LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Festivais e shows

Lollapalooza 2020: saiba tudo sobre o lineup do festival

Por Dora Guerra

6 de Novembro de 2019, às 09:00


Todo ano, muita gente espera atenta pelo lineup – ou seja, a lista de artistas que se apresentarão – do Lollapalooza Brasil. O festival terá sua nona edição em 2020, com duração de três dias e muuuitos shows imperdíveis.

O Lolla sempre foi mais alternativo, trazendo muitos artistas do indie rock com forte público aqui no Brasil.

Line up Lollapalooza Brasil
Créditos: Divulgação

Mas a indústria mudou muito nos últimos anos: os rappers se tornaram os novos rockstars, o pop e o alternativo caminham de mãos dadas e o rock está tentando se encontrar nesse novo cenário. Ah, e o mais importante: a diversidade agora é um fator muito exigido pelo público.

Pensando nisso, nosso texto de hoje foi feito para te contar um pouco sobre o que esperar da próxima edição do Lolla, em 2020. Quais foram as novidades no lineup? O que vale a pena conhecer? Dá uma olhada:

O lineup do Lollapalooza 2020

Tem muuuita gente no lineup do Lollapalooza, principalmente agora, com três dias de duração (até 2018, eram apenas dois dias). 

Lineup Lollapalooza Brasil 2020
Créditos: Divulgação

Por isso, vamos te contar um pouco sobre cada headliner e sobre alguns dos artistas que mais chamaram a nossa atenção:

Headliners

Quem são os grandes nomes que vão encerrar cada dia em 2020? São três: Guns N’ Roses, Travis Scott e The Strokes.

Guns N’ Roses

Lembra que falamos que o rock está meio sem lugar? Pois é, olha que interessante: ao invés de se apresentar no Rock In Rio, por exemplo, a clássica Guns N’ Roses será headliner de um festival mais alternativo, com público bem jovem. 

A banda voltou a se apresentar com os membros originais Slash e Duff, junto ao icônico Axl Rose. 

Guns N' Roses, headliner no line up do Lollapalooza
Créditos: Divulgação

Pode ser que role como foi em 2017, com o Metallica no Lolla: um grande público de fãs da banda foi só para ver o grupo de metal e não comprou os outros dias. Ainda assim, com certeza existe uma galera que não vai perder Guns, nem as outras atrações do festival. 

Travis Scott

Se os rappers são os novos rockstars, Travis Scott é a estrela do momento. O artista está no auge da sua carreira, especialmente depois do aclamado álbum Astroworld (2018). Em 2019, o rapper ganhou até um documentário na Netflix, chamado Travis Scott: Look Mom I Can Fly

Travis Scott, headliner no line up do Lollapalooza
Créditos: Divulgação

Vamos ficar atentos pra ver como será, né? O histórico de festivais com os rappers gringos não é sempre tranquilo: no ano passado, Kendrick Lamar proibiu a transmissão de seu show do Lolla e, neste ano, Drake fez o mesmo (de última hora) no Rock in Rio. 

The Strokes

Assim como na edição de 2017, The Strokes são headliners do Lolla 2020. A banda já tem mais de 20 anos de carreira e, curiosamente, vai se apresentar de novo sem nenhum trabalho inédito. 

The Strokes, headliner no lineup do Lollapalooza
Créditos: Divulgação

Não que eles precisem, claro: os Strokes são a típica banda que a galera do Lolla adora e sabe cantar todos os clássicos. E com um álbum como Is This It (2001) no currículo, não precisa ter música nova se não quiserem!

Vale a pena conferir

Além dos headliners, tem muita coisa boa no lineup. Selecionamos alguns nomes pra não perder na edição de 2020, principalmente quem lançou coisa nova ou chamou a atenção esse ano:

Lana Del Rey

Capa do álbum Norman Fucking Rockwell, de Lana Del Rey
Capa do álbum Norman Fucking Rockwell / Créditos: Divulgação

Apesar de já ser bem famosa e com uma carreira consolidada, esse show da Lana Del Rey será imperdível. A artista acaba de lançar o álbum Norman Fucking Rockwell! e vem sendo super elogiada pela crítica, com direito a capa da Rolling Stone ao lado do Elton John. Se bobear, vem até Grammy por aí: tem que ficar de olho!

BROCKHAMPTON

Capa do álbum Ginger, do Brockhampton
Capa do álbum Ginger / Créditos: Divulgação

A boyband de hip-hop acaba de lançar o disco Ginger, que recebeu críticas mistas. Ainda assim, o trabalho do BROCKHAMPTON é bem sólido e muito bom pra quem curte o gênero.

Kacey Musgraves

A cantora e compositora Kacey Musgraves roubou os holofotes depois de ganhar o Grammy de Álbum do Ano pelo disco Golden Hour.

Capa do álbun Golden Hour, de Kacey Musgraves
Capa do álbun Golden Hour / Créditos: Divulgação

Ela é um exemplo interessante: apesar de seu trabalho incrível, não é comum termos artistas do country americano no Brasil, justamente porque o sertanejo já supre bem essa nossa paixão pela música do interior. Vai ser legal ver a participação da Kacey por aqui!

Charli XCX

A artista inglesa é um caso diferente no pop: apesar de não ter o sucesso das grandes divas, a cantora-compositora tem uma fan base super dedicada e é sempre muito apreciada pela indústria.

Charli XCX e Pabllo Vittar
Pabllo Vittar e Charli XCX / Créditos: Divulgação

Seu álbum Charli, lançado esse ano, teve inúmeras colaborações (incluindo a nossa queridíssima Pabllo) ganhou vários elogios e é uma experiência imersiva na chamada PC Music. Se você curte sintetizadores, muuuitos efeitos e um som futurista, não vai querer perder nada da Charli.

E o Brasil quer saber: já que Charli e Pabllo vão estar no Lolla, será que vai ter Flash Pose ao vivo?

Vampire Weekend

A banda indie Vampire Weekend sempre foi a cara do Lolla, mas não lançava nada novo há 6 anos (o vocalista Ezra Koenig estava um pouco ocupado compondo para Beyoncé, por exemplo!).

Capa do álbum Father Of The Bride, do Vampire Weekend
Capa do álbum Father Of The Bride / Créditos: Divulgação

Com o novo trabalho, chamado Father Of The Bride, o grupo chamou a atenção do mercado pela qualidade das músicas e o disco super coeso. Anota aí que o show vai valer a pena! 

Novos artistas

As verdadeiras promessas do Lolla são sempre os músicos menores, que acabaram de começar mas já tem um enorme potencial. 

Nossas apostas gringas são artistas como Kali Uchis, King Princess, Masego e outros ótimos nomes que têm poucos álbuns lançados por enquanto – mas prometem demais! E é claro, tem muita promessa incrível entre os brazucas, desde os indies até os DJs. 

King Princess
King Princess / Créditos: Divulgação

Artistas brasileiros no Lollapalooza

Sempre tem bastante artista brasileiro no lineup! Inclusive, é uma ótima oportunidade pra galera nacional mostrar que também arrasa

Tem rapper, DJ, cantores pop, funkeiros e muitos artistas nacionais incríveis. Dá uma olhada na ótima lista de brasileiros:

  • Pabllo Vittar
  • Emicida
  • Djonga
  • Ludmilla
  • Kevin o Chris
  • WC No Beat
  • Haikaiss
  • Filipe Ret
  • PK
  • Felp 22
  • Cat Dealers
  • Chemical Surf
  • Rashid
  • Victor Lou
  • Fresno
  • Jão
  • Silva
  • Terno Rei
  • Clarice Falcão
  • Menores Atos
  • Mc Tha
  • Jetlag
  • Beowülf
  • Barja
  • Fatnotronic
  • Malifoo
  • Edgar
  • 509-E

A diversidade no festival

Hoje em dia, a diversidade em um lineup é um fator importantíssimo para o público. No caso dessa edição, temos alguns pontos legais a apontar (que mostram uma evolução muito legal na indústria da música), e um destaque negativo:

Artistas LGBTQ+

Isso não é tanto uma tendência do Lollapalooza: é mais uma tendência global! Estamos presenciando o surgimento de uma geração de artistas assumidamente queer na música. Nomes como Hayley Kiyoko, King Princess e a própria Pabllo Vittar são alguns exemplos sensacionais. 

Pabllo Vittar
Créditos: Divulgação

Ah, aproveita pra ler nosso post com a biografia da Pabllo!

Muitos gêneros musicais (incluindo funk!)

O Lolla já vinha se diversificando, incluindo o palco eletrônico que já faz sucesso há um tempo. Esse ano não é diferente: com direito até a Ludmilla e Kevin o Chris, o funk brasileiro vai marcar presença. 

Se teve Ludmilla gravando com Cardi B e Drake fazendo remix de Kevin o Chris, não dá pra negar que o ritmo está tomando conta do mundo. Nada mais justo que ter um espaço para os funkeiros no Lolla, né?

Ludmilla, cantora de funk
Ludmilla / Créditos: Divulgação

Mas os gêneros musicais presentes no festival serão váaarios. Vai ter country, rock, indie, rap, pop e de tudo um pouco!

Poxa, nenhuma headliner mulher

Mas nem tudo são flores: mesmo com a representatividade LGBTQ+ e a diversidade de gênero musical, os headliners do festival são todos homens. Mesmo com o tamanho de artistas como a Lana Del Rey, Gwen Stefani e Rita Ora, o Lolla do ano que vem ainda será “chefiado” pela presença masculina. 

Mais informações sobre o Lollapalooza

Confira todas as informações sobre o Lollapalooza Brasil 2020:

Lineup diário completo

Nós listamos vários nomes né? Pois tem muito mais. Olha o line up completo do Lollapalooza 2020, dividido por cada dia: 

Line up Lollapalooza 2020
Créditos: Divulgação

E aí, ficou com vontade de ir? Dá pra ir no Lollapalooza para os três dias de festival, com o Lolla Pass, ou só em um, com o Lolla Day. 

Dá uma olhada nas informações completas:

Lollapalooza Brasil 2020

Datas: 3, 4 e 5 de abril 
Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo, SP
Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 – Interlagos

Preços:

Lolla Day: primeiro lote a partir de R$400
Lolla Pass (todos os três dias): terceiro lote a partir de R$950

Classificação etária:

Crianças abaixo de 05 anos: Não será permitida a entrada.
De 05 a 14 anos: Permitida a entrada acompanhado por pais ou responsáveis.
A partir de 15 anos: Permitida a entrada desacompanhados

As melhores músicas do Lolla Brasil

Se você ficou curioso, interessado ou já tá com ingresso comprado, aproveita pra ficar mais animado ainda! Enquanto a gente espera o festival, que tal relembrar um pouco o que rolou no Lolla 2019?

Playlist Line Up Lollapalooza Brasil