Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Saiba tudo sobre a IU, idol de k-pop e atriz coreana

#kpoppers · Por Karoline Póss

30 de Janeiro de 2022, às 19:00

No k-pop é muito comum falarmos sobre os grupos, mas não deixe os solistas de lado! Há muitos artistas individuais incríveis no cenário da música coreana, como a IU. 

IU é o nome artístico de Lee Jieun, cantora, atriz, produtora, letrista e compositora de grande sucesso, conhecida por muitos como “a fav dos seus favs” por ser uma das estrelas mais respeitadas e famosas da Coreia do Sul. 

Todos amam e são fãs da cantora, incluindo integrantes do BTS, Seventeen, LOONA e outros grandes nomes do k-pop, fama que rendeu a ela o título de “Irmãzinha da Nação”. 

Biografia da cantora de k-pop IU 

Se você quer saber mais sobre a IU, veio ao lugar certo! Saiba mais sobre esse grande nome do k-pop:

Onde a IU nasceu?

Lee Jieun nasceu em Seul, na Coreia do Sul, no dia 16 de maio de 1993. Então se você já se perguntou qual é o signo da IU, já adiantamos que ela é de touro. ♉

Outras informações básicas sobre a cantora:

Altura: 1,62
Tipo sanguíneo: O
MTBI: INFP
Hobbies: ler, ouvir música e navegar na internet 

Como foi a infância da IU?

A infância da cantora IU foi bem difícil. Desde novinha ela já sabia que queria ser artista, mas teve de interromper as aulas de atuação quando a situação financeira de sua família se deteriorou ao ponto de precisarem deixar Seul para morar em Uijeongbu.

IU quando criança
Créditos: Divulgação

Na nova cidade, Jieun e seu irmão mais novo viveram com a avó e um primo durante mais de um ano, em condições de grande pobreza e sem ver os pais com frequência durante todo esse período. Mesmo assim, IU conta que se sentiu segura vivendo com a avó. 

IU já era pré-adolescente quando voltou a sonhar em ser artista. Ela foi tão aplaudida em uma apresentação em sua escola que decidiu se tornar cantora. Mesmo assim, não foi fácil: ela fez 20 audições, incluindo para a JYP.

Além de não conseguir nenhum contrato, Jieun foi enganada por várias empresas falsas que se aproveitam dos sonhos de jovens inocentes para lucrar. 

Quando a IU debutou no k-pop?

Em 2007 ela finalmente assinou um contrato com a LOEN Entertainment e voltou a morar em Seul para se preparar para seu debut.

Na época, IU era cotada para participar de um novo grupo feminino, mas a empresa resolveu lançá-la como solista após apenas 10 meses de treinamento. 

Em entrevistas, IU revelou o quanto amava estar no estúdio: depois de anos de pobreza, ela finalmente podia comer o quanto quisesse e tinha um lugar confortável para dormir. 

Seu debut oficial aconteceu no dia 18 de janeiro, quando se apresentou pela primeira vez no M! Countdown com a música Lost Child, seu single de estreia. Confira a primeira apresentação profissional da IU: 

O que significa IU? 

O nome artístico IU foi dado a Lee Jieun por sua empresa como uma abreviação de I and You, simbolizando a união entre a música e o público. 

Qual é a voz da IU?

IU é conhecida por sua voz angelical e capacidade de alcançar notas extremamente altas. Não à toa, a faixa Good Day foi um dos maiores sucessos de sua carreira pelo desafio de cantar três notas altas seguidas

Especialistas designam IU como uma cantora soprano, e dentre seus pontos altos estão a capacidade de controlar a voz de peito e falseto, intercalando-as sem dificuldade. Além das técnicas, IU também é uma cantora muito elogiada por seu estilo e entrega de emoções.

Em quais dramas IU atuou?

Como atriz, IU participou de vários dramas coreanos famosos. Segue a lista:

  • Dream High (2011) — Protagonista
  • Salamander Guru and the Gang (2012) — Participação especial
  • Dream High 2 (2012) — Participação especial
  • You are the Best! (2013) — Protagonista
  • Bel Ami (2013) — Protagonista
  • The Producers (2015) — Protagonista
  • Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo (2016) — Protagonista
  • My Mister (2018) — Protagonista
  • Persona (2019) — Protagonista
  • Hotel del Luna (2019) — Protagonista

Quais são as redes sociais da IU? 

A única rede social que a IU usa é o Instagram, @dlwlrma, no qual posta suas fotos e vídeos e acessa seu Fan Cafe oficial para conversar com os fãs. Ela também tinha um Twitter pessoal, @lily199iu, mas não o atualiza desde 2014.

Para o drama Hotel del Luna, IU criou o Instagram @fullmoon.long para sua personagem, Jang Manwol, onde postava as fotos que tirava no drama e nos bastidores, como se fosse a própria personagem que estivesse postando.

Esse perfil não é mais atualizado desde o fim do drama, mas ainda está disponível como arquivo para quem quiser ver as belas fotos.

IU também possui perfis oficiais, aqueles que são administrados pela equipe da cantora para divulgar informações relacionadas a comebacks, participações em dramas, programas de TV e mais, além dos canais oficiais onde posta seus MVs e lives. São eles:

Facebook: 아이유(IU)
Twitter: @_IUofficial
YouTube: 이지금 [IU Official] 
VLIVE: IU

As 10 melhores músicas da IU, cantora de k-pop 

Se você quer conhecer as músicas de k-pop da IU e não sabe por onde começar, nós te damos uma mãozinha!

Lilac

A música animadinha mostra um lado mais pop e chiclete da IU, com direito a coreografia e tudo! O MV de Lilac também conta uma história e podemos ver a grande atriz Lee Jieun em cena! 

Eight (feat. Suga)

A parceria com o rapper do BTS foi um grande sucesso, aliás, nada para esperar algo diferente da junção de dois dos maiores nomes do k-pop? 

Os fãs de SHINee e F(x) também possuem um grande carinho por Eight pelas teorias de que foi escrita como uma homenagem a Jonghyun e Sulli.

Celebrity

Com um instrumental incrível e letra romântica, IU mostra uma grande atuação no MV extremamente bem produzido de Celebrity, que mais parece um filme em curta metragem.

Love Poem

Love Poem nem precisou de um MV oficial para fazer sucesso e é muito querida mesmo entre idols de k-pop, com covers gravados por membros do Seventeen, A.C.E, Apink, SF9 e pelos participantes do survival show Kingdom

Into the I-LAND

E falando em programas de sobrevivência, Into the I-LAND foi a música tema da competição I-LAND, que deu origem ao popular grupo ENHYPEN. 

BBIBBI

BBIBBI foi lançada em 2018 e mostrou um lado diferente da cantora, que chega cheia de pose no clipe, com música mais influenciada pelo hip-hop, mas ainda com o tom melódico de IU.

My Sea

Outra das músicas mais famosas da IU que nem clipe têm mas não sai da playlist dos coreanos é My Sea. Na apresentação abaixo, é impossível não se arrepiar com os vocais ao vivo da IU!

Palette (feat. G-DRAGON)

Outra parceria da IU que deu super certo foi Palette, com o G-DRAGON, do grupo BIGBANG. A faixa é autobiográfica, com IU relembrando o início de sua carreira no k-pop com nostalgia enquanto mostra o quanto ela mudou até seus 25 anos, idade que tinha quando a música foi feita. 

Twenty-Three

E a sucessora de Palette foi Twenty Three, com a visão de IU sobre si mesma aos 23 anos de idade, se reconhecendo como uma mulher madura e de várias personalidades. 

Strawberry Moon 

Strawberry Moon, uma das mais recentes faixas da artista, carrega consigo um ar sonhador e um clipe lindo com tons de fantasia para narrar uma vida perfeita ao lado de seu amado. É muita fofura!

k-pop na rede

Quer fazer igual a IU e arrasar nas redes sociais? Confira nossas dicas de frases de k-pop para usar nas legendas de seus posts!

Frases k-pop

Leia também: