Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 12 melhores músicas de Aretha Franklin, a rainha do soul

Listas musicais · Por Érika Freire

25 de Fevereiro de 2021, às 19:00

Aretha Franklin cantou e emocionou multidões com a sua voz incomparável. Não é à toa que se tornou a rainha da soul music e conquistou, ao longo de sua trajetória, nada menos do que 18 Grammys.

Nascida em Memphis, em 1942, foi considerada a maior cantora de todos os tempos em eleição liderada por produtores e artistas e desbancou grandes nomes da música como John Lennon, Ray Charles e Elvis Presley.

Aretha Franklin
Créditos: Divulgação

À frente de seu tempo, Aretha abriu portas para que mulheres se sentissem à vontade para cantar e abordou em suas canções temas relacionados ao feminismo. 

Agora, nada mais justo do que relembrarmos algumas das melhores músicas da rainha do soul, Aretha Franklin.  

Melhores músicas de Aretha Franklin

Para tristeza dos apreciadores da voz de Aretha Franklin, a cantora faleceu em 2018 devido a um câncer no pâncreas, mas deixou um legado inquestionável para a história da música. 

Selecionamos a seguir alguns desses grandes sucessos para você se emocionar!

I Say a Little Prayer

Não poderíamos começar a lista de forma melhor! Aretha Franklin colocou a sua alma em I Say a Little Prayer, música gravada pela primeira vez por Dionne Warwick e escrita por Burt Bacharach e Hal David.

Anos depois, a canção foi oferecida para a rainha do soul, que fez uma versão no estilo R&B. Em 1997, a música foi trilha sonora do filme O Casamento do Meu Melhor Amigo.

Respect

Respect é uma canção de 1965 escrita e gravada por Otis Redding, mas que se tornou um marco na voz de Aretha Franklin, depois que a cantora a gravou no Dia dos Namorados de 67. 

A música ficou em destaque nas paradas de R&B e virou o hit mais popular de sua carreira. Ao interpretar Respect, Aretha conseguiu mudar o conceito inicial da letra dado por Otis Redding e fez com que a música virasse um hino feminista. 

A little respect (Um pouco de respeito)
I get tired (Eu estou cansada)
Keep on tryin (De continuar tentando)

(You Make Me Feel Like A) Natural Woman

Aretha Franklin fez uma apresentação emocionante durante o Prêmio Kennedy de 2015 ao cantar (You Make Me Feel Like A) Natural Woman, mais um de seus grandes sucessos.  

Ela deixou Carole King, uma das compositoras da canção, em êxtase e arrancou lágrimas de Barack Obama. Vale a pena conferir: 

Ain’t No Way

Ain’t No Way é outro destaque entre as músicas de Aretha Franklin e ainda tem um apelo afetivo para a cantora, já que foi escrita por sua irmã, Carolyn Franklin. 

A música faz parte do álbum Lady Soul, lançado em 1968 e entrou para a posição 16 da Billboard Hot 100.    

I Never Loved a Man 

Claramente a letra de I Never Loved a Man descreve uma relação de abuso. Composta por Ronnie Shannon, Aretha Franklin mais uma vez trouxe o ponto de vista feminino e a música se tornou um grande sucesso.

You’re a no good heart breaker (Você é um péssimo destruidor de corações)
You’re a liar and you’re a cheat (Você é um mentiroso e você é um traidor)

Freeway Of Love

Freeway Of Love é para você curtir a Aretha em um sua fase mais eletrônica, com influências da disco music. É perfeita para ouvir pela manhã e elevar o astral!

Disco Music: 14 hits que marcaram as discotecas dos anos 70 

Do Right Woman, Do Right Man

Música de 1967, Do Right Woman, Do Right Man faz toda mulher que se sente exausta diante da sociedade machista se identificar. 

A letra é super necessária e é mais uma canção sensacional que ilustra todo o brilhantismo de Aretha Franklin.  

A woman’s only human (Uma mulher é apenas uma humana) 
You should understand (Você deveria entender)
She’s not just a plaything ( Ela não é apenas um brinquedo)

Bridge Over Troubled Water

Bridge Over Troubled Water é de Simon & Garfunkel e foi transformada pela potente voz de Franklin, que gravou sua versão em 1971 para o disco Live at Fillmore West.  

Com a performance, a cantora ganhou como a melhor performance de Rhythm & Blues, no Grammy de 72. 

Amazing Grace

Um clássico da música gospel se tornou ainda mais emocionante na interpretação de Aretha. Ela cantou o hit em 2014, depois de ser anunciada por Barack Obama, na Casa Branca. 

Aretha também cantou Amazing Grace para o papa Francisco, em 2015. 

https://www.youtube.com/watch?v=UFt1FRG4_VM&ab_channel=Jazz%C2%B3%2B

Conheça a história de Amazing Grace, grande hino cristão 

Rock Steady

Lançada em 1971, Rock Steady foi escrita pela própria cantora e faz parte do disco Young, Gifted and Black.

Bastante dançante, a música mescla o ritmo do funk com a soul music.

Think

Aretha escreveu Think em parceria com Ted White, seu primeiro marido, com quem ficou casada até 1969. A letra pede liberdade e tem ares de ser um recado, a famosa indireta para homens manipuladores.

Think about what you’re trying to do to me (Pense sobre o que você está tentando fazer comigo)

Chain Of Fools

Inicialmente, Chain Of Fools era para ser gravada por Otis Redding, mas o tema feminino abordado na letra caiu como uma luva para Aretha.

A canção se tornou um de seus grandes sucessos e a Rolling Stone a incluiu na lista entre as melhores músicas de todos os tempos.      

Conheça a história da soul music

Muito bom relembrar os maiores sucessos de Aretha Franklin, né?

Agora que você viajou no tempo com essa diva, que tal aproveitar para conhecer a origem da soul music, símbolo de expressão do movimento negro? 

história da soul music

Mais posts pra você: