Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia do Jimi Hendrix: conheça a vida do grande ícone do rock

Biografias · Por Felipe Oliveira

18 de Setembro de 2021, às 19:00

Além de muitas músicas de sucesso e apresentações marcantes, a biografia de Jimi Hendrix também é muito interessante!

Apesar de ter tido uma carreira breve, Jimi Hendrix é considerado o maior guitarrista da história da música.

Jimi Hendrix
Créditos: Divulgação

Por isso, vamos te contar os detalhes da vida do cantor que empolgou o mundo no fim dos anos 60. Vamos lá?

A biografia de Jimi Hendrix

Entre o lançamento de seu primeiro disco e da sua morte se passaram apenas três anos. Porém, Jimi Hendrix tem uma biografia cheia de fatos interessantes.

Infelizmente, polêmicas, brigas e abuso de drogas também fazem parte da história do cantor, culminando na sua morte prematura em 1970.

Jimi Hendrix
Créditos: Divulgação

Vamos acompanhar os principais passos da vida do músico e te contar tudinho. Prontos?

Infância e juventude

Johnny Allen Hendrix nasceu em 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle. Possuía descendência afro-americana, irlandesa e indígena da tribo Cherokee.

Teve a infância marcada por problemas familiares, como o divórcio dos pais quando tinha 9 anos e a morte da mãe aos 16.

Um dia, enquanto recolhia sucatas com o pai, encontrou um ukulele e aí começou a sua paixão pela música.

Jimi Hendrix aos 15 anos
Jimi Hendrix aos 15 anos / Créditos: Divulgação

O instrumento possuía apenas uma corda, mas isso não impediu Hendrix de tocar e aprender notas de ouvido, mostrando o seu grande talento.

Mais tarde, conseguiu um violão por 5 dólares e passou a praticar constantemente. Logo, começou a tocar com amigos e bandas locais.

O início da carreira profissional

Jimi Hendrix teve uma passagem pelo exército estadunidense. Apesar de não gostar dos treinamentos e trabalho, lá conheceu Billy Cox, que se tornaria seu parceiro musical.

Jimi Hendrix no exército
Jimi Hendrix no exército / Créditos: Divulgação

Depois de serem dispensados do exército, Hendrix formou uma banda com Cox e tocavam em pequenos bares.

Além disso, Jimi tocou como músico de apoio em várias bandas de renomados cantores, como Sam Cooke, Ike & Tina Turner e Little Richard.

Jimi era indisciplinado e não gostava de ter que obedecer aos líderes da banda, sendo frequentemente demitido por se exibir demais.

The Jimi Hendrix Experience

Depois de anos tocando em várias bandas e fazendo conexões, Jimi Hendrix já apresentava um estilo próprio e começou a chamar a atenção de algumas pessoas.

Chas Chandler, ex-integrante do The Animals, virou empresário do músico e o levou para Londres. Lá, buscaram membros para formar uma banda que seria encabeçada por Hendrix.

The Jimi Hendrix Experience
The Jimi Hendrix Experience / Créditos: Divulgação

Com Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na bateria, estava formada a The Jimi Hendrix Experience.

O primeiro single do grupo foi Hey Joe que, apesar de ser um cover, tem na gravação de Jimi Hendrix a sua versão mais famosa.

Essas 23 músicas são covers e quase ninguém sabe

Are You Experienced

O grupo lançou seu primeiro CD, Are You Experienced, em 1967. O disco é considerado por muitos como o melhor álbum de estreia da história da música. Dessa época, fazem parte canções famosas da banda como Purple Haze.

A The Jimi Hendrix Experience fez muito sucesso no Reino Unido, e Jimi Hendrix começou a ficar famoso por suas performances.

Desde atear fogo em suas guitarras a tocar o instrumento com os dentes, quem ia assistir a alguma apresentação da banda sabia que seria realmente uma baita experiência.

Axis: Bold as Love

O segundo álbum da banda, Axis: Bold as Love, foi lançado no final de 1967. O disco sofreu um grande contratempo na época da gravação: Hendrix esqueceu as fitas com parte da obra num táxi, e a banda precisou regravar tudo às pressas.

Os membros da banda manifestaram seu descontentamento com o ocorrido, mas o álbum foi bem recebido sem problemas pela crítica e pelo público. Dentre as canções do disco, está o sucesso If 6 Was 9.

Electric Ladyland

O terceiro e último trabalho da The Jimi Hendrix Experience é tido como o auge da maestria musical de Hendrix.

Electric Ladyland foi lançado em 1968 e com ele a banda alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos pela primeira vez.

Nesse álbum se encontra All Along The Watchtower, cover de Bob Dylan.

Apesar do sucesso, o relacionamento de Jimi Hendrix com o baixista Noel Redding e com o empresário e produtor Chas Chandler já estava bastante desgastado.

O grupo continuou a se apresentar ao vivo por um tempo, mas não lançaram mais nada gravado em estúdio.

Vida após o fim da The Jimi Hendrix Experience

Com o fim da banda, Jimi Hendrix passou a se apresentar com diversas formações, muitas vezes mal planejadas e sem ensaios. Apesar disso, as performances continuavam cheias de energia.

Um exemplo disso foi o show de Jimi Hendrix no fechamento do icônico festival de Woodstock, em 1969.

A versão para o hino dos Estados Unidos tocada no evento entrou para a história e é lembrada como uma das melhores performances musicais de todos os tempos!

Woodstock: tudo sobre um dos festivais mais icônicos da história

Para a ocasião, Jimi Hendrix chamou alguns músicos e os chamou de uma banda de ciganos (gypsies). Como precisava lançar um álbum por obrigação contratual, aproveitou para gravar Band of Gypsys, álbum gravado ao vivo com músicos convidados.

Últimos anos e morte de Jimi Hendrix

O estilo errático de Jimi Hendrix só aumentava com o tempo, e o consumo de drogas e de álcool também.

O músico chegou a ser preso por destruir um quarto de hotel, e também foi pego num aeroporto com drogas na mala, mas foi inocentado depois.

Jimi Hendrix
Créditos: Divulgação

Descubra cantores que já foram presos e você não sabia 

Fazendo turnês por diversas cidades e se apresentando em vários festivais, por vezes as performances terminavam de maneira desagradável. Músicas eram interrompidas no meio da apresentação e o público vaiava a desorganização do palco.

Hendrix também se sentia frustrado com o apego do público pelo seu antigo repertório, que não se interessava tanto em suas novas composições.

A morte 

Jimi Hendrix faleceu no fatídico 18 de setembro de 1970, em Londres. As circunstâncias de sua morte ainda são misteriosas.

Encontrado num quarto de hotel, Hendrix havia se engasgado com seu próprio vômito, após ingerir uma grande quantidade de vinho e ao menos 9 comprimidos para dormir.

Algumas pessoas acreditam que foi um acidente, outras que foi uma morte encomendada, e até mesmo a hipótese de suicídio foi cogitada na época.

Sem nenhuma explicação concreta mesmo após todos esses anos, só nos resta a saudade desse músico que mesmo em pouco tempo escreveu seu nome na história da música.

5 músicos que morreram aos 27 anos

Confira mais guitarristas que marcaram a música

Depois de ler a biografia de Jimi Hendrix dá pra ter certeza que ele foi um dos maiores guitarristas da história, né? Mas ele não é o único a impressionar o mundo com a sua genialidade e habilidade. 

Descubra quem são  os 14 melhores guitarristas do mundo para conferir outros músicos de arrepiar!

melhores guitarristas do mundo

Outros posts que você pode gostar: