Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas de Moraes Moreira para relembrar a carreira do cantor

Listas musicais · Por Laura Nolasco

13 de Abril de 2020, às 15:48

Em 2020 a música brasileira perdeu um grande cantor e compositor: Moraes Moreira faleceu, aos 72 anos, enquanto dormia em sua casa no Rio de Janeiro. 

Moraes Moreira
Créditos: Divulgação

Segundo sua assessoria, Antônio Carlos Moraes Pires, mais conhecido como Moraes Moreira, sofreu um infarto por volta das 6 horas da manhã. A notícia foi dada por seu grande amigo, e também cantor e compositor, Paulinho Boca de Cantor. 

Paulinho e Moraes fundaram juntos a banda Novos Baianos, que ficou conhecida nos anos 70 por trazer uma sonoridade brasileira para o rock fazendo uma mistura com o samba, a bossa e até a MPB

Novos Baianos
Os Novos Baianos em 1971 / Créditos: Divulgação

Moraes Moreira seguiu na banda até 1979, quando decidiu seguir carreira solo. Em seus 50 anos de carreira, o artista gravou mais de 60 discos, foi o primeiro a cantar em um trio elétrico no Carnaval e compôs para outros grandes cantores como Marisa Monte e Geraldo Azevedo. 

Em sua homenagem, vamos relembrar alguns dos maiores sucessos de Moraes Moreira?

As melhores músicas de Moraes Moreira

Selecionamos algumas das melhores músicas da carreira deste grande ícone da música brasileira.

Mistério do Planeta

Um dos maiores sucessos dos Novos Baianos, Mistério do Planeta fala sobre uma busca pela própria identidade, tocando em assuntos como a entrega e a comunhão. 

Acabou Chorare

Acabou Chorare é a canção que deu nome ao maior disco do Novos Baianos, escrita por Luiz Galvão e musicada por Moraes Moreira. 

A canção foi inspirada em uma situação real: Luiz estava observando a quantidade de abelhas que estavam pousando em sua mão e começou a escrever a letra. 

Além disso, ela teve influências da sonoridade de João Gilberto, tido quase como um guru pelo grupo. 

Pelas Capitais

Pelas Capitais, hit da carreira solo de Moraes Moreira, brinca com o nome e a história das capitais dos Estados brasileiros, levando todos a um passeio pelo país.

Preta Pretinha

Preta Pretinha também faz parte do álbum Acabou Chorare, dos Novos Baianos. A canção, escrita por Luiz Galvão, fala sobre um amor frustrado. 

A barca, citada na canção, se refere à travessia da ponte Rio-Niterói. Galvão conta que ele morava em Botafogo, enquanto sua amada morava do outro lado da Baía de Guanabara.

Pombo Correio

Pombo Correio é um grande clássico de Moraes Moreira, composta em parceria com Dodô e Osmar. A canção faz grande sucesso no Carnaval de Salvador até hoje.

Continue ouvindo o grande Moraes Moreira

Cinco músicas não são suficientes para honrar a memória deste grande cantor e compositor. Por isso, não pare por aqui: continue ouvindo os grandes sucessos de Moraes Moreira!