Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça alguns dos maiores compositores do Brasil

História da música · Por Érika Freire

24 de Junho de 2020, às 12:00

Nem sempre quem canta um hit famoso é a pessoa que escreveu. Essa linda e importante tarefa é dos compositores, que muitas vezes ficam esquecidos depois que uma música conquista o sucesso merecido.

É normal a gente relacionar o intérprete como sendo o dono da canção, mas todos os sucessos tem um compositor por trás. Você saberia dizer, por exemplo, quem é o autor de músicas como Evidências, Aquarela do Brasil, Beber Cair e Levantar e Sozinho

Alguns profissionais preferem se dedicar a escrever sobre um determinado gênero, outros passeiam por estilos musicais diversos.

O que precisamos lembrar é que a figura do compositor é extremamente importante para o mercado musical e, por isso, resolvemos falar um pouco sobre os maiores compositores do Brasil. Vem com a gente!

Os maiores compositores do Brasil

Saiba mais sobre nomes como: 

  1. Tom Jobim;
  2. Chiquinha Gonzaga;
  3. Caetano Veloso;
  4. Cartola;
  5. e muito mais! 

Tom Jobim

Ouvido no mundo inteiro, Tom Jobim compôs algumas das músicas mais famosas da MPB, como Águas de Março, Garota de Ipanema, Insensatez, Chega de Saudade, Corcovado, entre muitas outras. 

Além de compor, ele era maestro, cantor, multi-instrumentista e fez parcerias com grandes nomes, como Vinicius de Moraes, João Gilberto e Chico Buarque. 

Chiquinha Gonzaga

Você provavelmente já pulou carnaval com ao som de Ó Abre Alas, a primeira marchinha lançada no país, em 1889, no Rio de Janeiro. 

A composição é de Chiquinha Gonzaga, que, além de compositora, era pianista e maestrina. Ela foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.  

Caetano Veloso

Caetano não é apenas um cantor de sucesso, mas também um grande letrista, com 5 composições na lista das 100 Maiores Músicas Brasileiras da Rolling Stone Brasil

Entre seus maiores sucessos como compositor, destaque para Domingo, Alegria, Alegria, Vaca Profana, Sampa, Baby e Panis Et Circensis, em parceria com Gilberto Gil. 

Cartola 

Angenor de Oliveira, o Cartola, foi um sambista carioca de talento e grande compositor que também tocava violino, cavaquinho, violão e escrevia poesia. 

Viveu no Morro da Mangueira e lá fundou a escola de samba com apenas 20 anos de idade. O Mundo É Um Moinho, As Rosas Não Falam e A Sorrir são algumas de suas composições. 

Marisa Monte

Marisa Monte é uma artista completa: canta bem, compõe, é multi-instrumentista e ainda atua como produtora musical. 

Mesmo com seu jeito discreto, fora dos holofotes, Marisa conquistou respeito e se tornou uma voz única na MPB. Algumas de suas composições são: Ainda Lembro, Gentileza, Não é Fácil, Tribalistas, E.C.T., Você Vai Estar Na Minha, entre tantas outras.

Nando Reis 

Você sabia que Resposta, sucesso do Skank, foi escrita por Nando Reis? Ele é um fenômeno em criar hits, além de ser também um excelente cantor. Muitas das músicas cantadas por Cássia Eller foram escritas por ele, como All Star, Luz Dos Olhos e Segundo Sol. 

Ele escreveu também: Ainda Gosto Dela, Sutilmente, do Skank, Do Seu Lado, do Jota Quest, Onde Você Mora, do Cidade Negra, além de diversas outras quando fazia parte do Titãs.

Chico Buarque 

Um patrimônio da música brasileira, Chico Buarque é autor de diversas músicas que marcaram gerações. Foi ele quem compôs A Banda, Construção, Cálice, Apesar de Você, Vai Passar, entre outras. Muitas de suas composições carregam fortes críticas ao período da Ditadura Militar

Durante sua carreira, Chico Buarque fez grandes parcerias com Tom Jobim, Toquinho, Vinicius de Moraes, Baden Powell, Caetano Veloso, entre outros nomes da música.

Aldir Blanc

Estima-se que Aldir Blanc tenha escrito cerca de 500 canções. Nascido no Rio de Janeiro, Aldir se formou em medicina, mas optou por se dedicar à composição e à literatura e se tornou um dos maiores letristas do Brasil. 

É ele o autor de músicas como O Bêbado e a Equilibrista, Resposta Ao Tempo, Amigo É Pra Essas Coisas, Vida Noturna, entre outras.  

Confira o significado da música O Bêbado e a Equilibrista.

Leoni 

Leoni teve passagens pelo Kid Abelha no início dos anos 80 e depois formou a banda Heróis da Resistência, que ficou em atividade de 86 até 92. 

Depois, seguiu carreira solo, mas antes já havia escrito composições importantes: Como Eu Quero, em parceria com Paula Toller, Exagerado, com Cazuza, Só Pro Meu Prazer, Garotos II e Fotografia

Confira o significado da música Como Eu Quero, uma falsa canção de amor.

Bruno Caliman 

Ele é um dos maiores compositores da música sertaneja moderna. São de Bruno Caliman sucessos como Domingo de Manhã, famosa na voz da dupla Marcos e Belutti, Destino, de Lucas Lucco, Contrato, de Jorge e Mateus, Camaro Amarelo, de Munhoz e Mariano, e tantas outras que você nem imagina. 

Bruno e Marrone, Luan Santana, Gusttavo Lima, Gian & Giovani e até Raça Negra já gravaram composições de Bruno. 

Peninha 

Às vezes, no silêncio da noite, eu fico imaginando nós dois… Achava que a música Sozinho era do Caetano Veloso? Pois foi o Peninha que escreveu esse tremendo sucesso. Foi ele também que criou Alma Gêmea, um dos maiores sucessos de Fábio Júnior. 

Peninha compôs músicas que ficaram conhecidas por artistas como Negritude Jr., Alcione, Grupo Pixote, Só Pra Contrariar, João Paulo & Daniel, entre outros. 

Carlos Randall

Carlos Randall tem mais de 3 mil músicas gravadas, inclusive com artistas internacionais, como Júlio Iglésias.

Ele já compôs para Leandro & Leonardo, Zezé Di Camargo & Luciano, Chrystian & Ralf, Carmem Silva, Gian & Giovani, Chitãozinho & Xororó, entre muitos outros cantores. O sucesso Dois Corações e Uma História foi composto por ele. 

Paulo Sérgio Valle

Ele é autor de um dos maiores sucessos da música nacional: Evidências é praticamente um hino e ficou conhecida na voz da dupla Chitãozinho e Xororó, mas a letra foi escrita por Paulo Sérgio Valle em parceria com José Augusto, outro importante compositor brasileiro. 

Tim Maia

Tim Maia não foi apenas o rei do soul brasileiro, mas também escreveu grandes sucessos que marcaram a sua carreira, como Gostava Tanto de Você, Sossego, Que Beleza, Não Quero Dinheiro, Azul da Cor do Mar e muito mais

Fernando Brant 

Nascido em Belo Horizonte, Fernando Brant foi um dos integrantes do Clube da Esquina. 

Ao lado de músicos e compositores como Milton Nascimento, Lô Borges, Wagner Tiso, Márcio Borges, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Paulo Braga, Fernando Brant compôs músicas que até hoje fazem sucesso, como Paisagem da Janela, Canção da América, Travessia, Bola de Meia-bola de Gude, entre outras. 

Conheça a história do Clube da Esquina.

Fique com os grandes nomes da MPB 

Comprovando que a música brasileira sempre esteve muito bem representada, há diversos outros compositores essenciais, como Pixinguinha, Ary Barroso, Luiz Gonzaga, Tom Zé, Baden Powell, Gilberto Gil, Raul Seixas, Fátima Leão… Mas, numa lista, a gente nunca consegue reunir todos.

Que tal curtir agora alguns grandes nomes da MPB nesse post que reúne 15 cantores que fizeram história na música popular brasileira?

Cantores da MPB

Continue lendo: