Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

INDUSTRY BABY: entenda o significado do clipe de Lil Nas X

Analisando letras · Por Mateus Pereira Silveira

23 de Novembro de 2021, às 12:00

Provocativo e autêntico, Lil Nas X deixa claro em cada trabalho, aparição ou entrevista que não tem receio de ser quem é, mostrando que é um dos rappers mais completos da nova geração, e isso fica ainda mais claro quando sabemos o significado de INDUSTRY BABY. 

Desde que estourou para o mundo com seu sucesso Old Town Road em 2019, Montero (nome real do cantor) convive com a intensa pressão da mídia e do público e não se esconde dos desafios. 

Assumidamente gay, Lil Nas X se tornou uma figura representativa na comunidade LGBTQIA+, por ressaltar suas raízes negras e escancarar o preconceito embutido no meio do rap e hip hop. 

E ele não se cansa de trazer isso em suas letras e canções. É por isso que hoje vamos falar do significado de INDUSTRY BABY, que trouxe um clipe repleto de afrontes, combinado com uma letra que ressalta sua personalidade. Vem com a gente! 

INDUSTRY BABY: significado

A irreverência é um dos traços da identidade de Lil Nas X desde que ele surgiu como uma das revelações da música nos últimos anos

Colecionando prêmios e polêmicas, Nas X voltou com tudo em 2021, começando pela canção Montero (Call Me By Your Name), na qual ele trouxe alegorias religiosas e terminou seduzindo o próprio diabo

Claro que o comeback acendeu o debate em torno da carreira dele, além do processo movido pela Nike pela comercialização do “tênis de satanás”, que supostamente tinha sangue humano nas solas e foi usado como estratégia de marketing pelo cantor e um coletivo de artistas. 

Toda repercussão motivou Lil Nas X a desenvolver uma história repleta de sarcasmo para o clipe de INDUSTRY BABY, parceria com Jack Harlow que pontua aspectos bem interessantes da relação do artista com a indústria musical

A seguir, separamos os detalhes mais importantes do clipe para explicar os significados de INDUSTRY BABY.

As referências do clipe de INDUSTRY BABY

Antes mesmo do lançamento do vídeo oficial, Lil Nas X divulgou um prelúdio, no qual ele é levado à julgamento por conta do caso Nike, mas numa sucessão de infortúnios, o artista é condenado à prisão por ser gay.  

A peça já mostra os motivos que o levaram a utilizar o sarcasmo como estratégia de contra-ataque. O cantor convive constantemente com comentários homofóbicos vindos do próprio meio do rap, sempre rebatendo com humor e memes. 

Após o desfecho no tribunal, o clipe inicia com Nas X em sua cela fazendo exercícios de ponta cabeça, uma alusão a uma cena de In Da Club, de 50 Cent, desafeto do ousado jovem por fazer comentários preconceituosos e depreciativos. 

Na prisão, o artista cuida dos símbolos do seu sucesso, gramofones dourados do Grammy e o disco de platina antes mesmo de mostrar seu lado afeminado, por vezes tão criticado, ao dançar com seu colega usando um uniforme rosa. 

Num clima que lembra bastante os clipes de diva pop, ele desfila pelos corredores com muita pose, rumo ao momento mais icônico e polêmico: a dança no banheirão com seus companheiros totalmente nus. 😱

Com apenas modelos negros em cena, o corte serve como um registro perfeito para contrabalancear a branquitude vista com frequência na indústria. Uma alfinetada e tanto! 

A saga do clipe conta com a participação de Jack Harlow para auxiliar Lil em sua escapada. Um detalhe é que o pôster que camufla o túnel é estampado com a cena do beijo protagonizado pelo rapper no BET Awards com um de seus dançarinos. 

Ao fim do vídeo, Lil Nas X consegue operar sua fuga, que é celebrada com mais performances. E a mensagem que ficou é clara: por mais que o tentem o moldar, ele é a indústria.

Lil Nas X no BET Awards
Créditos: Divulgação

Análise da letra de INDUSTRY BABY 

O meio musical é cercado de cobranças para os artistas. A pressão vem de todos os lados: gravadoras, imprensa, público. E com Lil Nas X, a situação não é diferente.

INDUSTRY BABY traz justamente esse significado: mostrar como ele é capaz de dobrar as expectativas e trazer algo novo sempre que esperado. 

Baby’ back, ayy, couple racks, ayy (Baby, eu estou de volta, com pilhas de dinheiro, ei) 
Couple Grammys on him, couple plaques, ayy (Alguns Grammys, alguns certificados, ei) 

As especulações por ele trazer algo diferenciado sempre foi pauta na imprensa, assim como o aguardado primeiro álbum de estúdio, MONTERO.

Capa do álbum Montero
Capa do álbum MONTERO / Créditos: Divulgação

Como resposta, ele mostrou que estava disposto a voltar aos holofotes, dessa vez respaldado com bons números e prêmios.

And this one is for the champions (E essa é para os campeões) 
I ain’t lost since I’ve began, yeah (Eu ainda não perdi desde que comecei, sim) 
Funny how you said it was the end, yeah (Engraçado como você disse que era meu fim, sim)
Then I went, did it again, yeah (Então eu fui lá e fiz de novo, sim) 

Após o imenso sucesso de estreia, muitos disseram que Lil Nas X seria apenas mais um one hit wonder, o que ele foi desconstruindo a cada lançamento. 

Inovando a cada trabalho, ele não ficou para trás e trouxe o frescor da cultura pop para o rap e o trap, deixando ele em alta, e sempre com aquele estilo para bater os comentários dos haters. 

I told you long ago on the road (Eu te disse há muito tempo na estrada) 
I got what they’re waiting for (Eu tenho o que eles estão esperando) 
You was never really rooting for me, anyway (Você nunca torceu por mim, de qualquer forma) 
When I’m back up at the top, I wanna hear you say (Quando eu voltar para o topo quero ouvir você dizer) 
He’ll run from nothin’, dawg, get your soldiers (Ele não foge de nada, cara, traga seus soldados) 
Tell ‘em that the break is over (Fale para eles que a pausa acabou) 

O recado dado no coro é claro: mesmo com tantos torcendo contra ou criticando sua postura ousada, ele tinha o que era necessário para agradar o público e a crítica. 

Certeiro, ele direciona suas respostas a diferentes comentários, dos depreciativos ao senso comum. E o tempo que ele aguardou para voltar com tudo foi bem pensado, já que o retorno trouxe novos recordes e mais sucesso ainda. 

Tell a rap nigga I don’t see ya, huh (Dizem que não veem um cara do rap, ha) 
I’m a pop nigga like Bieber, huh (Sou um cara do pop como o Bieber, ha) 
I don’t fuck bitches, I’m queer, huh (Eu não trepo com vadias, eu sou queer, ha) 

Ao buscar o significado de INDUSTRY BABY nos próprios versos, é possível notar diversos tópicos sobre o método de operar da cultura musical: parcerias, músicas radiofônicas, boas vendas e o auge esperado. 

Também por isso, há a necessidade de tentar rotular os artistas por suas características, por vezes desmerecendo o talento. Mesmo que seja um rapper, Lil Nas é sempre encaixado com um artista pop, não sendo reconhecido pelo seu estilo arrojado. 

Algo que sinceramente poderia deixar qualquer um incomodado é levado na ironia e no bom humor, já que ele se orgulha da sua identidade queer, para o desespero dos meios mais conservadores. 

City talkin’, we takin’ notes (A cidade fala, a gente anota) 
Tell ‘em all to keep makin’ posts (Diga para eles continuarem, fazendo posts) 
I don’t clear up rumors (ayy) (Eu não esclareço rumores, ei) 
Where’s y’all sense of humor? (Ayy) (Cadê o seu senso de humor, ei) 
I’m done makin’ jokes (Cansei de fazer piadas) 
‘Cause they got old like baby boomers (Porque elas ficaram ultrapassadas que nem os baby boomers) 
Turn my haters to consumers (Transformei meus haters em clientes) 
I make vets feel like they juniors (juniors) (Faço os veteranos parecem novatos, novatos) 

A acidez provocativa aparece também na parte de Jack Harlow, principalmente em relação aos comentários online. 

A estratégia para lidar com a fama é simples: não há tempo para discutir com posts negativos, então é melhor deixar que falem e se calem com o tempo. 

Comparando esse pessoal com uma geração mais velha, a dupla afirma que soube como transformar os haters em clientes, que mesmo criticando, escutam as músicas e acompanham os trabalhos. ¯\_(ツ)_/¯

Por fim, Lil e sua trupe mostram que estão prontos para o que der e vier, encerrando com a icônica frase: 

I’m the industry, baby (Eu sou a indústria, amor) 

A repercussão de INDUSTRY BABY

O impacto de INDUSTRY BABY foi praticamente imediato, com os fãs aclamando a canção e o clipe em suas primeiras horas, assim como a crítica especializada.

Colocar o dedo na ferida também despertou a ira de alas mais conservadoras, algo já esperado vindo de um trabalho de Lil Nas X. 

Com a repercussão da música, o cantor explicou o propósito de pesar um pouco a mão na letra. 

Muitas pessoas têm dito, ‘Oh, bem, eu gosto da música dele, mas ele é suspeito’. Foi tipo, eu queria dar a certeza para eles que eu sou gay. Este sou eu avançando. Não foi um momento, sabe? Na verdade, não estou tentando garantir que o público que está ouvindo minha música se sinta confortável, declarou o cantor. 

O fato é que buscando ser mais fiel a sua personalidade, Lil Nas continuou alcançando o topo das paradas e virando uma referência fora dos padrões para a comunidade LGBTQIA+! 

Mais sobre a carreira de Lil Nas X 

Que vamos ouvir falar muito do cantor nas premiações e eventos não temos dúvida, então, enquanto isso, que tal conhecer a discografia do Lil Nas X?