Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história do Racionais MC’s, lenda viva do rap nacional

Biografias · Por Érika Freire

27 de Março de 2021, às 19:00

Chegou fim de semana todos querem diversãoFim de Semana no Parque foi a primeira música que fez o Brasil cantar e conhecer o Racionais MC’s, no início da década de 90. 

Desde então, em 30 anos de carreira eles se tornaram os maiores representantes do hip hop nacional, com uma história de sucesso que vai além da música e alcança a educação e cultura. 

Racionais MC's
Créditos: Divulgação

Eles educaram e influenciaram uma geração de jovens através de suas letras, ressignificaram jornadas e conquistaram um lugar de admiração e respeito como o grupo de rap mais importante do país. 

Quer conhecer melhor essa história? Então se liga só que a gente te conta tudo! 

História do Racionais MC’s: como surgiu

A história dos Racionais MC’s teve início em São Paulo, no ano de 1988. Eles se conheceram quando Mano Brown e Ice Blue foram ver o KL Jay e Edi Rock tocar no Clube do Rap, que na década de 80 ficava na Av. Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo.

Racionais Mc's no começo da carreira
Grupo Racionais Mc’s no começo da carreira / Créditos: Divulgação

Depois, marcaram de se encontrar na Rua São Bento, ponto de encontro da cena hip hop paulista e foi assim que Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay passaram a somar forças na construção artística.

A inspiração para o nome do grupo veio de Tim Maia, mais precisamente do disco Tim Maia Racional. Em 1988, gravaram as primeiras músicas que entraram na coletânea Consciência Black, Vol. I, Tempos Difíceis e Pânico Na Zona Sul

Em 1990, gravaram o primeiro EP, Holocausto Urbano e no ano seguinte o segundo, Escolha O Seu Caminho. Nesses trabalhos, o grupo já mostrava a que veio: falar sobre a violência sofrida pelos jovens da periferia, o combate ao racismo e as desigualdades sociais.

Durante uma entrevista para a revista Trip, Mano Brown chegou a comentar que no início o grupo se comportava como se fosse uma gangue. Andavam armados e costumavam repartir o dinheiro dos shows, sem investir em nada. 

Em 93 as coisas começaram a caminhar para eles, os Racionais MC’s faziam uma média de seis shows por noite e quando chegava na segunda, repartiam o dinheiro entre os integrantes.

Para KL Jay, quando você é jovem e preto, não tem muita opção de trabalho e vem a ambição de querer tênis, moto, e, sem perspectiva de emprego, fica seduzido pelo crime. Mas, o rap tomou parte da vida deles e foram salvos antes que fosse tarde.

Ver de perto a violência que ocorre dentro das periferias fez com que todos repensassem e foi a partir dessa visão que passaram a dialogar e ensinar milhares de jovens.

Raio-X Brasil 

Após os dois EPs, o primeiro álbum do Racionais MC’s foi lançado em 1993, com o nome de Raio-X Brasil. Nesta época, o grupo estava em evidência em São Paulo e já era muito conhecido na periferia. 

Capa do álbum Raio-x Brasil, do Racionais MC's
Capa do álbum Raio-X Brasil / Créditos: Divulgação

Duas músicas se destacaram no disco: a primeira foi Fim De Semana No Parque e, com isso, o grupo ganhou projeção em outros estados. Em seguida, veio o sucesso Homem Na Estrada

Escritas por Mano Brown, as músicas passaram a tocar em rádios e em bailes de hip hop, fazendo o Brasil se voltar para o que o grupo estava denunciando em suas letras.

Sobrevivendo No Inferno 

Quatro anos depois, um divisor de águas acontece na carreira do Racionais, com o lançamento de um dos álbuns mais aclamados do rap nacional, Sobrevivendo No Inferno, de 1997.

O álbum vendeu aproximadamente 500 mil cópias e o clipe de Diário De Um Detento se destacou nas paradas da MTV e acabou conquistando dois prêmios no Video Music Brasil: Melhor Vídeo de Rap e Escolha da Audiência.

