Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça as 10 melhores trilhas sonoras da história do cinema

Trilhas sonoras · Por Renata Arruda

25 de Outubro de 2021, às 19:00

Um dos elementos mais importantes de um filme certamente é a sua trilha sonora. Embora, tecnicamente, a trilha sonora seja o conjunto de sons que compõem uma obra (música, diálogos e efeitos sonoros), tornou- se comum chamar a trilha musical de trilha sonora.

Assim, quando pensamos nas trilhas mais marcantes do cinema, imediatamente nos lembramos de músicas icônicas como My Heart Will Go On, de Titanic, ou Eye Of The Tiger, de Rocky III, não é verdade? 

Afinal, a música é inserida nos filmes não apenas para dar ritmo às cenas, mas também para amplificar a experiência do espectador, provocando emoções e gerando memórias afetivas que podem durar pela vida inteira.

Pensando nisso, resolvemos listar algumas das melhores trilhas sonoras da história do cinema, para você conhecer ou relembrar. Vem ver o que preparamos!

As melhores trilhas sonoras do cinema

A trilha sonora de um filme pode ser original, composta especialmente para ele, ou ainda trabalhar com canções já existentes que irão dar o match perfeito com a história que está sendo contada. Veja algumas trilhas inesquecíveis:

Pulp Fiction

Um dos cineastas cujos filmes trazem as melhores trilhas sonoras com certeza é Quentin Tarantino. E a de Pulp Fiction com certeza está entre as mais icônicas.

Com mashups de canções de surf music e rock dos anos 60, o filme apresentou músicas do passado a toda uma nova geração, inclusive fazendo com que a surf music entrasse na moda novamente.

Desde a cena de abertura com Misirlou, de Dick Dale, até a clássica cena de dança de Uma Thurman e John Travolta ao som de You Never Can Tell, de Chuck Berry, a trilha sonora de Pulp Fiction gerou um grande impacto na cultura pop, chegando a ficar no número 21 do Top 200 da Billboard.

Trainspotting

Lançado em 1996, Trainspotting marcou uma geração ao abordar os efeitos dos narcóticos na juventude.

A trilha sonora do filme gerou uma verdadeira onda de interesse pelas canções de rock alternativo e indie no Reino Unido, resgatando canções eletrizantes como Lust For Life, de Iggy Pop, e Deep Blue Day, de Brian Eno.

Purple Rain

Purple Rain marcou a estreia de Prince como ator e foi um dos filmes de maior bilheteria em 1984, ano de sua estreia. A trilha sonora foi assinada pelo próprio cantor e sua banda, The Revolution, e não só mostrou toda a genialidade do artista, como até hoje é considerada como um dos melhores álbuns de música.

Dentre os destaques, estão grandes hits como Let’s Go Crazy, When Doves Cry, I Would Die 4 U e a clássica Purple Rain.

Dirty Dancing

Grande sucesso dos anos 80, a trilha sonora do musical Dirty DancingRitmo Quente vendeu mais de 32 milhões de cópias e se tornou um dos álbuns mais vendidos do mundo.

Com uma mistura de músicas famosas, como These Arms Of Mine, de Otis Redding, e canções originais, como She’s Like The Wind, cantada pelo ator Patrick Swayze, o disco ficou meses no topo do chart da Billboard.

6 trilhas sonoras que marcaram os anos 80

O Guarda-Costas

A trilha sonora de O Guarda-Costas é tão famosa que pouquíssimas pessoas não conhecem a música tema —  I Will Always Love You, cantada por Whitney Houston, é um clássico das canções de amor. O que muita gente não sabe é que se trata de um cover de Dolly Parton!

No entanto, esse não é o único hit do filme, que ainda conta com duas canções indicadas ao Oscar: I Have Nothing e Run To You, além de outros sucesso como I’m Every Woman, Trust In Me e Someday (I’m Coming Back).

Não à toa, o álbum ocupa o décimo quinto lugar na lista dos mais vendidos de todos os tempos nos EUA.

Pantera Negra

Co-produzida por Kendrick Lamar, que também assinou a curadoria das faixas, a trilha sonora de Pantera Negra traz canções que tratam de temas políticos, tanto reais quanto do universo do filme, interpretadas por artistas que vão de Khalid a Jorja Smith, 2 Chainz, Future e Earl Sweatshirt. 

O álbum traz ainda o hit All The Stars, um dueto entre Lamar e SZA que foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original em 2019.

Maria Antonieta

Dirigido por Sofia Coppola, Maria Antonieta é um drama histórico que reimagina a vida da última rainha da França antes da Revolução Francesa, trazendo uma atmosfera adolescente que passeia entre a atitude punk e a estética new wave.

Como não podia deixar de ser, a trilha sonora acompanha o clima do filme e traz canções de bandas como The Cure, The Strokes, New Order, Siouxsie and The Banshees ao lado de clássicos de Vivaldi e Couperin, dialogando com o público mais jovem. O destaque fica por conta de Aphrodisiac, do Bow Wow Wow.

Alta Fidelidade

Quem assistiu Alta Fidelidade, ou leu o livro no qual é inspirado, sabe que a trilha sonora é parte fundamental do filme. Afinal, o personagem principal é um aficionado por música e dono de uma loja de discos.

E o time por trás da seleção musical fez um belíssimo trabalho ao reunir com maestria canções de diferentes gêneros musicais, passeando por décadas da história da música em um álbum de apenas 15 faixas.

Com canções que vão de The Velvet Undergound a Bob Dylan, há ainda espaço até para uma aparição de Jack Black em um cover de Let’s Get It On, de Marvin Gaye. Um clássico da cultura pop!

Grease

Pode-se dizer que a trilha sonora de Grease: Nos Tempos da Brilhantina é uma das mais clássicas do cinema. Lançado em 1978, o filme é uma adaptação de um musical da Broadway e traz John Travolta e Olivia Newton-John como estudantes do Ensino Médio dos anos 50.

Fez tanto sucesso que o álbum foi o segundo mais vendido em 78, impulsionado pelo sucesso de You’re the One That I Want, lançada como single antes do filme estrear e que embala a icônica cena de dança de Travolta.

Além disso, a canção Hopelessly Devoted to You foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original. Ainda assim, nenhuma delas superou Summer Nights em termos de hit, que é um dos singles mais vendidos de todos os tempos.

Uma Linda Mulher

Grande sucesso da década de 1990, Uma Linda Mulher foi inspirado na ópera La Traviata e conta com uma trilha sonora recheada de hits. Para se ter uma ideia, a canção It Must Have Been Love, do Roxette, atingiu o número 1 no Hit da Billboard depois do lançamento do filme.

Com produção musical de James Newton Howard, também responsável pela curadoria da trilha de Jogos Vorazes, o álbum traz ainda sucessos como Show Me Your Soul, do Red Hot Chili Peppers, Wild Women Do, de Natalie Cole, e Pretty Woman, de Roy Orbison, um clássico absoluto.

Músicas inesquecíveis de séries famosas

Depois de saber mais sobre algumas das melhores trilhas sonoras do cinema, que tal agora conhecer também canções de séries que se tornaram grandes hits?

Confira nossa seleção de 14 músicas de séries que fizeram muito sucesso e relembre esses sucessos.

Músicas de Séries

Mais posts para quem curte trilhas sonoras: