Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores de Martinho da Vila para você curtir e relembrar

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

22 de Julho de 2021, às 19:00

Martinho da Vila é um dos maiores artistas do Brasil. Seu talento não é reconhecido só no país, com os seus fãs de todas as gerações, mas também ao redor do mundo.

Prova disso é que, em 2021, ele será homenageado no Emmy Awards, pelo Prêmio à Excelência Musical.

Martinho da Vila
Créditos: Divulgação

Ao inovar e difundir o samba, patrimônio cultural brasileiro, o cantor consegue valorizar esse estilo musical e torná-lo ainda mais acessível e atemporal. Além disso, também é capaz de associá-lo a outros ritmos, como a MPB. 

Pensando nisso, é sempre bom exaltar a obra de um músico tão aclamado como Martinho da Vila. Na nossa seleção, você confere as suas melhores músicas para curtir e relembrar. Não perca! 

As 16 melhores músicas de Martinho da Vila

Como grande representante da essência da música brasileira, Martinho da Vila é um grande cantor e compositor.

A sua arte atravessa fronteiras e conquista admiradores de todas as idades. Conheça, a seguir, as suas melhores músicas! 😉

Mulheres

Lançada em 1995, Mulheres é a canção mais ouvida de Martinho da Vila até hoje! Apesar de ter sido composta há quase 30 anos, ela continua sendo revisitada, gerando novas interpretações. 

Em 2018, por exemplo, a youtuber Jout Jout gravou um vídeo fazendo uma análise bem inusitada da letra, como se o eu lírico estivesse se referindo a uma relação gay.

Disritmia

Outro hit do cantor é Disritmia, lançado há mais tempo, em 1974. Apesar de aquela ter sido uma época conturbada politicamente, ele não deixou de escrever sobre um tema recorrente em suas composições: o amor. 😍

Canta Canta, Minha Gente

Ainda na década de 70, Martinho da Vila se consolidou como um dos grandes sambistas do país. Com temas que valorizam a identidade negra, ele contribuiu muito para a luta pela igualdade racial no Brasil. 

Um exemplo de música com essa temática é Canta Canta, Minha Gente:

Aquarela Brasileira

Composta originalmente como um samba enredo da Império Serrano, do Rio de Janeiro, Aquarela Brasileira foi regravada também pelo cantor. E a sua interpretação, claro, é inesquecível.

Ex Amor

Você já deve saber que o samba é um estilo musical super romântico, que não deixa a sofrência de lado. Exemplo disso é a canção Ex Amor, que conta sobre o afastamento da pessoa amada. 

https://youtu.be/oGSpoVZ5LhU

Devagar, Devagarinho

Algumas músicas de Martinho da Vila são verdadeiras lições de vida. Em Devagar, Devagarinho, a gente recebe vários conselhos importantes para viver com mais leveza:

Devagarinho
É que a gente chega lá
Se você não acredita
Você pode tropeçar

Madalena do Jucu

Com certeza você já ouviu Madalena do Jucu. O que você não deve saber é que ela foi inspirada em uma antiga canção folclórica do Espírito Santo.

Assim, ao resgatar elementos do samba de raiz, o cantor também dá aula de história e de cultura:

Casa de Bamba

Uma das primeiras músicas de Martinho da Vila a conquistar o público foi Casa de Bamba. Foi com ela que o cantor participou de um festival da TV Record e acabou se tornando um dos finalistas.

Sonho de um Sonho

Com uma letra complexa e cheia de significados, Sonho de um Sonho fala sobre as vontades que temos desde a infância e que não conseguimos realizar na fase adulta.

Uma verdadeira fonte de inspiração para quem quer recuperar a sua criança interior.

Festa de Umbanda

Ainda sobre o resgate dos elementos da cultura negra, Festa de Umbanda é um samba sobre rituais afro-brasileiros. Essa influência fez bem ao cantor e o ajudou a compor uma de suas canções mais bonitas.

O Pequeno Burguês

Sucesso do primeiro álbum de estúdio de Martinho da Vila, O Pequeno Burguês é considerada até hoje uma obra prima.

Não só pelo resgate do samba de raiz, mas também pela letra, que traz vários elementos de sua trajetória de vida.

Roda Ciranda

Além de sambista, o cantor também realiza muitas pesquisas sobre outros estilos musicais do Brasil. Em Roda Ciranda há uma celebração dos ritmos rurais, acompanhada de viola caipira e acordeão.

Samba do Trabalhador

Entre o protesto e a malandragem, o Samba do Trabalhador, de Martinho da Vila, é uma celebração à figura do brasileiro esperto, que conhece muito bem os seus direitos trabalhistas.

https://youtu.be/iCDMjjjbjhg

Festa de Candomblé

Outra religião de matriz africana foi celebrada pelo cantor em Festa de Candomblé. E essa é mais uma maneira de exaltar essa crença que é tão estigmatizada em nosso país

https://youtu.be/xvYYS20A09o

Dancei

O verbo “dançar” pode ter vários significados, principalmente na língua falada. Pode ter a ver com música, mas também com alguma situação desastrosa, de enganação ou de desilusão, principalmente amorosa. 

Tente descobrir quais são os sentidos dessa palavra em Dancei:

Quem É do Mar Não Enjoa

Martinho da Vila é conhecido por popularizar o partido-alto, um estilo em que a música é cantada parte por um coro feminino, parte por um solista. É o que acontece em Quem É do Mar Não Enjoa.

Observe essa técnica musical aplicada nesta apresentação:

Confira mais frases do samba para alegrar o seu dia

As músicas de Martinho da Vila são uma verdadeira aula sobre a cultura negra e a luta pela igualdade racial no Brasil. Sem deixar de lado, é claro, os dilemas do coração. 

Agora que você descobriu quais são as suas melhores canções, não deixe de conferir 40 frases do samba para melhorar o seu astral!

Frases de Samba