Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Relembre as 12 melhores músicas do James Brown

Listas musicais · Por Érika Freire

10 de Abril de 2021, às 12:00

Mr. Dynamite, Soul Brother Number One… James Brown teve diversos apelidos durante sua trajetória musical. Mesmo assim, é difícil nomear o rei do soul, uma das maiores vozes da história da música no mundo

James Brown revolucionou o funk, R&B, o rock e a soul music com sua autenticidade, carisma e jeito de dançar cheio de estilo

James Brown
Créditos: Divulgação

Além da poderosa voz, foi um grande compositor, dançarino, produtor e multi-instrumentista que influenciou diversos músicos ao longo da história

Falecido em 2006 devido a uma insuficiência cardíaca, ele deixou um legado imensurável e hits que ainda irão marcar muitas gerações. Por isso, nada melhor do que a gente relembrar algumas das melhores músicas de James Brown 😉

Prepare-se para dançar: as melhores músicas James Brown 

Vamos celebrar a carreira de James Brown curtindo algumas de suas canções mais queridas. 

I Got You (I Feel Good)

Dançante e cheia de energia, bem ao estilo do cantor, I Got You (I Feel Good) é uma das principais músicas da carreira dele. 

Composta pelo próprio James Brown, o hit entrou para a lista da Rolling Stone entre as 500 maiores canções de todos os tempos, ocupando a posição 78. 

It’s a Man’s Man’s Man’s World

Composta em parceria com uma ex-namorada It’s a Man’s Man’s Man’s World fala sobre a relação entre homem e mulher, enfatizando que o homem estaria perdido em suas amarguras se não fosse a energia feminina.

A canção foi inspirada na observação de Betty Jean Newsome, ex-namorada do cantor, a respeito das diferenças entre os gêneros.

Please, Please, Please

Please, Please, Please apresenta o cantor em seu início de carreira, quando foi vocalista da banda The Famous Flames, um grupo de R&B da Geórgia, formado em 1952.

A música foi a primeira gravação do grupo e no videoclipe é possível notar a entrega e a dança, que se tornaram marcas do cantor. 

Get Up (Sex Machine)

Entre as melhores músicas de James Brown, o hit Get Up (Sex Machine) jamais poderia ficar de fora. 

Um clássico da carreira do cantor, a música é mais uma que entrou para a lista de 500 melhores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone.

https://www.youtube.com/watch?v=1UzZUfFUnxY&ab_channel=JamesBrownJamesBrownCanaloficialdoartista

The Payback

Música que traz um tema controverso: a vingança. Foi composta por Fred Wesley, com revisão do Brown antes da gravação. 

The Payback, que faz parte do álbum homônimo, foi composta para entrar como trilha sonora do filme Hell Up In Harlem, de 1973. Porém, os produtores do filme rejeitaram a música por considerarem ser algo mais do mesmo feito por Brown. 

Brown não gostou nem um pouco do comentário e como resposta lançou o disco.

Living In America

Lançada como single em 1985, Living In America é mais um grande destaque que marcou a trajetória de James Brown e entrou para Billboard Top 40 no ano seguinte ao lançamento.  

Composta por Dan Hartman e Charlie Midnight, Living In America conta sobre a emoção de pegar a estrada, as festas noturnas e a descoberta de si mesmo. 

How does it feel when there’s no destination that’s too far (Como você se sente quando não há destino que está muito distante)
And somewhere on the way (E em algum lugar no caminho)
You might find out who you are (Você pode descobrir quem você é)

Try Me

Uma balada digna de pegar a estrada, Try Me é outra faixa da época de James Brown And The Famous Flames, de 58. 

A canção, com letra romântica, foi incluída no disco homônimo e também no álbum Please Please Please

People Get Up And Drive Your Funky Soul

Uma das faixas do álbum Slaughter’s Big Rip-Off, lançado em 1973, People Get Up And Drive Your Funky Soul fala sobre um tipo de amizade que, apesar dos problemas, é construída com base na confiança e no apoio mútuo.

Get Up Offa That Thing

Lançada como single em 1976, Get Up Offa That Thing se tornou um dos maiores sucessos da carreira do cantor no final dos anos 70. 

James Brown escreveu a canção após fazer uma apresentação em Fort Lauderdale, na Flórida, em que a plateia seguiu sentada enquanto ele fazia um ótimo som funk. Desta situação, surgiu o refrão:

Get up offa that thing and dance till you feel better (Levante-se daí e dance até se sentir melhor)

The Boss

Em 1973, James Brown compôs as músicas do álbum Black Caesar especialmente para a trilha sonora do filme homônimo, cujo título no Brasil é O Chefão de Nova Iorque

Em The Boss fala sobre que o preço que se paga para ser o chefe pode ser alto. 

Papa’s Got a Brand New Bag

Música que presenteou o cantor com o Grammy de melhor Gravação de Rhythm & Blues.  

Papa’s Got a Brand New Bag é mais uma que vale a pena colocar em uma playlist especial com as melhores de James Brown.

Foi o próprio cantor que escreveu a letra, que apresenta um cenário familiar ao abordar a figura da irmã, do pai e da mãe.     

Say It Loud — I’m Black And I’m Proud

O cantor ressaltou o orgulho em ser negro na música Say It Loud – I’m Black And I’m Proud e chegou a ser criticado porque algumas pessoas acharam que a letra poderia incitar a violência.

Escrita por James Brown e Alfred Pee Wee, a música conquistou o primeiro lugar da parada R&B e o top 10 na Billboard Hot 100.

We’d rather die on our feet (Preferimos morrer em nossos pés)
Than be livin’ on our knees (Que viver de joelhos)
Say it loud, I’m black and I’m proud (Diga alto, sou negro e tenho orgulho)

Conheça a história da soul music

A soul music surgiu na década de 50 nos Estados Unidos e ficou conhecida pela emoção transmitida nas vozes dos grandes cantores do gênero.

Vem com a gente conhecer a origem da soul music, símbolo de expressão do movimento negro.

História da soul music

Leia também: