo o molejo da festa junina é Feira de Mangaio. A sanfona é quem dita o ritmo para que os pés acompanhem.

Uai Uai – Ney Matogrosso

Com muita extroversão, Uai Uai tem o clima dessa época. A interpretação de Ney Matogrosso deixa tudo super divertido.

O Xote Das Meninas – Luiz Gonzaga

Pra fechar, trazemos mais uma música de Luiz Gonzaga. O Xote Das Meninas é um clássico pra quem ama a barraca do beijo. Ela só quer/ Só pensa em namorar.

Agora é hora de montar seu arraiá!

Festa de São João é sinônimo de alegria, muita comida e, principalmente, música que coloca pra dançar até a pessoa mais quieta que está na quermesse.

Curtiu nossa seleção e quer tocar no seu arraiá? Já temos uma playlist de festa junina pronta pra você, é só dar o play!

Playlist Festa Junina