Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas gaúchas: aumente o volume e ouça as melhores, tchê

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

16 de Novembro de 2020, às 19:00

A cultura do Brasil é extremamente rica e diversificada. Em cada região, nos deparamos com músicas, danças e costumes únicos, que compõem a identidade do nosso povo. 

No caso do sul, não poderia ser diferente. As músicas e as danças gaúchas são muito marcantes e merecem ser conhecidas por todos os brasileiros.

Mas essa não é uma exclusividade do nosso país. A cultura gaúcha compreende o folclore dos estados do sul e também das nações que estão na nossa fronteira: Uruguai, Paraguai e Argentina.

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre as músicas gaúchas? Nasceu ou vive na região e quer relembrar as melhores? Continue lendo e conheça a nossa seleção logo abaixo!

As melhores músicas gaúchas

Como são originárias do sul do Brasil, as músicas gaúchas, muitas vezes, não são consideradas representativas do folclore musical do país. 

Mas elas fazem parte dessa grande diversidade que é a cultura brasileira! Confira agora as melhores, aquelas você não pode deixar de ouvir:

Gaúcho de Coração — Cristiano Quevedo

A primeira canção da nossa lista é Gaúcho de Coração, de Cristiano Quevedo. Pelo título, você já consegue perceber a mensagem que o cantor pretende passar. 

O orgulho de ter nascido na região e de levar para os quatro cantos do Brasil a cultura gaúcha ficam evidentes na letra. Comprove você mesmo:

Milonga Abaixo de Mau Tempo — José Claudio Machado

Você sabe o que é milonga? É um gênero musical criado na região do Rio da Prata, localizada entre a Argentina e o Uruguai. Pela proximidade com esses países, o Rio Grande do Sul acabou adquirindo essa tradição cultural também.

Se você nunca tinha ouvido uma música nesse estilo, vale a pena ouvir agora Milonga Abaixo de Mau Tempo, de José Cláudio Machado:

Cantador de Campanha — Luiz Marenco

A campanha, ou pampa, é uma vegetação típica do sul do país e dos territórios argentino e uruguaio. É formada por plantas rasteiras e clima subtropical-úmido, próprio para o desenvolvimento da pecuária. 

O Cantador de Campanha, de Luiz Marenco, seria então um cantor que vive nessa região e expressa as suas emoções por meio das suas canções. Veja:

De Chão Batido — Os Serranos

Além do ritmo, a música gaúcha também traz consigo as expressões típicas da região. Em De Chão Batido, do grupo Os Serranos, percebemos muito bem essa variedade linguística:

Em xucras bailantas de fundo de campo
O fole e tranco vão acolherados

Você sabe o que esse trecho quer dizer? 😱 Xucro, de acordo com os gaúchos, é algo que não foi domado, amansado. Já fole são os acordes da gaita e o tranco é o ritmo musical. 

Ficou confuso? Agora tente desvendar o significado de outras palavras e conta pra gente nos comentários se você descobriu alguma:

https://youtu.be/by9wjJd16zA

Lida Campeira — Iedo Silva

E por falar em termos diferentes e característicos do sul, você sabe o que é uma Lida Campeira

Com essa canção de Iedo Silva, certamente você vai descobrir o que significa:

Me criei domando potro, laçando boi na invernada
tirando leite das vacas, pra minha mãe fazer coalhada
domingo de tardezita, eu saia pela estrada
dando de rédias no pingo, pra ver minha namorada

Querência Amada — Teixeirinha

Teixeirinha foi um dos maiores cantores gaúchos do Brasil. Ele foi o responsável por difundir esse estilo musical por todo o território nacional e também pelo mundo. Chegou a fazer shows em vários países da América do Sul, em Portugal, na Espanha e até nos Estados Unidos.

Na nossa lista, você confere um dos seus grandes sucessos, Querência Amada, composta em homenagem ao seu pai:

https://youtu.be/AGjOspXoraQ

Baile do Chico Torto — Gildo de Freitas

As narrativas sobre situações típicas da vida no campo é uma característica muito marcante na música gaúcha. Em Baile do Chico Torto, de Gildo de Freitas, temos um “causo” bem interessante.

Escute e se divirta com as situações inusitadas narradas pelo cantor:

Sonhando na Vaneira — Os Monarcas

A vaneira é uma dança típica do sul do Brasil. E ela foi criada exatamente para acompanhar as músicas compostas e produzidas na região. 

Uma canção que é ótima para dançar esse estilo é Sonhando na Vaneira, do grupo Os Monarcas. Arrisca alguns passos?

https://youtu.be/fRAJPy5K78E

Entardecer — Leopoldo Rassier

O romantismo também é muito acentuado nas letras das músicas gaúchas. É o caso de Entardecer, de Leopoldo Rassier.

Nela, temos o lamento de um homem que foi abandonado pela mulher amada. Se você curte uma boa dor de cotovelo, vale a pena conferir:

Fim de Mês — César Passarinho

Mais uma música romântica, Fim de Mês, do adorado artista César Passarinho, é outro exemplo de canção de amor em ritmo tipicamente gaúcho.

Não deixe de escutar e se lembrar de uma grande paixão que você já viveu um dia:

O Rio Grande Me Criou — Tchê Barbaridade

O conjunto musical Tchê Barbaridade, formado nos anos 1990, é o responsável pela criação do tchê music, uma vertente da música gaúcha que é mais moderna e irreverente.

O Rio Grande Me Criou é um dos hits que contribuíram para o sucesso do grupo e para a difusão dessa cultura riquíssima para todo o Brasil:

Cavalo Crioulo — Luiz Carlos Borges

Falar sobre o folclore gaúcho também é falar sobre a história do nosso país. É isso que Luiz Carlos Borges faz em Cavalo Crioulo.

O artista resgata as origens da história do Brasil, desde a chegada dos portugueses colonizadores, para contar como o cavalo se tornou um animal indispensável para os brasileiros. Veja:

Desassossegos — João Chagas Leite

Para finalizar, temos uma canção com uma temática típica das músicas gaúchas: a vida bucólica no campo em contraste com as dúvidas e os questionamentos que sempre vão existir dentro da gente.

Encante-se e se inspire com Desassossegos, de João Chagas Leite:

https://youtu.be/h7B51FPDuoI

Conheça mais sobre as músicas típicas do nosso país

Você acaba de saber um pouco mais e conhecer os principais exemplos da música gaúcha.

Agora, que tal continuar se aprofundando ainda mais na cultura nacional e conhecer os 6 principais estilos musicais do Brasil

Estilos musicais brasileiros