Capa do álbum Sobrevivendo ao Inferno, do Racionais MC's
Capa do álbum Sobrevivendo No Inferno / Créditos: Divulgação

Aliás, os integrantes sempre foram alheios a entrevistas, principalmente no início da carreira e, por conta dessa postura, a produção da MTV quase não conseguiu levá-los para receber os prêmios. 

Além de Diário De Um Detendo, o disco trouxe outros grandes clássicos, como Capítulo 4, Versículo 3, Fórmula Mágica Da Paz e Mágico De Oz.

Álbum não é o preferido dos integrantes

Embora seja muito aclamado pela mídia e pelos fãs, Sobrevivendo No Inferno não é o preferido dos integrantes.

Inclusive, Brown acredita que o país vivia uma cegueira na época do lançamento do disco, pois foram chamados de gênios quando estavam falando o óbvio, algo que todos deveriam ter compreensão a respeito do que ocorria com o jovem negro, o ex-detendo, e a rotina nas periferias. 

Na visão de KL Jay, Sobrevivendo No Inferno pode ter se tornado o clássico, mas o melhor é Nada Como Um Dia Após O Outro Dia, o álbum seguinte, lançado em 2002. É um disco mais real, mais leve e mais musical.

Capa do álbum Nada Como um Dia Após o Outro Dia, do Racionais MC's
Capa do álbum Nada Como Um Dia Após O Outro Dia / Créditos: Divulgação

Em Nada Como Um Dia Após O Outro Dia, encontramos sucessos como Vida Loka I e II, Jesus Chorou, Negro Drama, A Vida É Desafio, Da Ponte Pra Cá, entre outros. 

Após um hiato de 12 anos, o Racionais MC’s lançou Cores & Valores, de 2014. O disco mostra o grupo se renovando, com músicas bem menores, com 2 ou 3 minutos de duração, e muitos fãs acabaram não compreendendo essa mudança.

Porém, a revista Rolling Stone Brasil o elegeu como melhor disco nacional de 2014.

Leitura obrigatória de vestibular 

O disco clássico do Racionais MC’s, Sobrevivendo No Inferno, virou livro em 2018, editado pela Companhia das Letras. 

A obra-prima é um registro histórico que resgatou a autoestima do jovem negro, ao abordar a realidade violenta dentro das periferias. A mensagem do grupo serviu para alertar os jovens a optarem por outros caminhos e fugir de vez da criminalidade. 

Por conta da importância das letras e todo o contexto, o livro se tornou leitura obrigatória do vestibular da Unicamp.

Na ocasião, o Racionais MC’s comemorou a inclusão do livro entre as leituras obrigatórias do vestibular 2020 através das redes sociais com a mensagem: é a periferia ocupando a Academia.

Importância do grupo para o rap brasileiro 

Além de terem conquistado sucesso de crítica e público, o Racionais MC’s se tornou uma potente voz ativa para a cultura negra. Eles falaram por multidões de jovens que, por tantos anos, foram silenciados. 

Denunciaram abusos cometidos pela polícia dentro das comunidades, criticaram veementemente o racismo e contribuíram para importantes reflexões políticas e sociais.

Por conta de suas escolhas em samplear grandes cantores, como Tim Maia, Jorge Ben, Al Green, Marvin Gaye, James Brown, Djavan, entre muitos outros, o grupo fez com os jovens conhecessem artistas essenciais da história da música. 

Em seus pouco mais de 30 anos de carreira, quando saem às ruas, os integrantes ainda escutam que a música do Racionais salvaram vidas e mudaram mentes. 

A escritora e filósofa Djamila Ribeiro, em um vídeo no canal do grupo no YouTube, relatou que chegou a dar aulas com a letra de O Homem Na Estrada para explicar uma realidade que eles se identificavam.

Muitos nomes da nova geração do rap, como Emicida, Criolo, Karol Conka, Preta Rara, Projota, Tássia Reis e Djonga foram influenciados pelo Racionais, o que mostra o grande legado e contribuição do grupo para o rap brasileiro.

Racionais MC’s: as 34 melhores frases do grupo

A história do Racionais MC’s continua sendo escrita pelo grupo, que é o maior representante do hip hop brasileiro. Para se aprofundar melhor em suas ideias, confira uma seleção com as 34 melhores frases do Racionais

Frases Racionais MC's

Aproveite e confira também: