Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado de Maluco Beleza, sucesso de Raul Seixas

Analisando letras · Por Érika Freire

21 de Janeiro de 2021, às 12:00

Se ser considerado “normal” significa seguir regras, Raul Seixas recusou o status. Preferiu ser taxado de louco e viveu seus 44 anos à sua maneira. 

Seu jeito maluquinho consistia apenas em propagar uma ideologia de vida mais livre e igualitária para todos, com uma forte tendência na busca pela compreensão do universo. 

Raul Seixas
Créditos: Divulgação

Com o lançamento do álbum O Dia Em Que a Terra Parou, em 1977, a canção Maluco Beleza, uma das faixas do disco, se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Raul.

Foi então que o apelido ganhou força e nosso querido Raul se tornou o eterno Maluco Beleza. 

Bora lá conhecer um pouco mais sobre essa história?

Significado de Maluco Beleza

Apesar de Raulzito ter ficado marcado como a figura central da música Maluco Beleza, a canção foi escrita e inspirada no estilo de vida de um de seus maiores parceiros de composição, Cláudio Roberto.

Isso não significa que Raul também não fosse considerado um doido aos olhos do social; sim, ele era. Também era seu parceiro Cláudio Roberto, visto na cidade em que vivia, Miguel Pereira, como um sujeito diferente, recluso e avesso a padrões e normas. 

Raul e Claudio
Raul e Claudio / Créditos: Divulgação

Por isso a parceria entre eles deu tão certo: os dois pensavam de forma similar e traduziram um pouco dessas ideias na canção Maluco Beleza. A letra fala sobre preservar a sua essência, ter uma vida mais autônoma e longe do comportamento de manada.

O que pode ser interpretado como maluquice pela maioria, para Raul era uma forma de respeitar a si mesmo, seguir a sua intuição e se tornar uma pessoa mais verdadeira.

Enquanto boa parte das pessoas opta por um roteiro padronizado, sem ao menos questionar se serve e combina com seu próprio estilo, Raul se nega a fazer tudo igual

Cantor Raul Seixas

Mas, como tudo tem um preço, a letra sugere que aqueles que não se adequam são taxados de doidos. Não é um caminho fácil escolher suas próprias andanças, já que deverá estar preparado para os julgamentos que irão surgir. 

Raul preferiu a segunda opção e encarou de frente, sem temer a sociedade hipócrita que leva uma vida vazia.     

Análise da letra de Maluco Beleza

Agora, chegou o momento de dar play na música e conferir a análise dos versos de Maluco Beleza.

Enquanto você
Se esforça pra ser
Um sujeito normal
E fazer tudo igual
Eu do meu lado
Aprendendo a ser louco
Um maluco total
Na loucura real

Quem disse que seria fácil ser louco, né, Raul? A letra apresenta duas figuras; a primeira é o estereótipo do sujeito tradicional, que automatiza o seu comportamento e escolhe viver sua vida através de um modelo pré-determinado.

Embora a crítica seja explícita, como ocorre na maioria das obras do cantor, Raul reconhece que também não é fácil estar desse lado mais certinho, por isso o trecho se esforça para ser um sujeito normal

A outra é a figura do maluco, que está aprendendo sobre como é ser um doido total. Mas, veja, ele está muito mais desperto do que os demais ao optar por seguir um caminho individual. 

Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza

Ele precisa controlar seus momentos de loucura e alterna com um pouco de lucidez, sendo que a lucidez, neste contexto da música, poderia ser questionada. 

Afinal, quem é mais doido: quem escolhe seguir adormecido e controlado ou quem ousa ficar à margem das regras impostas

Raul Seixas
Créditos: Divulgação

Surge, neste trecho, o neologismo (a criação de palavras novas derivadas de outras já existentes) maluquez.

E esse caminho
Que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir
Por não ter onde ir
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez

O caminho se torna fácil de seguir, porque ele compreendeu que não é preciso buscar nada externo. Não se tem para onde ir, no sentido de que ele já tem todas as ferramentas que precisa. 

Porém, como ele ainda vive dentro de uma sociedade com modelos e regras, sugere que controla a sua maluquez para que nada fuja do controle totalmente. É como se estivesse com um pé na terra e outro na Lua

Esse é o recado que Raul Seixas transmite na letra: ele se nega a viver dentro de um sistema e prefere ser louco à sua maneira.

Para os fãs do músico, o termo virou a definição da história de vida de um artista genial que deixou sua marca no mundo e que hoje se conecta com milhares de outros malucos beleza.

Implicância com o termo maluco beleza

Não apenas Maluco Beleza, mas todo o disco O Dia Em Que a Terra Parou traz como tema central o anseio pela emancipação do indivíduo

Todas as músicas foram escritas em parceria com Cláudio Roberto, que chegou a sentir um pouco de implicância com o termo maluco beleza

Ele próprio chegou a comentar que costumava sentir antipatia por algumas expressões, porém, como para Raul a expressão tinha importância, ele aceitou. Para Raul, o maluco beleza era o próprio Cláudio Roberto.   

Durante a produção do disco, chegaram a ficar quatro dias num hotel compondo e fizeram uma letra em inglês de Maluco Beleza, mas a versão definitiva saiu mesmo em português. 

A inspiração para criar a melodia do refrão veio da música francesa Aline, composta pelo cantor Christophe, morto em abril de 2020.   

Cláudio Roberto participou de outros sete discos de Raul e juntos escreveram grandes sucessos, como O Dia Em Que A Terra Parou, Rock Das Aranha, Aluga-se e Cowboy Fora Da Lei.   

Significado de outras 8 músicas do Raul Seixas

Você é da turma que grita “toca Raul” nos rolê? Então vem com a gente conferir o significado de 8 grandes sucessos do Maluco Beleza

Significado das músicas do Raul Seixas

Aproveite e leia também: