Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

I Want To Break Free: o significado do controverso hit do Queen

Analisando letras · Por Renata Arruda

3 de Dezembro de 2020, às 12:00

I Want To Break Free é um daqueles hits que não podem faltar em nenhuma playlist de melhores do Queen. Lançada em 1984, a música causou controvérsias devido ao seu clipe, que traz os músicos vestidos como mulheres.

Isso fez com que a canção fosse associada à causa LGBTQI+, fato naquela época não foi muito bem recebido nos Estados Unidos, onde a sociedade era bem mais conservadora do que na Inglaterra, terra natal da banda.

Contudo, essa não foi a única interpretação que a faixa ganhou —  ela chegou até a se tornar um hino do Congresso Nacional Africano durante os anos de apartheid na África do Sul, enquanto Nelson Mandela estava na prisão.

Vem saber mais sobre I Want To Break Free e o significado desse sucesso do Queen!

I Want To Break Free: o significado da canção

I Want To Break Free foi escrita pelo baixista e compositor John Deacon em 1983, e lançada pelo Queen no ano seguinte no álbum The Works.

Capa do álbum The Works
Capa do álbum The Works / Créditos: Divulgação

A letra fala sobre alguém que se sente preso a uma situação, ou a uma pessoa, e quer desesperadamente se libertar.

Falando sobre suas composições, Deacon contou que costuma compor criando personagens e temas que têm a ver com suas reflexões. Assim, é muito comum deduzir que o tema da música são as relações tóxicas e a dependência emocional.

Isso porque a letra traz versos como:

Eu não consigo superar o jeito que você me ama
Mas eu tenho que ter certeza
Quando eu sair por aquela porta
Oh, como eu quero ser livre

No entanto, a canção parece estar intimamente ligada à vida e às características pessoais do compositor.

Uma música sobre dificuldades

Embora não seja possível afirmar com 100% de certeza qual o significado real de I Want To Break Free, sabe-se que o próprio John Deacon declarou aos fãs que a música fala sobre frustração. 

Para muita gente, ela trata da conhecida introspecção do músico. Sempre calado e praticamente invisível, Deacon ficou famoso pela sua timidez, tão forte que ele foi o único membro da banda que jamais cantou uma música do Queen.

John Deacon i want to break free
John Deacon / Créditos: Divulgação

Como ele já havia falado sobre questões como solidão e autossuficiência, a canção foi encarada como um desabafo sobre suas inadequações sociais.

Durante a passagem do Queen pelo Brasil, em 1985, Freddie Mercury concedeu uma entrevista à Glória Maria, onde comentou que a música tem a ver com todos. É alguém que tem uma vida difícil e quer se livrar de seus problemas.

Já alguns afirmam que a principal intenção de Deacon era escrever uma canção com a perspectiva masculina a respeito do movimento de libertação das mulheres, que explodiu no ocidente entre os anos 60 e 80.

Isso porque ele poderia estar tendo problemas pessoais em seu casamento, segundo boatos.

Hino do movimento LGBTQ+?

Erroneamente, I Want To Break Free acabou sendo interpretada como uma música sobre sair do armário.

Isso porque a banda aparece no clipe vestida como as personagens da novela britânica Coronation Street, além de trazer cenas de Freddie Mercury dançando com membros do Royal Ballet Theatre.

No vídeo, o vocalista interpreta uma dona de casa que quer se libertar da sua vida limitada.

No entanto, devido ao fato de Freddie Mercury ser bissexual e da banda estar travestida no clipe, o público associou o verso eu quero me libertar como um grito de libertação de pessoas homossexuais, bissexuais e transexuais.

Mas segundo o vocalista, a música não é dedicada à comunidade LGBT+. Ele comentou que:

Para início de conversa, essa música foi escrita por John Deacon, sabe, e ele é um homem casado e com cerca de quatro filhos. Não tem a nada ver com pessoas gays mesmo, ela basicamente fala sobre todo mundo, é só alguém com uma vida muito difícil e ele quer se libertar de quaisquer problemas que tem. Não tem nada a ver com a questão gay.

Videoclipe polêmico 

A ideia do Queen aparecer no videoclipe caracterizada como mulheres, parodiando a novela Coronation Street, partiu de Deborah Leng, namorada do baterista Roger Taylor na época.

O músico levou o conceito para a banda, que ficou animada com a ideia de fazer algo humorístico.

Queen i want to break free clipe
Créditos: Divulgação

A paródia foi muito bem aceita no Reino Unido, onde o público entendeu as referências. Entretanto, o vídeo foi considerado polêmico em vários países, incluindo os Estados Unidos, onde acabou sendo banido das emissoras de TV, incluindo a MTV, por ferir a moral conservadora.

Durante entrevista à rádio NPR, em 2010, o guitarrista Brian May contou que ao redor do mundo, as pessoas riram e entenderam a piada. Eu lembro de estar na turnê promocional no Centro-Oeste dos EUA e as pessoas ficavam pálidas e diziam ‘não podemos tocar isso de jeito nenhum. Sabe, parece homossexual’.

No Brasil, fãs jogaram pedras e latas de cerveja em Freddie Mercury durante a apresentação da música no Rock In Rio, quando o cantor apareceu com um figurino do clipe, o que costumava fazer nos shows.

Isso porque, assim como na África do Sul, a música por aqui era considerada como um hino da liberdade contra a opressão e a atitude de Mercury acabou sendo interpretada como um deboche.

Em 2011, Brian May foi perguntado pela revista Q se as personagens do clipe refletiam a personalidade dos membros da banda, ao que ele respondeu: 

Claro! Todo mundo pensa que a ideia foi o Freddie, porque parece algo que ele adoraria fazer, mas na verdade veio da namorada de Roger na época, por estranho que pareça. Foi ideia dela satirizar as mulheres de Coronation Street.

Que tal saber mais sobre o Queen?

Agora que você sabe tudo sobre I Want To Break Free, aproveita para conferir as principais curiosidades do Queen e descobrir mais sobre a banda!

curiosidades queen

Mais posts sobre o Queen: