LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Listas musicais

Mulheres do rock: 10 artistas que fizeram história

Por Dora Guerra

30 de Junho de 2020, às 19:00


Quando falamos em rock, é normal encontrar listas que desconsideram a importância das mulheres para o estilo musical, e isso é um equívoco gigantesco: muitas mulheres foram essenciais para tornar o rock ainda maior, compondo e performando músicas de formas inovadoras.

O rock também permitiu que várias artistas pudessem falar o que pensavam, criar canções subversivas e questionar a misoginia, a política, a sociedade e muito mais. 

Imagina tudo isso na época em que o estilo explodiu, lá nos anos 60 e 70: mulheres mal podiam estudar ou sair do padrão social e lá estavam essas artistas icônicas, com guitarras na mão, roupas “ousadas”, falando o que pensavam. 

Por essas e outras, achamos mega importante homenagear as mulheres do rock. Quem são essas artistas cheias de atitude que fizeram história no gênero? Vem ver!

Mulheres do rock nacional

Selecionamos algumas das mulheres que já deixaram sua marca no rock nacional, mas claro: se sentir falta de alguém, comenta aí!

Rita Lee

Quando o rock’n’roll ainda era visto com maus olhos, Os Mutantes surgiram sem medo de nada. No centro da banda estava Rita Lee, com uma confiança inigualável.

A cantora, compositora e multi-instrumentista fez uma carreira inteira sem pedir desculpas: falava o que dava na telha, criava músicas sobre tudo e conquistou a admiração de Elis Regina a João Gilberto. 

Não dá pra falar de mulheres do rock sem a rainha do rock brasileiro: salve, Rita Lee!

Se inspire com a rainha do rock: as melhores frases de Rita Lee.

Cássia Eller

Quem já ouviu Cássia Eller não esqueceu jamais sua voz marcante, sua malandragem e seu jeito carismático. 

Talentosa e com muita presença de palco, Cássia foi a maior cantora do rock brasileiro nos anos 90.

Perdemos Cássia cedo demais, mas seu legado é admirável: músicas incríveis, performances inesquecíveis e um Acústico MTV que deixa qualquer outro no chinelo.

Se você curte a artista, vem conferir as melhores frases de Cássia Eller!

Pitty

A talentosa Pitty foi uma das primeiras a mostrar que o rock’n’roll vem de todos os cantos, inclusive da Bahia.

Ela começou pelo punk rock e já lançou cinco discos, passeando por vários outros subgêneros, mas sempre foi roqueira por definição. 

Desde a época do eu vou equalizar você, Pitty é uma potência com uma voz incrível e medo nenhum de falar o que pensa.

Frases da Pitty: 45 trechos de músicas da diva do rock.

Baby do Brasil / Baby Consuelo

Baby do Brasil (ou Baby Consuelo) fez seu nome pelos Novos Baianos, grupo incrível que alternava entre rock psicodélico, samba rock e MPB nos anos 70. 

Baby tem aquela voz aveludada que canta A Menina Dança, mas sempre teve um estilo irreverente. Por essas e outras músicas super marcantes na história do rock brasileiro, Baby é uma cantora que não podia faltar na nossa lista.

Paula Toller

Direto do Kid Abelha, Paula Toller se tornou uma das cantoras mais icônicas dos anos 80 em diante. 

Como cantora e compositora, Paula fez seu nome com sua voz suave e marcante, além de letras que todo mundo ama. E o sucesso do Kid Abelha é inegável: só no Brasil, foram mais de 9 milhões de discos vendidos. Quem nunca curtiu Como Eu Quero e outras faixas incríveis?

Você sabia que a canção fala, na verdade, de um relacionamento abusivo? Confira a análise de Como Eu Quero.

Mulheres do rock internacional

Já na cena internacional, muitas mulheres fizeram história nos diversos estilos de rock. Dá uma olhada em alguns nomes essenciais:

Patti Smith

Como falar de rock sem mencionar Patti Smith? A poeta do punk/rock é extremamente influente, conhecida por escrever sobre o que pensa e por tornar o rock uma forma de poesia. 

Suas músicas incluem temas feministas, críticas à sociedade e à religião e diversos desabafos profundos sobre coisas que Patti simplesmente não tem medo de dizer.

Por isso, a gente ressalta: Patti Smith é um ícone do rock!

Janis Joplin

A inesquecível voz rouca de Janis Joplin, seu carisma e seu som psicodélico marcaram a história do rock. 

Apesar de ter se tornado parte do “clube dos 27” e falecido cedo demais, Janis foi uma estrela incomparável, cantando em Woodstock e representando o Flower Power como ninguém. 

Joan Jett

Precisávamos incluir Joan Jett, né? Em sua carreira solo ou na companhia das incríveis The Runaways, Joan sempre foi uma artista icônica com muita atitude. 

Ela é considerada uma das maiores guitarristas do rock e suas faixas tocam até hoje em muitos filmes e séries por aí.

Seja declarando seu amor ao rock’n’roll ou não dando a mínima para sua má reputação, Joan Jett cravou seu nome na história da música como uma roqueira e tanto.

Tina Turner

Poucas artistas souberam misturar pop e rock como Tina Turner, através de sua voz visceral e talento gigante. 

Não dá pra negar o quão talentosa Tina é: com 12 Grammys na prateleira e mais de 300 milhões de discos vendidos no mundo todo, Tina Turner é um ícone. 

Ah, e fica uma curiosidade: seu nome esteve no Guiness Book por um show maravilhoso que fez no Maracanã, com um público recordista de 182 mil pessoas.

Stevie Nicks

Stevie é uma daquelas artistas que faz cada apresentação no palco parecer mística. Ela faz um rock menos pesado e mais poético, com sua aura e voz bastante características. 

Stevie Nicks trazia um sabor diferente às músicas do Fleetwood Mac. A compositora é a única mulher a ter dois espaços no Rock and Roll Hall of Fame: um pelo Fleetwood Mac, outro por sua carreira solo. Pra gente, os dois são merecidíssimos. 

Pra quem é roqueiro de carteirinha

Tudo bem, faltou gente na lista e a gente sabe! Se tivéssemos todo o espaço do mundo, incluiríamos mais inúmeros nomes, de Fernanda Takai a Debbie Harry. 

Essas mulheres que listamos são só alguns dos vários nomes que jogaram quebraram tudo e fizeram o rock do seu jeito.

Se você é roqueiro de carteirinha e já ficou com vontade de ouvir várias canções de rock, listamos as 15 bandas internacionais mais icônicas do estilo. Vem com a gente!

bandas de rock internacional