Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Greta Van Fleet: conheça as melhores músicas e a biografia

Listas musicais · Por Érika Freire

10 de Maio de 2022, às 19:00

Inspirados na década de 70, tanto nas músicas quanto no estilo de se vestir, o Greta Van Fleet ganhou a responsabilidade de ser a nova esperança do rock.

Diante de uma expectativa ousada, os quatro garotos de Michigan não decepcionam e desde o lançamento do primeiro EP, Black Smoke Rising, lançado em 2017, têm entregado muito rock and roll.

Greta Van Fleet
Créditos: Divulgação

A banda mostrou a sua energia, jovialidade e talento logo no primeiro single, Highway Tune, música com uma típica sonoridade de rock de garagem da melhor qualidade.

Ainda não conhece a banda? Então, essa é a sua chance de conferir um pouco da biografia e as melhores músicas do Greta Van Fleet! 

Greta Van Fleet: biografia

O Greta Van Fleet surgiu em Frankenmuth, Michigan, em 2012. A banda foi formada pelos irmãos Josh, Jake e Sam Kiszka, ao lado do amigo Danny Wagner.

Em fevereiro de 2017, a banda lançou o primeiro EP, Black Smoke Rising, e o single Highway Tune fez o grupo chamar a atenção de críticos e amantes do bom e velho rock and roll

Capa do EP Black Smoke Rising, do Greta Van Fleet
Créditos: Divulgação

A música liderou as paradas da Billboard Mainstream Rock e Active Rock, e não demorou para o Greta Van Fleet ser visto como a nova esperança do rock. 

Inspirados no rock dos anos 70, a banda mistura hard e blues rock, dando um novo fôlego para o gênero que vem sendo apontado como morto nos últimos anos. 

Em 2017, o Greta Van Fleet lançou o segundo EP, From The Fires, que contém as mesmas quatro faixas do EP anterior, algumas músicas inéditas e um cover de A Change Is Gonna Come, de Sam Cooke. 

Capa do EP From The Fires, do Greta Van Fleet
Créditos: Divulgação

Disco de estreia, Anthem Of The Peaceful Army

Em 2018, a banda lançou o tão aguardado disco de estreia oficial, Anthem Of The Peaceful Army, que se tornou o disco o mais vendido em sua semana de estreia nos Estados Unidos, com aproximadamente 80.000 cópias. 

Capa do álbum Anthem Of The Peaceful Army, do Greta Van Fleet
Créditos: Divulgação

Pincelando diversos elementos musicais, Anthem Of The Peaceful Army é composto por canções autorais, todas escritas em conjunto pelos quatro integrantes. Nas letras, eles falam sobre temas como amor, aventuras, paz e diversidade, entre outros. 

Comparação com o Led Zeppelin 

Desde os lançamentos dos primeiros singles, o Greta Van Fleet teve que lidar com as críticas a respeito da sonoridade da banda ser semelhante ao Led Zeppelin.

Os irmãos Jake, guitarrista e Josh, vocalista, relataram que de fato estudaram o Led Zeppelin para entender como eles funcionavam.

Greta Van Fleet
Créditos: Divulgação

Jake, por exemplo, ficou um ano debruçado estudando o guitarrista Jimmy Page, mas confessa ter observado outros músicos como Pete Townshend. Já Josh, que tem seu timbre muito parecido com Robert Plant, relatou que o vocalista do Led Zeppelin foi uma influência no início.

Ele explicou em entrevistas que não foi proposital, mas que acabou encontrando seu estilo de vocal meio que naturalmente porque tinha que se esforçar muito durante os ensaios para que sua voz fosse ouvida pelos demais integrantes da banda.

O próprio Robert Plant disse brincando que a voz de Josh o lembra a de alguém que ele conhece bem. 

The Battle at Garden’s Gate, mais maduro e autêntico 

Em 2021, o Greta Van Fleet lançou o segundo disco, The Battle at Garden’s Gate. Após lidar com tantas comparações com o Led Zeppelin, os integrantes demonstram mais maturidade com um disco que mistura elementos da psicodelia e do rock progressivo.

The Battle at Garden's Gate, álbum do Greta Van Fleet
Créditos: Divulgação

Para eles, a comparação com o Led Zeppelin é algo que deve ficar no passado e alguns integrantes até já demonstraram irritação sobre esse assunto. 

Ao que tudo indica, a partir de The Battle at Garden’s Gate, o Greta Van Fleet vai conquistar propriedade e respeito para seguir o seu próprio caminho como uma banda autêntica e que ainda tem muito rock a entregar.

Greta Van Fleet: melhores músicas

Confira a seguir algumas das melhores músicas do Greta Van Fleet. 🎸

Highway Tune

Com Highway Tune, o Greta Van Fleet mostrou ao mundo que apesar de cambalear muito, o rock segue vivo

Foi a primeira música que os integrantes escreveram e gravaram juntos. De acordo com a revista eletrônica Loudwire, Highway Tune foi a segunda melhor música de hard rock de 2017.

Heat Above

Em 2021, o Greta Van Fleet lançou seu segundo disco, The Battle at Garden’s Gate, mostrando um trabalho com letras mais maduras, como Heat Above.

A música é bem diferente da sonoridade que a banda apresentou nos primeiros trabalhos e tem uma atmosfera mais épica. 

Black Smoke Rising

Outra que merece destaque entre as melhores músicas do Greta Van Fleet é Black Smoke Rising, que começa com um riff bem energizante.

A letra filosofa sobre a divisão de pessoas no mundo e a crise da nova era

You’re The One

Letra romântica, estilo baladinha, You’re The One faz parte do primeiro álbum oficial do Greta Van Fleet, Anthem of the Peaceful Army. Se entregue a um momento de nostalgia com esse hit que remete ao passado.

Light My Love

Após lançar o disco The Blattle at Garden’s Gate, a banda aproveitou para fazer a Candlelight Sessions, em que divulgou algumas músicas do álbum com a participação de uma pequena orquestra.

Uma das faixas escolhidas foi Light My Love, e você confere a performance da banda a seguir: 

Age Of Man

Música com vibe épica, escolhida pelos integrantes para ser a faixa de abertura do álbum Anthem of the Peaceful Army. Age Of Man tem um trechinho inspirado em Immigrant Song, do Led Zeppelin, na parte Wonderlands of Ice and Snow

Eles aprimoraram a música, que começou a ser composta no Natal de 2017 enquanto estavam numa cabana na floresta, com instrumentos acústicos e meio à natureza.

Safari Song

Safari Song é mais uma entre as melhores músicas Greta Van Fleet. Rock and roll que fala sobre o ponto de vista de um homem que acredita ter dado todo o seu amor para uma mulher e mesmo assim ela fugiu. 

Edge Of Darkness

Para quem nunca ouviu Greta Van Fleet, experimente começar com a incrível Edge Of Darkness, sonzaço que dá uma boa ideia do estilo da banda. 

Tanto a melodia quanto a letra têm uma positividade no ar, nos encorajando a procurar a luz e encarar cada dia como um novo caminho. 

Flower Power

Presente no EP From the Fires, Flower Power é um hard rock mais tranquilo, com letra que exalta o amor e a sua capacidade de nos fazer sentir vivos. 

Broken Bells

Escrita em conjunto pelos quatro integrantes, Broken Bells tem uma sonoridade épica também, como em outras faixas da banda, e fala sobre acreditar que o sol vai sempre brilhar apesar de tudo. A canção logo se destacou entre os fãs. 

The Weight Of Dreams

Outro destaque do álbum mais recente do Greta Van Fleet é The Weight Of Dreams, música que tem quase 9 minutos, com letra mais profunda e sonoridade bem diferente dos primeiros hits da banda

Brave New World

Brave New World fala sobre medo, escuridão e a hipnotização da sociedade. É a penúltima faixa do álbum de estreia do Greta Van Fleet, Anthem of the Peaceful Army. 

Take one look at your skies

Dê uma olhada nos seus céus

And in the darkness realize

E na escuridão perceba

Kill fear, the power of lies

Mate o medo, o poder das mentiras

For we will not be hypnotized

Pois não seremos hipnotizados

When The Curtain Falls

Lançado em julho de 2018, When The Curtain Falls foi o primeiro single do álbum Anthem of the Peaceful Army. 

A música gerou na época uma expectativa sobre o que a banda entregaria no aguardado primeiro álbum oficial. Essa música mostra bem as inspirações com o som do Led Zeppelin, mas tal fato não desmerece em nada o talento e a capacidade de criar o som impactante que os garotos têm! 

Conheça 13 diferentes estilos de rock

Surgido no final da década de 40, o rock é um dos estilos mais importantes da história da música.

Através dele, diversos subgêneros surgiram, do clássico ao moderno, e a gente te apresenta neste post 13 diferentes estilos de rock!

Estilos de rock