Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Nasce Uma Estrela: entenda a trajetória de Lady Gaga como atriz que a levou até a corrida pelo Oscar

Biografias · Por Luiza Pérez

14 de Fevereiro de 2019, às 17:07

Com cinco álbuns de estúdio, diversos hits, prêmios e uma legião de fãs ao redor do mundo, Lady Gaga sem dúvidas é um dos maiores ícones pop da atualidade.

Além de dona de uma voz incrível, ela é uma das poucas artistas completas no atual cenário do pop. Gaga não só canta como compõe as próprias músicas, é instrumentista, produtora, possui uma presença de palco inigualável e personalidade única.

Foto de Lady Gaga en ensaio para o álbum Born This Way
Créditos: Divulgação

A artista consegue permear por diversos estilos musicais (como já mostrou em seu aclamado álbum de jazz com Tony Bennett) e incorporar diferentes personas em suas performances como cantora.

Que Gaga já provou seu talento na música, isso ninguém duvida. Porém, não é disso que vamos falar hoje.

Agora mais do que nunca, ela está sendo reconhecida também pelo seu talento como atriz, graças ao sucesso do filme Nasce Uma Estrela e sua indicação ao Oscar de melhor atriz pela personagem Ally.

Mas muitos estão se perguntando: desde quando Lady Gaga sabe atuar? Será que é algo que ela vem experimentando apenas agora?

A resposta é: não! Ela já vinha desenvolvendo suas habilidades de interpretação no cinema e televisão há muito tempo, antes mesmo de pensar em virar cantora.

Quer saber mais? Então continue acompanhando o post para entender melhor a trajetória de Gaga no mundo da atuação!

Muito antes de Ally: a trajetória de Lady Gaga como atriz

Ao contrário do que muitas pessoas acham, Nasce Uma Estrela não é o primeiro trabalho de Lady Gaga como atriz. A artista já participou de séries, programas de televisão, filmes, e até chegou a ganhar um Globo de Ouro em 2016 por uma de suas interpretações (vamos falar disso melhor a seguir!).

Inclusive, Gaga afirmou uma vez em entrevista que, quando mais nova, fez aulas de atuação durante 10 anos. Porém, ela acabou desistindo das artes cênicas pelo fato de nunca conseguir trabalho na área e, por isso, acabou partindo para a carreira musical.

Na verdade, Gaga até chegou a participar de alguns programas de televisão antes de virar cantora, mas nada muito relevante, apenas rápidas aparições. Só depois que sua carreira musical decolou é que a artista teve a oportunidade de atuar em trabalhos mais importantes.

Abaixo, nós selecionamos os papéis que mais marcaram a carreira de Lady Gaga como atriz. Vamos lá:

Família Soprano (2001)

Muito antes de toda a fama e sucesso, Gaga se arriscou pela primeira vez como atriz na série dramática Família Soprano quando tinha apenas 15 anos. Ela possui uma aparição no nono episódio da terceira temporada da série, intitulado The Telltale Moozadell, que foi ao ar nos Estados Unidos em abril de 2001.

Machete Mata (2013)

Em 2013, quando o mundo inteiro já sabia quem era Lady Gaga, ela teve sua primeira oportunidade de interpretar uma personagem em um longa-metragem.

Machete Mata, a sequência do filme de ação americano Machete, foi escrito e dirigido por Robert Rodriguez, e contou com a participação da cantora interpretando a personagem La Chameleón.

Sin City 2: A Dama Fatal (2014)

Um ano após Machete Mata, Gaga teve a oportunidade de participar do filme sequência de Sin City, dirigido por Frank Miller e também por Robert Rodriguez (o mesmo diretor de Machete Mata).

Nele, Gaga contracena com Joseph Gordon-Levitt em uma cena, interpretando uma garçonete chamada Bertha.

Mas é apenas em seu próximo papel que toda sua perspectiva de carreira como atriz iria mudar!

American Horror Story: Hotel (2015)

Foi na quinta temporada de American Horror Story que Lady Gaga conseguiu seu primeiro papel de destaque como atriz. Na série, ela interpreta a personagem Elizabeth Johnson (ou A Condessa), anfitriã do Hotel Cortez, onde a temporada da série é ambientada.

Sua performance deu tão certo que rendeu o prêmio Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para Televisão” em 2016. A partir daí, as pessoas e a mídia começaram a prestar bem mais atenção em seu potencial como atriz.

O êxito de sua interpretação em American Horror Story: Hotel foi apenas o pontapé para que Gaga alcançasse lugares ainda mais altos. Seu maior trabalho como atriz viria logo depois!

Nasce Uma Estrela: a indicação de Lady Gaga ao Oscar de Melhor Atriz

Agora que você já sabe um pouco sobre a trajetória de Lady Gaga, vamos falar sobre o filme que mudou completamente a vida da artista!

Pra quem não sabe, Nasce Uma Estrela é o terceiro remake do filme que foi lançado em 1937. Judy Garland e Barbra Streisand protagonizaram o longa nos remakes anteriores e em 2018 foi a vez de Lady Gaga.

Nasce Uma Estrela foi dirigido por Bradley Cooper, que também atua como protagonista junto com Gaga. O filme conta a história de um astro da música country, Jackson Maine (Bradley Cooper), que conhece uma aspirante a cantora, Ally (Lady Gaga). Jackson fica encantado com o potencial de Ally e resolve ajudá-la em sua carreira.

Imagem de divulgação do filme Nasce Uma Estrela
Crédito: Divulgação

A partir daí, uma história de amor vai se desenvolvendo e se integrando com um drama cada vez mais intenso com o passar da narrativa: ao mesmo tempo em que Ally consegue ascender na fama, Jackson passa a ser consumido por seus demônios pessoais e vai decaindo cada vez mais.

Nasce Uma Estrela é emocionante, bonito e doloroso. As músicas que envolvem a história são incríveis e foram todas gravadas ao vivo, transparecendo uma história ainda mais real. Inclusive, a música principal Shallow está concorrendo ao Oscar de “Melhor Canção Original” e tem grandes chances de levar o prêmio.

Confira a letra e a tradução de Shallow aqui

Performance aclamada

O filme foi extremamente aclamado pela crítica e chegou a ser aplaudido de pé no Festival de Veneza. Além disso, Gaga ganhou o prêmio Critics Choice Awards de Melhor Atriz empatada com a renomada Glenn Close. E agora chegou a hora do Oscar também.

Pra quem não sabe, a artista, que já foi indicada ao Oscar pela música Til It Happens to You, do documentário The Hunting Ground, em 2016, agora é uma das mais fortes candidatas ao Oscar de Melhor Atriz.

E não é para menos: a interpretação de Gaga é extremamente envolvente nesse filme. É incrível vê-la como uma personagem tão simples e humana, e não como a artista exuberante que é nos palcos. Mas posso dizer que ela faz isso com maestria: consegue cativar o espectador, envolvê-lo em seus sentimentos e suas dores e passar uma verdade ao final.

Agora basta torcer pra que venha o prêmio! Mas enquanto isso, que tal dar uma olhadinha na playlist completa com todas as músicas de Nasce Uma Estrela?

Playlist do filme Nasce Uma Estrela
Créditos: Divulgação