Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Música de ninar: as melhores canções para as crianças dormirem

Kids · Por Renata Arruda

10 de Maio de 2021, às 19:00

Dormir bem é importante para a qualidade de vida de qualquer pessoa. É durante o sono que o nosso sistema imunológico se fortalece e o organismo se regula, revigorando nosso corpo e mente para mais uma jornada diária.

Para crianças, dormir bem é ainda mais importante. Isso porque o sono está diretamente ligado ao desenvolvimento infantil, melhorando a aprendizagem, a memória, a atenção, o comportamento e o controle emocional delas.

No entanto, fazer os pequenos dormirem pode ser um desafio. Assim, vale apostar em um bom repertório de canções para bebês e crianças, feitas especialmente para garantir noites de sono tranquilas e relaxantes.

Pensando nisso, selecionamos as melhores músicas de ninar que vão te ajudar nessa tarefa. Vem ver!

Música de ninar: canções para a hora de dormir

Segundo o livro Canção de Ninar Brasileira: Aproximações, da pesquisadora Silvia de Ambrosis Pinheiro Machado, a música ninar é tão importante quanto o próprio sono para o desenvolvimento da criança.

Isso porque esse tipo de música tem uma força apaziguadora, capaz de revigorar o ambiente que cerca toda a família. Confira abaixo a seleção que preparamos pra você!

Músicas Para Dormir

Criada por Aline Sá Araújo, a série Elefantinho Bonitinho apresenta inúmeras regravações de canções infantis com animações fofas para divertir as crianças. 

Uma delas é o pot-pourri Músicas Para Dormir, que reúne clássicos como Brilha, Brilha Estrelinha, Alecrim Dourado e Se Essa Rua Fosse Minha em versões calminhas para deixar os pequenos bem tranquilos.

Feche Os Olhos

Cantada pela compositora e musicoterapeuta Raquel Durães, Feche Os Olhos oferece palavras de conforto e segurança para aquelas noites em que as crianças estão com medo de dormir no quarto ou até para acalmá-las após um pesadelo. 

Durma Pequenino

Durma Pequenino é uma canção apresentada pela série Leãozinho Voador, que vai ajudar os pais e cuidadores a embalarem os pequenos que estão com dificuldade de pegar no sono.

Será

Quando se fala em música infantil, não tem como não pensar na incrível dupla Palavra Cantada — que inclusive vai aparecer bastante nesta lista!

Unindo poesia à bela voz reconfortante de Sandra Peres, Será cria uma atmosfera de sonho perfeita para adormecer crianças e também adultos.

Palavra Cantada: conheça e relembre as 8 melhores músicas da dupla 

Se Essa Rua Fosse Minha

Uma clássica música de ninar, Se Essa Rua Fosse Minha ganhou uma encantadora versão feita pela badalada Galinha Pintadinha, feita especialmente para embalar os sonhos da garotada.

Dorme

Dorme é uma música de Arnaldo Antunes presente no premiado Canções de Ninar, álbum de estreia do Palavra Cantada (olha eles aqui de novo!).

A canção narra um momento no qual tudo no mundo dorme — incluindo os pequenos.

Meu Anjo Sim

Outra faixa do mesmo álbum do Palavra Cantada é a bela Meu Anjo Sim. Cantada por Sandra Peres e Zé Tatit, a balada compara os filhos a verdadeiros anjinhos, que vão dormir bem tranquilos depois de ouvir a canção.

Ursinho Pimpão

Quem é das antigas deve se lembrar de quando Simony integrava a Turma do Balão Mágico. Ursinho Pimpão é uma das canções gravadas pela cantora na época e fala sobre uma criança que brinca com seu ursinho enquanto o sono não vem.

Sucesso nos anos 80, a música foi relançada em 2008 pela cantora no álbum Superfantástica, com a participação de sua filha Aysha Benelli.

Relembre 13 músicas de desenhos dos anos 80 que marcaram sua infância

Canções de Ninar (Vamos Dormir)

Canções de Ninar é um conteúdo musical original produzido pela série infantil Um Herói do Coração. Com composições próprias, o projeto traz canções como Vamos Dormir, feita especialmente para embalar as crianças.

Chove

Presente no álbum indicado ao Grammy Latino Hora de Dormir, de Raquel Durães, Chove é uma música de ninar que alia a canção aos sons de água caindo, criando um clima propício para um sono aconchegante.

A Chuva

Embora A Chuva trate do mesmo tema que a faixa anterior, a música do Palavra Cantada aposta na onomatopeia e nos chiados para recriar os sons do chuvisco e de um ambiente que começa a adormecer com a chegada da noite.

Carneirinho 1, 2, 3

Em Carneirinho 1, 2, 3, o Palavra Cantada se inspirou no clássico Nana Neném e criou uma cantiga bastante original, que além de acalentar os pequenos ainda os ajuda a memorizar os números de 1 a 10.

Só é preciso tomar cuidado para que eles não acabem se divertindo demais com a música e esqueçam de pegar no sono! 😅

Vagarinho

Gravada pelo Palavra Cantada, Vagarinho é uma cantiga lenta e delicada cujos versos se repetem como um mantra, ideal para deixar as crianças sonolentas. Elas vão dormir sem nem perceber!

A Coruja

Mais uma faixa do projeto Um Pequeno Herói, A Coruja usa a mesma melodia de Meus Dedinhos em uma composição própria, sobre uma coruja que pede silêncio para que todos possam dormir.

Negro Céu

Presente no álbum Meu Neném, do Palavra Cantada, Negro Céu traz Sandra Peres e sua voz angelical em uma canção que fala sobre a chegada da noite. Uma excelente pedida para ninar até as crianças mais agitadas!

Músicas para dormir

Depois de conhecer algumas das melhores canções de ninar, que tal aproveitar e conferir nossas playlists de músicas para dormir para adultos? Tem opções para todos os gostos!

músicas para dormir

Curtiu? Então leia também: