Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

14 hits da disco music para voltar aos tempos de discoteca

Nostalgia · Por Camila Fernandes

15 de Janeiro de 2020, às 19:00

Luzes coloridas, refletores piscando e roupas brilhantes, bem no estilo de Os Embalos de Sábado à Noite — esse era o cenário de uma discoteca no fim dos anos 70.

Aliás, há quem diga que foi esse o filme que marcou o início oficial da disco music no mundo. 💿

Nós já falamos por aqui sobre as melhores músicas internacionais dos anos 70, e agora é hora de mergulhar ainda mais nessa década cheia de novos ritmos.

Com influências do soul, do funk norte-americano e com um toque de jazz, nasceram os grandes sucessos da disco music que você vai relembrar agora. Vem com a gente relembrar músicas como:

  • The Hustle — Van McCoy
  • I Will Survive — Gloria Gaynor
  • Stayin’ Alive — Bee Gees
  • Y.M.C.A. — Village People
  • Dancing Queen — ABBA
  • It’s Raining Men — The Weather Girls
  • e mais!

Os 14 maiores hits da disco music

A era disco foi cheia de grandes hits, e muitos deles fazem sucesso até hoje, agitando as pistas de dança por aí! Olha só essa seleção:

The Hustle — Van McCoy 

The Hustle, do cantor norte-americano Van McCoy, foi o primeiro hit considerado disco music no mundo. A música foi produzida pela gravadora Salso Records em 1975. 

Love To Love You, Baby — Donna Summer 

Donna Summer lançou Love To Love You, Baby na Alemanha, mas foi nos Estados Unidos que a música se tornou um dos maiores hits dos anos 70, que consagrou Donna como a diva da disco music.

Um detalhe: a versão original da música tem 16 minutos e 50 segundos. 😱

Ladies Night — Kool & The Gang 

Kool & The Gang era uma banda de funk, mas foi só chegar um brasileiro que Ladies Night se tornou um sucesso disco. 

Isso mesmo, o arranjador Eumir Deodato foi até os EUA com a intenção de produzir um dos maiores hits da era da discoteca — e conseguiu!

I Will Survive — Gloria Gaynor

I Will Survive dispensa qualquer apresentação, mas vale ressaltar que, ao lado de outros hits da disco, a música representou um avanço importante para as cantoras da época.

As mulheres começaram a cantar com mais liberdade, tanto na voz quanto nas letras.

Stayin’ Alive — Bee Gees

Stayin’ Alive é tão empolgante que a música ficou conhecida como “o ritmo da vida” e se tornou a trilha-sonora oficial das aulas de reanimação cardiopulmonar, um conjunto de técnicas usadas em primeiros socorros.

Run To Me — Bee Gees

Os Bee Gees são donos de vários sucessos da disco music e é impossível não colocar mais de uma música deles na lista.

Run To Me é prova de que nem só de músicas agitadas viviam as discotecas, afinal, todo mundo precisava de um tempinho pra dançar a dois.

Y.M.C.A. — Village People

Quem nunca fez a coreografia de Y.M.C.A. que atire a primeira pedra!

A música do Village People, além de um hit de sucesso, foi uma grande representante da “cultura gay” e se tornou um marco de luta contra o preconceito na década de 70.

Macho Man — Village People

Falando em luta contra o preconceito, não dá pra deixar de mencionar a lendária Macho Man, mais um sucesso do Village People que agitava as pistas de dança. 

Dancing Queen — ABBA 

Dancing Queen estreou nada mais, nada menos, que no casamento do rei da Suécia, em 1976. Em pouco tempo, a música do ABBA se tornou um dos maiores hits disco do mundo.

It’s Raining Men — The Weather Girls

It’s Raining Men foi lançada originalmente em 1982, pelo grupo The Weather Girls — “as garotas do tempo”, em inglês — agora faz todo sentido, né? 😅

Night Fever — Bee Gees

Os Embalos de Sábado à Noite foi sucesso nos anos 70 e não poderíamos deixar de citar Night Fever, a música que dá nome ao filme.

Aliás, o sucesso dos Bee Gees na época está muito ligado ao fato de eles serem donos de boa parte da trilha sonora do longa.

Bônus: 3 hits da disco music no Brasil

Nós já citamos músicas que foram lançadas nos Estados Unidos, na Alemanha e até na Suécia, mas, será que o Brasil não teve seus próprios hits disco? É claro que sim, e nós trouxemos três deles pra provar!

Dancin’ Days — As Frenéticas

Dancin’ Days ficou famosa depois que virou tema de abertura da novela que leva o mesmo nome, em 1978. 

Conga, Conga, Conga — Gretchen 

Conga, Conga, Conga foi gravada por Gretchen em 1981. A letra em inglês abriu portas para o sucesso internacional, e a música se tornou um dos singles brasileiros mais vendidos de todos os tempos.

Assim Caminha a Humanidade — Lulu Santos 

Lulu Santos é famoso no pop e tem até influência do rock, mas isso não impediu o cantor de ser dono de um hit disco: Assim Caminha a Humanidade.

Hora de mexer o esqueleto

Não dá pra negar que a disco music trouxe (muita) animação pro cenário musical nas décadas de 70 e 80, sem falar nos preconceitos que ajudou a quebrar. 

Foram tantos hits que nem dá pra contar. Quer relembrar mais músicas que fizeram sucesso na época? Vem ouvir a seleção disco music!

Seleção disco music

Você também pode gostar de…