Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Maiores sucessos do rádio nas últimas décadas: conheça os hits

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

5 de Agosto de 2022, às 12:00

Os maiores sucessos da rádio nas últimas décadas ajudam a montar um panorama da história recente da música, passando por clássicos de artistas consagrados e singles de bandas que acabaram sumindo dos holofotes.

As canções mais tocadas nas décadas passadas explicam as constantes mudanças no mercado musical e traçam um perfil do ouvinte médio, com os gêneros e artistas mais populares dos últimos tempos.

O modão de viola deu lugar ao sertanejo universitário, o axé perdeu espaço para o funk e o rock passou por profundas transformações para se manter relevante. Vem descobrir quais os maiores sucessos da história recente do rádio!

Maiores sucessos da rádio: confira as mais tocadas por década

Mergulhar nos maiores sucessos da rádio nas décadas de 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010 possibilita compreender qual foi o papel da rádio nos rumos que a música tomou ao longo do século.

Entre hits nacionais e internacionais, não faltam faixas famosas nessa incrível jornada musical, veja só!

1960

Na década de 1960, mais da metade das músicas que tocavam nas rádios eram sucessos internacionais assinados por grandes nomes, como Beatles, Rolling Stones e The Doors.

Aos poucos, porém, a MPB começava a se firmar no gosto do brasileiro, jogando luz sobre grandes nomes da música nacional, como Jorge Ben, Mutantes e a Jovem Guarda, com destaque para Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

O samba de Martinho da Vila, Clara Nunes e Jair Rodrigues também estourou: das 100 músicas mais tocadas da década, 13 eram de sambistas.

Casa de Bamba — Martinho da Vila

Martinho da Vila emplacou três sucessos entre as 100 músicas mais tocadas da década de 60. Além de O Pequeno Burguês e Pra Que Dinheiro, o artista lançou nos anos 60 um dos maiores hits de sua carreira, Casa de Bamba.

Hey Jude — The Beatles

É impossível falar nos maiores sucessos dos anos 60 sem citar The Beatles e a icônica Hey Jude, uma das músicas mais famosas da história, composta por Paul McCartney para o filho mais velho de John Lennon.

1970

Na década seguinte, foi possível perceber uma drástica mudança nos maiores sucessos da rádio: as canções nacionais ganharam espaço e passaram a se destacar mais nas paradas.

Artistas da MPB, como Chico Buarque, Gal Costa, Elis Regina, Caetano Veloso e Rita Lee disputavam a preferência popular com “novatos”, incluindo Angela Ro Ro e Zé Ramalho.

Os Mutantes
Créditos: Divulgação

Os hits românticos estiveram entre os mais ouvidos, com destaque para Roberto Carlos, Wando e Fábio Jr, enquanto o cenário internacional foi movido pela música disco de Gloria Gaynor, Village People e Sister Sledge.

I Will Survive — Gloria Gaynor

Lançada em 1978, I Will Survive se tornou não apenas o hino de uma geração, mas de toda a comunidade LGBTQIA+ até os dias de hoje, firmando-se como a música mais ouvida do mundo por quatro semanas consecutivas.

Detalhes — Roberto Carlos

Roberto Carlos é a grande voz de alguns dos maiores sucessos dos anos 70, incluindo a romântica Detalhes, de 1971. A música ficou por mais de 300 dias seguidos entre as mais ouvidas no Brasil.

1980

Se a década de 70 foi da MPB, os anos 1980 foram do rock brasileiro. Legião Urbana, Kid Abelha, Titãs, RPM e Blitz lideraram o movimento com uma verdadeira sucessão de hits que marcaram história.

O sertanejo também começou a dar as caras nas paradas, com destaque para duplas até hoje celebradas, como Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó e João Paulo e Daniel.

Músicas sertanejas antigas
Chitãozinho e Xororó / Créditos: Divulgação

Lá fora, o movimento disco perde força e destaque para o rock e o pop. Foi nessa época que surgiram alguns dos maiores clássicos de Guns N’ Roses, Madonna e Michael Jackson, dono de Thriller (1982), disco mais vendido de todos os tempos.

We Are The World — U.S.A For Africa

Em 1985, 45 gigantes da música, como Lionel Ritchie, Michael Jackson, Tina Turner, Bruce Springsteen e Stevie Wonder, se juntaram para lançar o hit We Are The World para arrecadar fundos para combater a fome e doenças na África.

Greatest Love of All — Whitney Houston

A icônica Whitney Houston é a voz por trás de Greatest Love of All, um dos maiores sucessos da rádio nos anos 1980, regravação da balada de George Benson que foi Top 20 em mais de 25 países.

1990

A década de 1990 marca uma das maiores mudanças no mercado musical mundial e, sobretudo, brasileiro. Pela primeira vez na história, as músicas nacionais superaram as internacionais nas rádios do país.

Mamonas Assassinas
Créditos: Divulgação

A MPB deu espaço para o axé e o pop, que testemunhou a ascensão e a trágica despedida dos Mamonas Assassinas, mortos em 1996 após um acidente de avião e ainda listados entre os 10 discos mais vendidos da história do Brasil.

Que Se Chama Amor — Só Pra Contrariar

A faixa Que Se Chama Amor, a mais ouvida do país em 1993, pavimentou o caminho para o sucesso do próximo disco do grupo de pagode, Só pra Contrariar, um dos mais vendidos da história brasileira.

More Than Words — Extreme

More Than Words, da banda Extreme, é um dos maiores sucessos do rock internacional, mas acabou sendo o único grande hit da banda, que se separou em 1996.

2000

A ascensão de grandes estrelas internacionais, como Beyoncé e Britney Spears, travou o crescimento das músicas brasileiras nas rádios na década de 2000.

Kelly Rowland, Beyoncé e Michelle Williams, integrantes da banda Destiny's Child
Créditos: Divulgação

O pop internacional ditou os rumos da música durante toda a década, mas o emo brasileiro mostrou toda a sua potência em sucessos de NX Zero, Fresno, Cine e outras bandas que acabaram sumindo das paradas, como Hevo 84, Gloria e Scracho.

O axé, por sua vez, respirava por aparelhos mas se manteve graças à versatilidade de Ivete Sangalo e Claudia Leitte, enquanto Victor e Leo, Bruno e Marrone e Zezé di Camargo lideraram a ascensão do sertanejo nas rádios.

Halo — Beyoncé

Halo foi um dos maiores sucessos de Beyoncé nos anos 2000, liderando as paradas das rádios brasileiras ao longo de todo o ano de 2008.

Razões e Emoções — NX Zero

O NX Zero foi um dos responsáveis de um dos maiores sucessos da rádio dos anos 2000: Razões e Emoções foi uma das músicas mais ouvidas do Brasil ao longo da segunda metade da década.

2010

A popularização do acesso à internet gerou outro movimento de mudança no mercado da música. Pela primeira vez, a rádio não era mais a principal maneira de ficar antenado nos lançamentos musicais.

A década de 2010 foi dos românticos. Astros do R&B e do rock alternativo, como Bon Jovi, Coldplay e Adele ditaram os rumos da música naquele período.

Adele
Créditos: Divulgação

No Brasil, o sertanejo se firmou como o estilo musical mais ouvido e revelou novas estrelas, como Michel Teló, Jorge e Mateus, Luan Santana e Gusttavo Lima.

Ai Se Eu Te Pego — Michel Teló

Maior hit da carreira de Michel Teló, Ai Se Eu Te Pego foi número 1 em 21 países e está listada como uma das músicas mais famosas da década no mundo inteiro.

Happy — Pharrell Williams

Happy é um dos maiores sucessos da rádio de todos os tempos, firme no Top 10 de mais de 21 países por nada menos que 1.168 semanas consecutivas e dona do recorde de música mais baixada da história.

Sucessos internacionais inesquecíveis

Agora que você conhece os maiores sucessos da rádio, que tal entrar no espírito da nostalgia?

Solte o som na nossa playlist de músicas internacionais antigas e relembre 30 hinos inesquecíveis!

Músicas Internacionais antigas