Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Gabriel Diniz e Jenifer: por dentro do maior sucesso do cantor

Analisando letras · Por Mauro Sérgio Lima

30 de Maio de 2019, às 15:00

No início desta semana, dia 27 de maio de 2019, o cantor Gabriel Diniz foi vítima de um acidente fatal. Um avião fretado por ele caiu em Sergipe e ocasionou o falecimento do artista e de mais duas pessoas. Natural de Campo Grande (MS), mas criado na Paraíba, GD (seu apelido) atingiu sucesso nacional com o hit Jenifer.

Mariana Xavier e Gabriel Diniz no clipe de Jenifer
Mariana Xavier e Gabriel Diniz no clipe de Jenifer / Créditos: Divulgação

Você com certeza já deve ter ouvido a música que foi um dos hinos do Carnaval deste ano, e agora vamos te contar o que fez com que ela se tornasse esse sucesso imenso.

Composição de Jenifer e como a canção chegou até Gabriel Diniz

Obra de oito amigos que moram em Goiânia (GO), Jenifer foi escrita pelo grupo de compositores BigJhows. Eles já fizeram canções para Maiara e Maraísa e Marília Mendonça e estavam com o público sertanejo em mente no momento em que criaram a canção sobre a moça do Tinder.

Grupo de compositores BigJhows
Os integrantes do grupo de compositores BigJhows / Créditos: Divulgação

A ideia surgiu quando eles saíram para lanchar e uma mulher cumprimentou um dos rapazes. Ao ser perguntado por um amigo da mesa se aquela era sua namorada, ele respondeu “Não, é do Tinder”. Só isso foi o suficiente para que a ideia surgisse e a composição ganhasse forma.

Porém, quase que a gente deu match com a Cindy e não com a Jenifer. 🤪 Em um primeiro momento, esse era o nome da personagem, para que houvesse uma aproximação de rima entre o seu nome e o aplicativo de encontros. Depois, porém, Cindy saiu de jogada e Jenifer tomou a frente na composição.

O mais curioso é que o público por pouco não conheceu a música pela voz de Gabriel Diniz. Gusttavo Lima comprou a canção, gravou rapidamente e até mesmo chegou a cantá-la em um de seus shows!

No entanto, o sertanejo decidiu não lançá-la, já que ainda trabalhava com o single Homem de Família e os temas das composições se diferenciavam muito: enquanto uma era mais romântica e patriarcal, a outra era mais descontraída, divertida e cheia de solteirice. Nesse momento, Gabriel Diniz conseguiu então recomprar a canção.

Após sua gravação e sucesso, GD confessou que investir em Jenifer foi uma aposta apenas dele, já que seu empresário não acreditava na canção. Nem mesmo Wesley Safadão, um amigo pessoal muito próximo do artista, achou que daria certo. No final, todos estavam errados, já que a produção se tornou um super hit do forronejo.

https://www.instagram.com/p/BvWyFJvnbnq/

Sobre o que fala a música

O Tinder pode ser o que mais chama atenção na música, além do bom humor de Gabriel e o modo como ele atinge as notas em Jenifer, mas a letra fala sobre algo muito mais antigo do que os aplicativos de encontros: o ciúme.

Na canção, a ex-namorada do intérprete o encontra com uma mulher desconhecida e, enciumada, pergunta quem é aquela. Ele, sem medo de ser honesto, diz que encontrou a moça no Tinder, que ela poderia ser sua nova companheira e ainda deixa para a imaginação do ouvinte ao dizer que a tal Jenifer faz coisas que a antiga parceira não fazia.

Clipe de Jenifer tem participação de Mariana Xavier

Dirigido por Bruno Fioravanti, que já comandou vídeos de diversos artistas, como Ivete Sangalo, Capital Inicial e Paula Fernandes, o clipe de Jenifer é uma das peças que completam toda a mensagem que a música passa.

A história do vídeo segue bem a narrativa da letra. Depois de usar o Tinder no trabalho, espaço que divide com sua ex-namorada, ele vai para um bar cantar e lá está Jenifer. Os dois se conhecem, se divertem e no final ainda acabam em uma festa no escritório em que o personagem do cantor trabalha.

A protagonista é interpretada pela atriz Mariana Xavier, muito conhecida por fazer o papel de Marcelina no filme Minha Mãe É Uma Peça. Já a ex-namorada é feita por Aline Gotschalg, digital influencer e ex-BBB. A própria Mariana disse que o fato dela não seguir um padrão de beleza restrito, que é tão comum de se ver representado, faz com que o clipe desconstrua a ideia da mulher perfeita.

Mariana Xavier, Gabriel Diniz e Aline Gotschalg no set de filmagens do clipe "Jenifer"
Mariana Xavier, Gabriel Diniz e Aline Gotschalg no set de filmagens do clipe / Créditos: Divulgação

Além de acarretar grandiosos números de reproduções (mais de 60 milhões no Spotify), visualizações (mais de 235 milhões no YouTube) e ser um dos hits do Carnaval de 2019, o sucesso de Jenifer também fez com que o cantor ganhasse notoriedade em outras áreas. Em fevereiro deste ano, ele foi garoto-propaganda do Ministério da Saúde em um comercial que conscientizava sobre o uso da camisinha.

Também neste ano, em abril, ele ganhou o título de Cidadão Paraibano em uma cerimônia solene na Assembleia Legislativa da Paraíba. Familiares e amigos prestigiaram esse lindo momento de reconhecimento.

Você pensou que esse hit tivesse uma história tão cheia de detalhes? Depois de conhecer a fundo o principal sucesso do cantor, aproveite pra descobrir mais sobre a trajetória traçada por GD, que foi muito além de Jenifer.