Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Livros do BTS: biografias e obras que inspiram o grupo de k-pop

#kpoppers · Por Karoline Póss

26 de Dezembro de 2021, às 19:00

Você provavelmente já sabe tudo sobre o BTS, esse super sucesso que quebrou as barreiras do k-pop e dominou não só o mundo da música, mas também dos livros! 

Hoje, vamos conversar um pouquinho sobre os livros do BTS: não só aquelas biografias que falam sobre o grupo e seus integrantes, mas também projetos oficiais lançados pelos meninos, histórias que inspiraram músicas do septeto e até mesmo livros que o RM indicou para o ARMY!

Preparado para ver sua lista de leituras crescer ainda mais? Então, bora lá! 

Livros do BTS para ler

Primeiramente, confira alguns livros biográficos para saber mais sobre o BTS!

BTS: A Ascensão do Bangtan

De todos os livros do BTS publicados por aqui, este é o mais famoso: o livro A Ascensão do Bangtan foi traduzido por Paula Carvalho e lançado no Brasil pela editora HarperCollins. 

Livro BTS: A Ascensão do Bangtan
Créditos: Divulgação

Trata-se de um guia não oficial do grupo, escrito por Cara J. Stevens e publicado em 2018. A obra, com diagramação inspirada na era Love Yourself, traz uma beleza a mais ao livro, que também conta com várias fotos dos meninos. 

Em formato dinâmico, ilustrado e com textos mais curtos, o livro revela várias curiosidades sobre os integrantes do BTS.

Por ser um pouco antigo, pode não estar muito atualizado, mas é uma boa opção para conhecer (ou relembrar) os primeiros anos de carreira do BTS. 

BTS: A biografia não oficial dos ícones do k-pop

Adrian Besley também escreveu uma biografia do BTS: o livro foi lançado por aqui em 2019 pela editora Galera, com tradução de Viviani Diniz. 

Livro BTS: A biografia não oficial dos ícones do k-pop
Créditos: Divulgação

Salvo o caderno de fotos ao fim da obra, BTS: A biografia não oficial dos ícones do k-pop livro não é ilustrado e apresenta mais de 200 páginas de puro texto sobre a trajetória do BTS desde sua estreia no k-pop, um pouco sobre cada um de seus integrantes e até mesmo do fandom ARMY, destacando como o amor e empenho dos fãs foi essencial para o sucesso do septeto. 

BTS: Reis do k-pop

O mais recente livro do BTS em português foi escrito por Helen Brown e lançado no Brasil pela Astral Cultural em 2019, com tradução de Luiza Marcondes.

BTS: Reis do k-pop
Créditos: Divulgação

A biografia ilustrada vai além da história do BTS, relembrando as origens do k-pop, lá nos anos 90, para entender como tudo começou, antes mesmo de alguns dos membros do grupo terem sequer nascido.

BTS: Reis do k-pop enfatiza a jornada do BTS e suas conquistas, ganhando dinamicidade por trazer um formato típico de revista ao inserir pequenos quizzes para os fãs responderem ao longo da leitura, testando seus conhecimentos sobre o grupo. 

BTS: The Ultimate Fan Book

Agora, se você sabe inglês e quer algo mais atualizado, tem um livro novo chegando por aí! BTS: The Ultimate Fan Book, escrito por Malcolm Croft, será lançado em junho de 2022 e já está em pré-venda na Amazon.

BTS: The Ultimate Fan Book
Créditos: Divulgação

Segundo a descrição, o lançamento será “uma celebração do fenômeno do k-pop”, explorando fatos e curiosidades sobre suas origens e ascensão. A obra, em capa dura, também terá várias fotos novas do BTS. 

Estude com os livros do BTS

Além de incentivar a leitura, o BTS também tem influenciado muitas pessoas a estudarem. O grupo, inclusive, já lançou livros sobre artes e idiomas! Olha só:

Connect, BTS

Além das biografias escritas por fãs e jornalistas, o próprio BTS lançou um livro para o seu projeto de arte contemporânea global, realizado nos três primeiros meses de 2020, que conectou 22 artistas de 5 cidades distintas ao redor do mundo. 

Livro Connect, BTS
Créditos: Divulgação

Segundo a descrição do site oficial, este projeto teve como objetivo proporcionar uma experiência coletiva que trouxesse uma nova comunicação entre arte, música e pessoas

Além das instalações físicas nas cidades de Londres, Berlim, Buenos Aires, Seul e Nova York, o grupo também lançou um e-book, gratuito e em vários idiomas, com informações de curadoria do projeto. 

Infelizmente, o site fechou após o fim do projeto e o livro não está mais disponível de forma oficial. 

Learn Korean with BTS

Se está pensando em estudar um novo idioma, que tal aprender coreano com o BTS?

Learn Korean with BTS
Créditos: Divulgação

O kit de estudos ilustrado com os personagens da linha TinyTan, miniaturas do BTS, promete ensinar coreano básico e coloquial, com lições divertidas e feitas exclusivamente para estimular o aprendizado do ARMY.

Os livros acompanham ainda uma caneta que fala: com ela, é possível ouvir a pronúncia das palavras, além de mensagens gravadas pelo próprio BTS que estão escondidas entre as páginas.

No entanto, o livro Learn Korean with BTS não está disponível em portuguêsentão é preciso saber inglês, espanhol ou japonês

Livros que inspiram o BTS

Você sabia que várias músicas do BTS são baseadas em livros? Confira alguns deles!

A Maior de Todas As Mágicas

O nome original do livro é Into the Magic Shop: A Neurosurgeon’s Quest to Discover the Mysteries of the Brain and the Secrets of the Heart, escrito por James R. Doty e publicado em 2016.

Como você já deve imaginar pelo nome, ele inspirou a música Magic Shop, do BTS.

O livro conta a história real de Jim, um menino que cresceu em meio a um pai alcoólatra e uma mãe depressiva, mas que mudou de vida aos 12 anos, quando uma senhora de uma loja de artigos de magia o ensinou a lidar com a dor e suas emoções. 

Quando adulto, Jim se tornou Dr. James Doty, um neurocirurgião de sucesso que escreveu sua própria biografia.

Na música, produzida pelo integrante Jungkook, o BTS canta um apelo aos seus fãs, pedindo que todos abram seus corações quando estiverem se sentindo mal.

Eles próprios compartilham suas experiências, mostrando ao ARMY que não estão sozinhos.

Após o BTS falar sobre esse livro, A Maior de Todas As Mágicas se tornou um best-seller na Coreia do Sul e também teve suas vendas alavancadas em todo o mundo.

Em alguns países o livro até ganhou uma nova roupagem, destacando na capa que a obra serviu de inspiração para o BTS. Em seu perfil no Twitter, o próprio autor agradeceu ao grupo.

Demian 

De 1919, o livro escrito por Hermann Hesse tem uma grande conexão com a era WINGS, principalmente com a música Blood, Sweet and Tears, e narra uma grande tragédia, sonhos abstratos e uma ambientação sombria

O livro Demian conta a história de Emil Sinclair, um jovem com muitas perguntas e poucas respostas.

Dividido entre o mundo real e o que criou a partir de suas idealizações, tenta encontrar sua verdadeira personalidade enquanto é influenciado por Max Demian, um jovem carismático e envolvente, que faz a Sinclair grandes revelações. 

O Pequeno Príncipe

O popular solo de Jimin, Serendipity, foi fortemente influenciado pela obra clássica de Antoine de Saint-Exupéry.

Em O Pequeno Príncipe, a inocência da infância entra em choque com como os adultos deixam de dar importância às pequenas coisas quando crescem.

A cada frase, o livro aborda questões morais e filosóficas, falando sobre preconceito, respeito e solidão. 

Saiba tudo sobre as principais teorias por trás dos MV’s do BTS 

Livros recomendados pelo RM

Se você é ARMY, com certeza sabe que o RM, nosso Kim Namjoon, é um grande leitor! Conheça alguns dos seus livros preferidos e que ele já indicou ao ARMY:

Por Favor, Cuide da Mamãe

Escrito por Kyung-Sook Shin, Por Favor, Cuide da Mamãe conta a história de uma mulher que desapareceu em uma estação de metrô.

Livro Por Favor Cuide da Mamãe
Créditos: Divulgação

Seus filhos e o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, começarão a busca por ela à medida em que narram sua história, oficialmente descrita como um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor

A Metamorfose 

Escrito por Franz Kafka, A Metamorfose é um dos maiores clássicos da literatura mundial. 

Livro A Metamorfose, de Kafka
Créditos: Divulgação

Publicada pela primeira vez em 1915, a obra narra a história de Gregor Samsa, um viajante que abandonou seus sonhos para sustentar a família.

Um dia, ele acorda metamorfoseado em um inseto, parecido com uma barata gigante. Ele não se incomoda com sua nova forma, e sim com o fato de estar atrasado para o trabalho. 

1984

Outro clássico mundial que RM leu e recomenda é 1984, de George Orwell. 

1984
Créditos: Divulgação

A distopia futurista acompanha o personagem Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade cujo trabalho é falsificar documentos públicos para que os registros históricos estejam de acordo com o que o governo quer que o povo acredite

Desafiando a fé no Grande Irmão e todo o sistema totalitário, o personagem começa a se rebelar contra o regime. 

O Bom Filho

Jeong Yu-jeong é uma das maiores autoras coreanas da atualidade, e sua obra lida por Namjoon também está disponível no Brasil. 

Capa do livro O Bom Filho
Créditos: Divulgação

O thriller O Bom Filho conta a história de Yujin, um jovem nadador que tem seus sonhos de carreira sepultados pela epilepsia.

Certo dia ele acorda sentindo cheiro de sangue, mas descobre que não é seu, e sim de sua mãe, que está morta ao pé da escada.

Em meio às próprias lembranças e novas investigações, Yujin tenta descobrir quem assassinou sua mãe.

Melhores músicas do BTS

Que tal uma trilha sonora para deixar a sua leitura ainda melhor?

Confira algumas das melhores músicas do BTS e apaixone-se de uma vez por todas por esse grupo que, além de super talentoso, também incentiva seus fãs a serem grandes leitores!