Pular para o conteúdo

Long vowels e short vowels: entenda e melhore sua pronúncia

Inglês · Por Felipe Oliveira

25 de dezembro de 2020, às 12:00

Quando aprendemos inglês, é comum a gente tentar comparar algumas palavras, significados e regras gramaticais com a nossa língua materna. Mas nem tudo tem um equivalente em português, né?

Hoje vamos aprender sobre long vowels e short vowels, uma forma de classificar as vogais diferente da que fazemos em nossa língua, mas que por isso mesmo precisamos estudar com atenção para aplicar direitinho.

Assim como aprendemos com as silent letters, saber sobre as long vowels e as short vowels é imprescindível para melhorar a pronúncia em inglês.

Quanto mais ligado a gente fica nesses detalhes, menos chances temos de cometer erros e mais chances de entender e de ser entendido.

E claro, estamos aqui para te ajudar! Além de várias dicas de inglês, também te damos várias sugestões com as melhores músicas para aprender o idioma. Vamos lá?

O que são long vowels e short vowels?

No Brasil e na maioria dos outros países do mundo, inclusive os que falam inglês, escreve-se utilizando o alfabeto romano. É o alfabeto que estamos acostumados, que aprendemos na escola e o que está sendo usado nesse texto, por exemplo.

O alfabeto romano possui cinco vogais (A, E, I, O, U). Porém, nós produzimos mais sons vocálicos do que existem vogais no alfabeto para escrever esses sons. O que fazer, então?

Em português, temos diversos acentos que modificam a pronúncia das vogais e nos auxiliam na hora de falar e escrever. Porém, em inglês não há acentos, então fica um pouquinho mais complicado. Mas calma que vamos te explicar direitinho!

Os sons vocálicos do inglês podem ser divididos entre long e short vowels. Esses nomes sugerem que essa divisão é feita entre vogais longas e curtas, certo? Mas cuidado, porque não é bem assim!

Podemos nos enganar apenas pelo nome, pensando que basta pronunciar uma vogal por mais ou menos tempo para que elas sejam consideradas longas ou curtas. Mas na prática é bem diferente.

A distinção entre as long vowels e as short vowels não se dá somente pela duração do seu som, mas também pela qualidade dessa vogal.

Vamos ver cada grupo separadamente para ficar mais fácil de entender. Além disso, daremos exemplos com músicas onde podemos perceber nitidamente essas vogais, pois elas são repetidas diversas vezes nos refrões que adoramos cantarolar!

Long vowels

As long vowels são as vogais que no Alfabeto Fonético Internacional são acompanhadas de uma marcação composta por dois pontos, que chamamos de length marks.

Length mark indicativa das long vowels

Assim, temos /iː/, /uː/, /ɜː/, /ɔː/ e /ɑː/ como long vowels.

Lembre-se que é importante conhecer o Alfabeto Fonético Internacional, mas você não precisa decorar todos os seus símbolos e notações.

Eles geralmente vêm acompanhados de palavras de referência que nos ajudam a compreender cada um dos seus sons, focando sempre naquele que está em evidência.

Dessa forma fica mais fácil de aprender e firmar o conhecimento, além de relembrar quando for necessário.

Nós aqui também vamos te ajudar, mostrando separadamente cada long vowel, acompanhada de palavras para você entender e fixar cada som. Vamos lá?

  • /iː/: como em see, peace, feet, team, beat, need
  • /uː/: como em blue, food, fruit, soon, loose, two
  • /ɜː/: como em bird, person, shirt, learn, girl, purse
  • /ɔː/: como em short, war, born, four, all, more
  • /ɑː/: como em car, march, heart, art, bar, card

Podemos ver pelos exemplos que o mesmo som pode acontecer com diferentes formas de escrita. Portanto, devemos ficar atentos à forma como se fala e não em como se escreve.

Prestar atenção na forma como os falantes de inglês pronunciam as palavras é uma ótima forma de fazer isso. Com as nossas dicas de como aprender inglês com música, você pode praticar bastante sua pronúncia com suas canções preferidas!

Por isso, vamos passar agora para as músicas que usam long vowels de forma bem marcante, principalmente no refrão.

Músicas com long vowels

Confira a seguir uma lista pra treinar:

Need You Now — Lady A

Em Need You Now, podemos perceber o som de /iː/ nas diversas vezes em que a palavra need é repetida.

Rude — Magic!

O grande sucesso Rude da banda Magic! traz no seu título o som de /uː/. Podemos perceber essa long vowel toda vez que o vocalista pergunta “Why you gotta be so rude?”.

You Learn — Alanis Morissette

Será que a Alanis imaginava que além de todo o aprendizado que vemos em You Learn, ela também iria nos ensinar o som de /ɜː/ que a palavra learn carrega? Pois é, essa é pra cantar e realmente aprender! 

Always — Bon Jovi

O som de /ɔː/ aparece no título e no refrão de Always, do Bon Jovi. Nesse caso, o som da long vowel /ɔː/ está na primeira sílaba da palavra always.

March March — The Chicks

March March é uma ótima música para treinarmos o som de /ɑː/. Além da palavra march que contém esse som aparecer duas vezes no seu próprio título, é bastante repetida no decorrer da canção.

Short vowels

Uma short vowel, como seu nome indica, está relacionada a sons curtos. Os símbolos para as short vowels são: /ɪ/, /ʊ/, /e/, /ə/, /æ/, /ʌ/ e /ɒ/.

Observando cada short vowel separadamente, temos:

  • /ɪ/ como em sit, fit, big, hit, in, pig
  • /ʊ/ como em book, put, could, good, push, pull
  • /e/ como em ten, test, egg, any, red, dress
  • /æ/ como em apple, attitude, pan, at, bad, cat
  • /ʌ/ como em cut, come, luck, lunch, summer, love
  • /ɒ/ como em hot, sock, want, watch, on, stop

Temos ainda uma outra short vowel representada por /ə/, que é o schwa, aquele som super comum no inglês. O schwa acontece sempre em sílabas átonas, ou seja, as sílabas mais fracas da palavra, em oposição à sílaba tônica (a mais forte). 

  • /ə/ como em again, ago, broken, open, taken, above, another.

É muito importante prestar atenção nas palavras sendo usadas, como em filmes e músicas, para aprender e memorizar cada caso. 

Música com short vowels

Trouzemos algumas dessas canções que podem te ajudar a perceber o som das short vowels.

Cry Me a River — Justin Timberlake

Percebemos o som de /ɪ/ em river, assim como cantado por Justin no refrão de Cry Me a River.

Wherever You Will Go — The Calling

Em Wherever You Will Go, o som de /ʊ/ aparece duas vezes no início do refrão, quando o vocalista canta “If I could, then I would”.

Help! — The Beatles

O som da short vowel /e/ pode ser percebido já no título da clássica Help! dos Beatles, e em todas as vezes que a palavra help é repetida durante a canção.

Ah, e se você é fã da banda, com certeza vai amar nossas dicas para aprender inglês com os Beatles.

Wish You Were Here — Avril Lavigne

Em Wish You Were Here, o som de /æ/ aparece diversas vezes no refrão, quando Avril repete “Damn, damn, damn”. 

Up! — Shania Twain

Em Up!, o som de /ʌ/ aparece no título e nas várias vezes em que a palavra up é repetida.

We Will Rock You — Queen

A palavra rock do refrão icônico de We Will Rock You tem o som da short vowel /ɒ/.

See You Again — Wiz Khalifa (feat. Charlie Puth)

Em See You Again, podemos ver o som de /ə/, na palavra again do refrão. A primeira sílaba desta palavra é mais fraca do que a segunda, gerando na fala o som de /ə/, ou schwa.

A gente quase não percebe o som curto e fraco do começo da palavra, né? Então, esse é o schwa!

Continue praticando e aprendendo

Agora que você conferiu nossas dicas, é hora de continuar estudando para praticar a pronúncia das palavras! Para isso, que tal conferir nosso post com as 18 músicas mais fáceis para cantar e melhorar a pronúncia em inglês?

Aposto que agora você vai prestar mais atenção nos sons das vogais e ficar mais confiante para soltar a voz!

Músicas em inglês fáceis de cantar