Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

A história da música Yesterday, canção mais regravada dos Beatles

Analisando letras · Por Mateus Pereira Silveira

4 de Dezembro de 2020, às 19:00

Um hino atemporal. Com certeza, essa é a melhor definição para Yesterday, sucesso dos Beatles que simplesmente alcançou o posto de canção mais regravada da história! 

A música, que é uma balada acompanhada por um quarteto de cordas e violão, foi a primeira composta por apenas um membro do grupo, no caso, Paul McCartney. 

Sir Paul McCartney
Créditos: Divulgação

Mas você sabia que esse hit quase não foi incluso nos álbuns dos Beatles por não transmitir a identidade que o grupo queria? 😱 

Sim, esse pecado quase aconteceu! E nós vamos contar essa e outras histórias da música Yesterday agora mesmo. 

A história da música Yesterday

Sabe quando temos aquela ideia sensacional durante um sonho e acordamos à procura de qualquer coisa para anotá-la antes que seja tarde demais? 

Bem, foi mais ou menos assim que aconteceu com Paul McCartney. Ele literalmente pulou da cama inspirado e foi direto para o piano, onde tocou as primeiras notas daquela música que viria a ser Yesterday.

O fato de ela vir tão naturalmente para ele o deixou assustado e pensando que ele havia plagiado inconscientemente o trabalho de outro artista.

Para deixar essa impressão de lado, ele passou pelo menos um mês conversando com cantores e amigos para ter certeza que aquela era uma composição original dele. 

Paul McCartney
Créditos: Divulgação

No início, a música tinha o título provisório de Scrambled Eggs (algo como ovos mexidos) e continuava passando por adaptações nos versos e arranjos instrumentais. Além disso, Paul teve um bloqueio criativo e não conseguia sair de alguns esboços

Ao mesmo tempo, ele não perdia a oportunidade de comentar sobre a música com os parceiros de banda. Juntos eles tentavam encontrar uma palavra que teria a força para ser o nome definitivo da composição

Essa busca acabou em uma viagem que Paul fez com a sua namorada Jane Asher para a Espanha. Nela, ele encontrou o título que faltava e fez os ajustes finais na letra. 

Não é uma música de rock

Pensa que as incertezas acabaram após essa fase? Pois a gravação da música foi outro processo de aceitação e mudanças para os Beatles. 

Desde o início, Paul comentava com o produtor George Martin que não estava tão confortável com a sonoridade que Yesterday trazia. Para completar, as sugestões de Martin de usar o acompanhamento instrumental eram recusadas pelo vocalista. 

Paul Mccartney e George Martin
Paul McCartney e George Martin / Créditos: Divulgação

Ele acreditava que esse tipo de melodia deixava a canção mais melosa e isso não era uma característica dos Beatles. 

Essa visão era compartilhada por John, Harrison e Starr, que não viam nada em Yesterday que lembrasse os sucessos que eles cantavam. Afinal ela não era uma canção de rock!

Após a insistência do produtor e dos arranjos feitos em estúdio, Paul foi convencido a aceitar o quarteto de cordas como acompanhamento na canção

A resistência do grupo continuava, e George Martin chegou a sugerir que a música fosse lançada como um single solo de McCartney, o que não foi aceito por Brian Epstein, empresário do grupo. 

A solução veio da Capitol Records, gravadora dos Beatles nos Estados Unidos, que incluiu Yesterday entre as faixas do disco Help!. Como ela fez um enorme barulho por lá, ela começou a ser tocada nas apresentações e marcou uma nova fase para os garotos de Liverpool. 

Capa do álbum Help nos Estados Unidos
Capa do álbum Help! nos Estados Unidos / Créditos: Divulgação

Os significados da letra da música Yesterday

Se hoje escutamos versões de Yesterday em todos os lugares, é pela capacidade que a sua letra tem de nos arrepiar e emocionar. 

Praticamente uma balada romântica acompanhada de um violão, ela trouxe uma maturidade nos versos, mostrando que Paul e o quarteto tinha capacidade de trazer composições mais profundas e completas. 

Yesterday, em sua essência, é como um poema de arrependimento, no qual o personagem demonstra a vontade de reviver momentos mais simples que já passaram, enquanto o dia de hoje parece ser mais difícil de ser encarado. 

Yesterday (Ontem) 
Love was such an easy game to play (O amor era um jogo tão fácil de se jogar)
Now I need a place to hide away (Agora eu preciso de um lugar para me esconder) 
Oh, I believe in yesterday (Oh, eu acredito no dia de ontem) 

A beleza da música também está nas palavras que Paul escolheu para demonstrar os sentimentos, que são simples, mas poderosas.

Afinal, quem nunca pensou que o dia de ontem foi mais fácil que encarar os problemas de hoje? 

Suddenly (De repente) 
I’m not half the man I used to be (Eu não sou metade do homem que costumava ser) 
There’s a shadow hanging over me (Existe uma sombra pairando sobre mim) 
Oh, yesterday came suddenly (Oh, o dia de ontem veio de repente)

Outro detalhe é o tom mais confessional da letra, que está sozinho e aproveita esse momento para refletir sobre seus atos e que contempla as mudanças da vida, se sentindo até inferior ao que já foi. 

Why she had to go I don’t know (Por que ela foi embora, eu não sei) 
She wouldn’t say (Ela não diria) 
I said something wrong now I long (Eu disse algo errado, agora eu anseio) 
For yesterday (Pelo dia de ontem) 

A dor de um coração partido é outro ponto de partida para ele desejar voltar no tempo e viver o ontem novamente.

Enquanto antes ele tinha alguém para experimentar novos sentimentos, hoje ele está só para encarar os novos problemas sozinho. 💔

Grandes interpretações de Yesterday

De dúvida se deveria entrar para o repertório do grupo, Yesterday se tornou o símbolo dos Beatles e bateu recordes de reprodução nas rádios, aparecendo na lista das mais tocadas por anos. 

Claro que o fato de ela tocar em todos os lugares, de restaurantes a karaokês, ajudou a popularizar ainda mais o sucesso.

E até mesmo grandes nomes da música emprestaram sua voz para esse clássico. Se liga só nessas versões: 

Marvin Gaye 

A versão do príncipe do soul é simplesmente impressionante. Marvin capturou a essência da música e imprimiu uma roupagem ao seu estilo que não tem defeitos.

Não à toa foi escolhida por Paul como a melhor interpretação já feita da letra

Billie Eilish

A homenagem àqueles que nos deixaram é um dos momentos mais emocionantes do Oscar. E Billie Eilish, acompanhada de seu irmão Finneas, transmitiu todo o sentimento  na cerimônia deste ano. 

Linkin Park, Jay-Z + Paul McCartney 

Se a união do Linkin Park com o rapper Jay-Z já foi algo monumental, imagine que o próprio Paul McCartney subiu ao palco em uma das apresentações para cantar sua composição junto com o vocalista Chester Bennington. Que dia para se estar vivo! 

Você é um Beatlemaníaco?

Gostou de conhecer a história da música Yesterday? Agora que tal testar seus conhecimentos sobre a banda nesse quiz sobre os Beatles? Não esqueça de compartilhar com a gente o seu resultado!

Quiz Beatles

Mais histórias das músicas dos Beatles