Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira o significado da música Losing My Religion, do R.E.M

Analisando letras · Por Érika Freire

13 de Novembro de 2020, às 19:00

Do o grunge ao punk, o rock dos anos 90 renovou o gênero e, sem dúvida, o R.E.M teve grande contribuição, sendo apontado como a banda pioneira no rock alternativo. O destaque fica para o hit Losing My Religion, que, apesar do nome, tem um significado distante da visão religiosa.

R.E.M.
Créditos: Divulgação

Formado em 1980 por Michael Stipe, Peter Buck, Mike Mills e Bill Berry, o R.E.M se tornou uma das bandas mais famosas do rock alternativo, com cerca de 15 discos lançados e diversos hits que marcaram a carreira da banda.

A música Losing My Religion foi uma mais tocadas na rádio nos anos 90 e agora a gente vai entender melhor o significado da letra:

O significado da música Losing My Religion 

À primeira vista, a música Losing My Religion pode causar uma certa confusão, dando margem para imaginarmos que se trata de uma canção que fala sobre religião. Mas não é bem assim.

Presente no álbum Out of Time, sétimo da discografia do R.E.M, Losing My Religion é a música mais popular da banda, tendo sido presença frequente nas paradas de sucesso dos anos 90.

Capa do álbum Out Of Time, do R.E.M.
Capa do álbum Out Of Time / Créditos: Divulgação

O título Losing My Religion se refere a uma expressão bastante comum nos Estados Unidos, mais precisamente no Sul do país e insinua que a pessoa chegou no limite, perdeu a fé e está cansada.

Sabe quando alguém meio que gastou toda a energia, acaba perdendo o equilíbrio e dá um baita piti? É mais ou menos isso.

Portanto, a música não fala sobre fé de forma literal, e sim retrata um personagem que parece estar no seu limite e um tanto decepcionado por conta de um amor não correspondido. 

O próprio Michael Stipe, vocalista do R.E.M, chegou a declarar que queria escrever uma música sobre amor não correspondido e obsessão.

Na época, o vocalista comparou Losing My Religion com o sucesso do The Police, Every Breath You Take, dizendo que se trata de uma canção pop clássica e obsessiva. 

Eu sempre senti que os melhores tipos de música são aqueles onde qualquer um pode ouvi-la, colocam-se nela e dizem: ‘Sim, sou eu‘, declarou Stipe.

Ninguém duvida que o R.E.M alcançou o seu objetivo quando lançou Losing My Religion, isso porque a música tocava de forma obsessiva nos anos 90 e ainda continua presente em uma playlist de rock. Afinal, clássicos são clássicos, né?

A canção conquistou dois prêmios Grammy e ficou na 4ª posição na Billboard Hot 100. 

Análise de Losing My Religion

Confira a seguir a análise dos versos do sucesso do R.E.M.:

Oh, life is bigger (Oh, a vida é maior)
It’s bigger than you (É maior do que você)
And you are not me (E você não sou eu)
The lengths that I will go to (Os caminhos por onde irei)
The distance in your eyes (A distância em seus olhos)

Como o vocalista Michael Stipe deu a pista que a música fala sobre amor não correspondido, vamos analisar a partir deste ponto de vista.

O sujeito percebe a distância no olhar do outro, sabe da diferença entre os dois, mas compreende que a vida é maior do que tudo isso.

Oh no, I’ve said too much (Oh não, eu falei demais)
I set it up (Eu causei tudo isso)

Ele constata que falou demais e agora parece se sentir culpado por ter causado tudo isso. 

That’s me in the corner (Aquele sou eu no canto)
That’s me in the spotlight (Aquele sou eu sob os holofote)
Losing my religion (Perdendo minha fé)
Trying to keep up with you (Tentando te acompanhar)
And I don’t know if I can do it (E eu não sei se eu consigo fazer isso)

O personagem está deprimido em um canto e, mesmo sob os holofotes, não se sente entusiasmado e declara estar cansado, perdendo a sua fé. Não consegue acompanhar o outro mesmo fazendo o possível. 

I thought that I heard you laughing (Pensei ter ouvido você rindo)
I thought that I heard you sing (Pensei ter ouvido você cantar)
I think I thought I saw you try (Eu acho que pensei ter visto você tentar)

Todo amor não correspondido acaba se tornando um equívoco e não deixa de ser uma ilusão na mente daquele que acredita estar apaixonado. Este trecho mostra o personagem tendo esses lampejos de achar que ouviu e viu o outro. 

Every whisper (Cada sussurro)
Of every waking hour (Em todos os momentos que estou acordado)
I’m choosing my confessions (Estou escolhendo minhas confissões)
Trying to keep an eye on you (Tentando ficar de olho em você)
Like a hurt, lost and blinded fool, fool (Como um tolo, um tolo magoado, perdido e cego)

Ele se agarra em qualquer migalha, sussurros e tenta ao máximo observar o ser amado. Reconhece que está perdendo a dignidade, está cego e se sentindo péssimo. 

Consider this (Considere isto)
Consider this the hint of the century (Considere isto a dica do século)
Consider this (Considere isto)
The slip that brought me (O deslize que me deixou)
To my knees, failed (De joelhos, fracassou)
What if all these fantasies (E se todas essas fantasias)
Come flailing around (Se tornassem reais)
Now I’ve said too much (Agora eu falei demais)

Aqui, é como se ele recuperasse um pouco da sua esperança, imaginando que de repente o outro poderia considerar lhe dar uma chance. Imagina as cenas em sua cabeça virando realidade. 

But that was just a dream (Mas aquilo foi apenas um sonho)
That was just a dream (Aquilo foi apenas um sonho)

Mas volta em si e reconhece que tudo não passou de um sonho. 

Ao assistir ao clipe, a ideia de que Losing My Religion fala sobre religião pode se sobressair.

Isso porque o diretor Tarsem Singh utiliza símbolos de anjos, asas, pessoas presas em árvores com flechas e até um vaso de leite aparece na janela, enquanto o vocalista Michael Stipe dança loucamente. 

Tudo tem um ar meio nonsense e fica então a livre interpretação, como bem deve ser as letras de música e demais obras artísticas.

Um pouco mais sobre o R.E.M

Foi na cidade de Athens, localizada no estado americano da Geórgia que a banda R.E.M. surgiu em 1980. 

Na época, o guitarrista Peter Buck trabalhava em uma loja de discos da cidade e Michael Stipe frequentava o local. Acabaram se conhecendo, tinham os mesmos gostos musicais e admiravam artistas como Patti Smith, Television e Velvet Underground.

R.E.M.
Créditos: Divulgação

Uma amiga em comum dos dois, Kathleen O’Brien, apresentou Mike Mills e Bill Berry, que já costumavam tocar juntos desde a época da escola. Os quatro passaram a compor, sem muita pretensão, sem determinar um nome para a banda e assim ficou por alguns meses.

Costumavam ensaiar em uma igreja desativada da cidade, local em que realizaram o primeiro show para comemorar o aniversário de Kathleen O’Brien. Depois da apresentação, marcada por músicas dos anos 60 e 70, passaram a fazer shows nos barzinhos de Athens. 

O nome da banda Michael encontrou em um dicionário quando se deparou com o termo R.E.M, que significa Rapid Eye Movement e se refere ao movimento que os olhos fazem durante os sonhos.

O primeiro disco, Murmur, foi gravado em 1983 e consagrou a banda como destaque no rock alternativo. Mas, foi com Out Of Time, lançado em 1991 e Automatic For The People, de 1992 que a notoriedade da banda aumentou ainda mais.

Apesar do sucesso indiscutível, o R.E.M encerrou as atividades em 2011, apresentando aos fãs um comunicado oficial que fala sobre a gratidão e orgulho da trajetória conquistada.

Músicas para aprender inglês 

Concorda que aprender ou aperfeiçoar o seu inglês cantando pode ser muito mais divertido?

Assim como losing my religion, muitas outras frases tem sentidos diferentes que a tradução ao pé da letra. Que tal então aprender algumas delas com 12 músicas para aprender expressões em inglês?

Expressões em inglês

O melhor do rock anos 90 pra você curtir!