Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história de My Heart Will Go On, de Céline Dion

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

28 de Junho de 2022, às 12:00

A história de My Heart Will Go On é tão complexa e cheia de reviravoltas que mais parece um plot paralelo de Titanic (1997), uma das maiores bilheterias da história do cinema.

A música composta por James Horner e Will Jennings, com produção do próprio James Horner, em parceria com Walter Afanasieff, e Simon Franglen, foi imortalizada na voz potente de Céline Dion, um dos maiores ícones do anos 1980.

A faixa foi escrita especialmente para a trilha sonora de Titanic do cineasta James Cameron, mas quase não entrou no filme, já que o diretor achou a música muito melosa.

Depois de se impressionar com o vozeirão de Céline Dion, Cameron mudou de ideia e, consequentemente, deixou uma importante marca no mundo da música.

Vem conhecer um pouco mais sobre a história da música-tema de Titanic e aproveite para relembrar as músicas do filme!

A história de My Heart Will Go On, clássico de Titanic

Um clássico do cinema, Titanic conta a história de amor de um casal de classes diferentes a bordo do então maior transatlântico da história, que zarpou em 1912 para sua primeira e última viagem, sendo vítima de um terrível naufrágio que deixou mais de 1.500 mortos.

Mais de duas décadas após o lançamento de Titanic, é difícil pensar no filme e não lembrar de My Heart Will Go On, tema do casal protagonista Jack (Leonardo di Caprio) e Rose (Kate Winslet).

O que nem todo mundo sabe é que a história de My Heart Will Go On é tão cheia de reviravoltas que poderia ter um filme próprio para chamar de seu.

Na época da produção da faixa, Céline Dion tinha 29 anos, além de uma bagagem cheia de grandes hinos românticos e prêmios consagrados, como Globo de Ouro, Grammy e até Oscar pela trilha sonora de A Bela e A Fera (1991).

Essa trajetória de sucesso, no entanto, ainda não era nada em comparação ao que viria após o lançamento da trilha sonora de Titanic. Foi My Heart Will Go On, afinal, que lançou Céline Dion de vez para o estrelato internacional, deixando seu nome marcado para sempre na história da música.

Com a música-tema do blockbuster sobre a trágica história do navio mais famoso do mundo, o álbum Let’s Talk About Love, de Dion, se tornou o disco mais vendido de 1998, com mais de 18 milhões de cópias vendidas em um período em que a pirataria ainda engatinhava.

Capa do álbum Let's Talk About Love
Créditos: Divulgação

Para chegar até lá, entretanto, muita água precisou rolar sob a ponte, a começar pelo trabalho de convencimento que precisou ser feito com James Cameron.

O começo turbulento da história de My Heart Will Go On

A história de My Heart Will Go On começou com uma música instrumental, a pedido do próprio James Cameron, que deveria acompanhar a história de Jack e Rose no decorrer da trama. 

A preocupação do cineasta, fã de bandas como Ministry e Metallica, era que Titanic acabasse se tornando “comercial” demais se ganhasse uma canção pop em sua trilha sonora.

“Você colocaria uma música no final de A Lista de Schindler?”, chegou a questionar o diretor, de acordo com a Billboard. O compositor James Horner, no entanto, sentiu que faltava algo e decidiu colocar Will Jennings em uma missão secreta: escrever uma letra para “elevar” a música.

James Horner
James Horner / Créditos: Divulgação

Jennings, então, decidiu escrever a música sob a perspectiva de uma pessoa de idade lembrando de uma história que se passou muitas décadas antes, conforme o próprio plot de Titanic, que conta a história de amor e tragédia sob o ponto de vista de uma Rose idosa.

O tema central da música é o amor intenso e o senso de lealdade entre os apaixonados Jack e Rose.

You’re here, there’s nothing I fear 

Você está aqui, não há nada que eu tema

And I know that my heart will go on 

E sei que no meu coração permanecerá

We’ll stay forever this way 

Nós ficaremos para sempre deste jeito

You are safe in my heart 

Você está a salvo no meu coração

And my heart will go on and on 

E no meu coração permanecerá

Em entrevista à revista Empire meses antes de sua morte, em 2015, James Horner comentou que a meta era criar um tema romântico e emocional, que não soasse como uma música de filme antigo de Hollywood.

Com a letra de Jennings pronta e carregada de romantismo, Horner convidou Dion para emprestar sua voz à faixa, mas, para surpresa de todos, a cantora também não se mostrou muito interessada.

A artista temia estar “testando” a sua sorte ao gravar outra trilha sonora de filme após o sucesso da música-tema de A Bela e a Fera, Beauty and the Beast.

No entanto, o marido da artista, o saudoso empresário René Angélil, ficou intrigado pela oferta e insistiu para que a esposa gravasse uma demo da música romântica, apenas para saber no que o trabalho poderia dar.

A faixa foi gravada em apenas uma tacada e ficou tão boa que foi logo incluída no filme: a música que você escuta no plano de fundo de Titanic é justamente a demo.

A versão finalizada ganhou algumas mudanças de notas no final e só foi gravada de maneira definitiva no álbum Let’s Talk About Love, lançado no ano seguinte ao lançamento do longa, confirmando o sucesso estrondoso da faixa.

Da hesitação à consagração

Com a demo em mãos, James Horner esperou um dia em que James Cameron estivesse de muito bom humor e resolveu apresentar a nova versão de My Heart Will Go On ao diretor do longa, e o resultado não poderia ser melhor: o cineasta se encantou pela proposta.

James Cameron
James Cameron / Créditos: Divulgação

Embora ainda tenha achado a música “comercial demais”, James Cameron acreditou que seria uma boa oportunidade para mostrar aos executivos da Paramount Pictures Studios e 20th Century Studios que o filme, que custou mais de US$ 200 milhões, seria um sucesso.

Em 1998, o hit levou para casa a estatueta do Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Canção Original, além de faturar Grammys de Gravação do Ano, Música do Ano, Melhor Performance Vocal Pop Feminina e Melhor Canção Para Mídia Visual.

A faixa faz parte do rol de Músicas do Século da Recording Industry Association of America e do National Endowment for the Arts, além de ser um dos singles mais bem-sucedidos e regravados da história.

Existe até uma versão da música do filme Titanic em português, nas vozes de Sandy e Junior!

O filme, por sua vez, faturou US$ 2,187 bilhões de bilheteria e levou para casa 11 estatuetas do Oscar: até hoje, é a terceira maior bilheteria da história do cinema.

Conheça os sucessos de Céline Dion

Gostou de conhecer a história de My Heart Will Go On? A música é apenas um dos muitos sucessos da carreira de Céline, cantora franco-canadense que é um verdadeiro ícone dos anos 1980.

Famosa pelas faixas românticas e seu vozeirão potente, a artista mostrou toda sua versatilidade na trilha sonora de vários blockbusters, como The Color Of My Love, A Bela e a Fera e até Deadpool. Mergulhe agora nos maiores hits de Céline Dion e conheça um pouco mais da história da maior diva do Canadá!

as melhores celine dion