Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a cantora Majur, a nova cara da MPB

Indicações · Por Érika Freire

8 de Agosto de 2020, às 12:00

Um novo rosto tem chamado a atenção no cenário da nova MPB: através da sua imagem livre de rótulos, Majur não apenas encanta com suas músicas, mas endossa a representatividade, tão necessária no contexto atual. 

Majur
Créditos: Divulgação

Nascida em Salvador em outubro de 1996, a cantora e compositora se destacou ao participar da gravação de AmarElo, com Emicida.

Antes, já utilizava a internet e as redes sociais para divulgar o seu trabalho, o que acabou abrindo portas para que sua arte chegasse às pessoas certas.

Não-binária, negra e gay, Majur começou a cantar muito cedo: aos 5 anos já participava do coral da Orquestra Sinfônica da Juventude de Salvador. Agora, o seu R&B se prepara para alcançar muito mais! 

Vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória da cantora Majur?

Conheça a cantora Majur 

A cantora e compositora Majur dos Santos Conceição se dedica aos gêneros R&B e MPB falando sobre temas fundamentais, como relações afetivas e empoderamento. 

Além de gravar com Emicida, a cantora, mesmo em pouco tempo de carreira, já realizou parcerias e conquistas importantes, como com Caetano Veloso e Pabllo Vittar.

De família simples, Majur foi abandonada pelo pai quando tinha apenas dois anos de idade. Cresceu na periferia de Salvador e precisou, desde muito cedo, trabalhar separando materiais recicláveis pelas ruas, ao lado da mãe. 

Com outros 5 músicos, Majur formou uma banda em 2016, com a ideia de cantar em bares da cidade. Assim foi conquistando espaço para apresentar sua música nos locais mais badalados de Salvador. 

Em suas apresentações, ela tinha como maior inspiração a cantora Liniker. E foi exatamente com ela que Majur deu o maior passo de sua carreira.

Em 2018, ela teve a oportunidade de conhecer Liniker em uma programa de televisão de Salvador. Depois de uma grande aventura até conseguir chegar ao local, ela foi convidada pela cantora para subir ao palco naquela noite.

Elas cantaram juntas a música Tua, canção que Majur costumava apresentar nos bares da cidade. Ainda em 2018, ela lançou um EP com três músicas, Náufrago, Detalhe e Africaniei.     

Além da cantora Liniker e do afrofuturismo, as inspirações de Majur são diversas. Ela mesma diz que o seu som é world music com misturas de diversos ritmos que passam pelo soul, R&B, funk, melody e bases de matriz africana. Majur também é fã de Caetano Veloso e Chico Buarque.   

Convite para cantar AmarElo

Ao lado de Emicida e Pabllo Vittar, Majur foi convidada, em junho de 2019, para participar da música AmarElo, que fala sobre empoderamento e resiliência. 

Pabllo Vittar, Majur e Emicida
Pabllo Vittar, Majur e Emicida / Créditos: Divulgação

A participação no clipe acabou abrindo novas portas para a cantora e, em outubro, ela subiu no Palco Sunset do Rock In Rio 2019, ao lado de Emicida e Ibeyi.

Provavelmente, Majur jamais poderia imaginar até onde o seu nome chegou. Antes da carreira na música, a cantora chegou a estudar Design Visual com Ênfase em Meios Digitais na Universidade Salvador.

Durante uma entrevista para a revista Vogue, a cantora comentou: “Quando você é pobre, a música é só um sonho, não é uma profissão”. Para ela, nunca foi sorte e sim fruto de trabalho e fé. 

Conheça as músicas da Majur

Conheça agora os maiores sucessos da cantora:

Detalhe

Escrita por Majur, a música Detalhe faz parte do EP Colorir, de 2018, produzido por Jaguar Andrade, conhecido por trabalhos com Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown. 

Em Detalhe, é possível notar a voz firme de Majur e a sua capacidade de criar poesias musicais que conversam com as sensações humanas.  

Seu toque, retoque
Me desfoca o teu rosto
Me faz delirar
E de repente, carente
Te sussurro, segue o meu som

Africaniei 

No videoclipe de Africaniei, as cores e os costumes da Bahia são apresentados por Majur em um trabalho magnífico produzido por Jaguar Andrade. 

A música fala sobre ancestralidade e as misturas de um Brasil tão diverso. 

Sou angolano, africano
Índio, riquenho, mexicano
Preto, amarelo, pardo
Sou mistura, Brasileiro nato

20ver

Com mais de 1 milhão de visualizações, o clipe de 20ver foi lançado em agosto de 2019, com direção de Del e Fernando Young. 

Majur dança em um galpão acompanhada de outros artistas, endossando a representatividade e o respeito às diferenças. 

Vim te ver, gritar seu nome
Fazer sinal na janela do seu apê
Vim te ver, pra ter seu nome
E de carona fugir com você

Náufrago (part. Hiran)

Segunda faixa do EP Colorir, a música Náufrago conta com a participação do rapper Hiran. 

Composta por Majur, a letra funcionou para a artista para reforçar a sua descoberta e encontro de si mesma ao se compreender como não-binária. A canção é atual, um belo R&B com misturas e o suingue da Bahia. 

Ouça outros 15 artistas LGBTQI+ 

Sempre presentes no cenário musical, a comunidade LGBTQI+ conseguiu maior liberdade para cantar a respeito de suas vidas. 

Muitos músicos talentosos fazem parte dessa importante cena, como Ricky Martin, Linn da Quebrada, Liniker, entre outros. Vem ouvir o som de mais15 artistas LGBTQI+.   

artistas lgbt

Mais música de qualidade pra você