Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça alguns dos lugares que marcaram a história do rock

História da música · Por Raquel Hespanhol

10 de Fevereiro de 2021, às 12:00

O rock é um estilo musical que cativa fãs ao redor do mundo há décadas, marcando geração após geração. 

Além de ir a shows, uma maneira incrível de aprender mais sobre o rock e descobrir coisas novas é viajando! Afinal, há vários lugares ao redor do mundo que se tornaram ainda mais especiais por manterem a essência do rock viva. 

Preparamos para você uma lista com alguns lugares que marcaram a história do rock ao redor do mundo para você aprender ainda mais sobre o estilo e, quem sabe, programar sua próxima viagem!

Lugares que marcaram a história do rock: cidades

Vamos começar listando algumas cidades que foram importantíssimas para o rock ao redor do mundo. 

Brasília, Brasil

Não podíamos começar a lista de outra forma! Brasília é conhecida como o berço do rock nacional. Bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Raimundos foram fundadas em Brasília, além de muitas outras. 

Brasília
Créditos: Divulgação

Embora Brasília não tenha muitos pontos turísticos associados ao rock, a cena da música autoral segue viva e forte na cidade. Se você gosta de rock, certamente vai conseguir descobrir muita coisa nova na capital do Brasil!

Londres, Inglaterra

Sem sombra de dúvidas, Londres é um lugar importantíssimo para a história do rock. Nomes como Rolling Stones, Pink Floyd, Queen, David Bowie, Sex Pistols e The Who saíram da cidade chuvosa para conquistar o mundo com seu talento. 

Com seus incontáveis pubs, Londres é tão importante para o cenário do rock que existe até o London Rock Legends Tour, um passeio pelos pontos turísticos do rock espalhados pela cidade.

Abbey Road
Abbey Road / Créditos: Divulgação

A antiga casa de Freddie Mercury e a lendária Abbey Road são apenas alguns exemplos dos lugares visitados pelo tour. 

Liverpool, Inglaterra

É impossível falar de rock sem mencionar os Beatles. Paul, John, Ringo e George, todos nascidos em Liverpool, foram os responsáveis por transformar a cidade em um verdadeiro museu a céu aberto. 

Liverpool
Créditos: Divulgação

Seja você fã dos Beatles ou não, não tem como ficar entediado em Liverpool. Há diversos passeios, museus, bares e restaurantes para se visitar. Nomeada pelo Guinness Book como a cidade do pop, Liverpool certamente vai te surpreender!

Seattle, Estados Unidos

Conhecida como a capital do grunge, a cidade é berço de bandas famosas por representarem o estilo, como Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains.

Além do movimento grunge, outros nomes de peso vieram de lá: Foo Fighters, Heart e Jimi Hendrix são alguns exemplos.

Seattle é uma cidade bastante agitada e com muita coisa para fazer. Uma parada obrigatória na cidade é o MoPOP, um dos maiores museus do mundo dedicado à cultura pop.

MoPOP
MoPOP / Créditos: Divulgação

Esse museu ajuda a contar a história da música na cidade e no mundo e tem galerias dedicadas a grandes artistas, como Kurt Cobain. 

Nova York, Estados Unidos

Essa grande metrópole fez incontáveis contribuições para o mundo da música. Berço de nomes como Ramones, The Strokes, Talking Heads, Kiss e Blondie, Nova York contribuiu e muito para o rock mundial.

Strawberry Fields Memorial
Strawberry Fields Memorial / Créditos: Divulgação

A cidade que nunca dorme tem incontáveis lugares para se visitar. Dentre eles, vale citar o Strawberry Fields Memorial, um mosaico feito em homenagem a John Lennon, e os mais de 120 pubs espalhados pela cidade, onde você poderá descobrir muitas bandas autorais novas e conhecer pessoas de vários lugares do mundo!

Eventos e shows que marcaram a história do rock

Não há como falar de rock sem mencionar os shows e festivais! Confira abaixo uma lista de alguns deles.

Woodstock

O Woodstock Festival foi um marco na história da música contemporânea. Realizado em 1969, em Bethel, nos Estados Unidos, o festival durou quatro dias e contou com nomes como Janis Joplin, Jimi Hendrix e The Who.

Festival de Woodstock
Créditos: Divulgação

Famoso por ter sido um marco para a geração hippie, ele reuniu 400 mil pessoas – apesar de terem sido vendidos apenas 186 mil ingressos. Outras edições do festival aconteceram, mas a original segue sendo a mais lembrada. 

Glastonbury

Realizado em Pilton, na Inglaterra, o festival de Glastonbury – Glasto, para os íntimos – vai muito além da música: voltado para as artes performáticas, ele também traz atrações de dança, circo, teatro e humor, por exemplo.

Glastonbury Festival
Glastonbury Festival / Créditos: Divulgação

Sua primeira edição foi em 1970, mas o festival segue em atividade até hoje. Por causa de seu foco nas artes como um todo, muitas pessoas o comparam ao Coachella, que é realizado na Califórnia, nos Estados Unidos. 

Rock In Rio

Idealizado por Roberto Medina, o festival teve sua primeira edição em 1985 e, desde sua criação, é reconhecido como o maior festival musical do planeta.

Até o momento, o festival teve 20 edições e a última delas foi realizada em 2019, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Cidade do Rock
Créditos: Divulgação

Embora tenha sido organizado inicialmente no Rio de Janeiro, de onde veio o nome, o festival tornou-se um evento de repercussão mundial e já teve edições também em Portugal, na Espanha e nos Estados Unidos. 

Lollapalooza

Criado em 1991, o festival norte-americano foi criado por Perry Farrell, cantor do Jane’s Addiction, como uma turnê de despedida de sua banda. O Lollapalooza aconteceu até o ano de 1997 e então ficou cinco anos inativo, voltando a acontecer em 2003. 

Lollapalooza
Créditos: Divulgação

Em 2005, o festival foi reformulado e passou a ter o seu formato atual, mas apenas em 2010 ele passou a acontecer também fora dos Estados Unidos. A primeira versão brasileira do festival aconteceu em 2012, no Jockey Club, em São Paulo. 

Live Aid

Esse festival de rock foi organizado com o objetivo de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia.

Os shows foram realizados no ano de 1985, no Wembley Stadium, em Londres e também no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia. Houve também apresentações em Sydney, Tóquio e Moscou.

O Live Aid foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos, com quase dois bilhões de espectadores para as transmissões ao vivo em mais de 100 países.

Live Aid, festival que deu origem ao dia do rock
Créditos: Divulgação

Seu impacto foi tão significativo que a data de sua realização, 13 de julho, passou a ser considerada no Brasil como o Dia Mundial do Rock

Outros lugares que marcaram a história do rock

Você quer se sentir uma própria estrela do rock? Nada melhor do que visitar lugares frequentados por seus ídolos e aprender ainda mais sobre sua história!

Chelsea Hotel

Localizado na 222 West 23rd Street, no bairro nova iorquino de Chelsea, este hotel histórico já foi lar de grandes nomes da música, como Janis Joplin, Bob Dylan e Patti Smith.

Chelsea Hotel
Créditos: Divulgação

Embora não seja mais possível residir no hotel, ainda é possível se hospedar por lá. 

The Cavern Club

Esse bar temático de Liverpool tornou-se mundialmente famoso por ser um dos lugares onde os Beatles se apresentavam no início da carreira.

Após a explosão da banda, o quarteto de Liverpool cedeu seu lugar no palco do The Cavern para nomes como Queen, Elton John e Rolling Stones. 

The Cavern Club
Créditos: Divulgação

O bar foi demolido em 1973, mas foi reconstruído 11 anos depois, 15 metros adiante do local original. O próprio Paul McCartney chegou a se apresentar no local novamente em 1999 e seu filho, James McCartney, iniciou sua carreira musical com uma apresentação no local. 

The Crocodile

O The Crocodile foi fundado em 1991 em Seattle, nos Estados Unidos, e foi um ponto de partida para diversas bandas de grunge da cidade. Nomes como Nirvana, Pearl Jam, Green Day e R.E.M. já se apresentaram no local.

The Crocodile
Créditos: Divulgação

O bar foi fechado em 2007 e reaberto em 2009. Hoje, pertence ao baterista do Alice in Chains, Sean Kinney, e segue sendo uma atração para a cidade de Seattle. 

Hoje é dia de rock, bebê!

O rock é um gênero musical muito diverso e rico, com influências que vão desde a música clássica até a música eletrônica.

Se você gostou de conhecer lugares que marcaram a história do rock, certamente vai gostar desse artigo sobre 13 diferentes estilos de rock.

Estilos de rock