Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

História das marchinhas de Carnaval: mais de cem anos de sucesso

Sucesso de todos os carnavais, conheça a história e a origem das marchinhas de Carnaval!

História da música · Por Rannyson Mykael

3 de Fevereiro de 2023, às 08:30

Você já parou para pensar na história das marchinhas de Carnaval? Hoje em dia todos conhecem as músicas devido a sua popularização, mas elas foram escritas há vários anos e são uma parte importante da nossa cultura.

Durante o Carnaval, uma das principais festas no Brasil, as marchinhas são usadas e reinventadas pelos bloquinhos para aproveitar a folia em todas as ruas do país.

O mais interessante é que como as marchinhas são bem antigas e fazem parte da cultura popular brasileira, elas também contam muito da história do nosso país.

Que tal aprender um pouco sobre o nosso passado através da música? Preparamos várias curiosidades que vão te deixar ainda mais animado quando tocar uma marchinha de Carnaval a partir de agora.

História das marchinhas de Carnaval

Com a chegada dos portugueses ao Brasil, muitas de suas tradições foram importadas e fazem parte da nossa vida até hoje. Da alimentação ao modo de vida, somos fortemente influenciados pelo período da colonização.

Foi graças a isso que as marchinhas de Carnaval surgiram em nosso país: elas já existiam em Portugal, em seu próprio estilo, e estavam no auge durante a década de 1920.

O estilo musical foi a base para o que hoje conhecemos como as marchinhas de Carnaval.

Marchinhas de carnaval
Créditos: Divulgação

Mas nem sempre foi assim. No começo, as produções eram mais calmas e simples, algo que não combinava muito com a folia do Carnaval que agita multidões. Foi graças ao jazz estadunidense, que entrega toda uma performance, que as marchinhas ficaram mais animadas. 

Com isso, o gênero começou a ganhar sua forma própria no Brasil, distanciando-se do que começou com Portugal.

Auge e declínio das marchinhas de Carnaval

As marchinhas ficaram extremamente populares entre as décadas de 1930 e 1960. Foi quando as primeiras composições baseadas no jazz estadunidenses foram lançadas e conquistaram a população.

Foi o período em que algumas das composições mais famosas, como Mamãe Eu Quero e Me Dá um Dinheiro Aí foram lançadas. Músicas com um século que ainda fazem sucesso atualmente!

No entanto, com o passar do tempo, as marchinhas de carnaval foram perdendo a força. As composições não eram mais tão valorizadas e, assim, outro gênero começou a se fortalecer: o samba-enredo.

Com uma composição bem mais elaborada, o gênero foi abraçado pelas escolas de samba por contar uma história profunda e que encantava as pessoas.

Graças a isso, a história do Carnaval começou a mudar fortemente, valorizando o samba-enredo e deixando as marchinhas de Carnaval sem muita força, o que é visto como o declínio do gênero no Brasil.

No entanto, as músicas continuam sendo populares durante a folia. Afinal, diferente dos samba-enredos, elas são fáceis de memorizar e ótimas para dançar, o que anima os foliões durante a festa.

Além disso, o samba-enredo é marcado por uma história muito específica envolvendo a escola para a qual foi escrita, o que pode impedir que haja uma conexão com moradores de outros estados do país, por exemplo.

A marchinha, enquanto isso, trata de temas simples e universais, capazes de ser cantados e entendidos por qualquer pessoa. Por isso, seja através da televisão ou de eventos com a família, todos crescem conhecendo as mais populares.

Principais compositores das marchinhas de carnaval

Quando paramos para analisar as letras das marchinhas de Carnaval, percebemos que elas contam uma história simples, muitas vezes exagerada ou sem sentido — por isso são tão divertidas.

São situações simples do dia a dia, mas que precisam ser vistas com um olhar atencioso de um bom compositor para que ganhem forma e sobrevivam, um século depois, como parte da cultura brasileira.

A seguir, conheça um pouco dos principais compositores das marchinhas de Carnaval no Brasil!

Chiquinha Gonzaga

Nomeada como a compositora da primeira marchinha de Carnaval com Ó Abre Alas, Chiquinha Gonzaga é considerada uma gênia à frente do seu tempo.

A música é de 1899, antes mesmo do gênero se popularizar no Brasil, e ela já estava trilhando o caminho para o que seria um dos momentos mais brilhantes da música popular.

A marchinha foi escrita para o Cordão Rosas de Ouro e permanece viva até hoje na boca do povo e nas ruas pelo país inteiro.

João Roberto Kelly

Ao visitar um restaurante, João Roberto percebeu que um garçom tinha cabelo grande, o que era incomum para a época, e outras pessoas também pensavam assim.

Foi a partir disso que nasceu a Cabeleira do Zezé, mais uma marchinha atemporal que fica na boca do povo, apesar de hoje em dia ser reconhecido que a letra pode despertar certos problemas.

Vicente Paiva e Jararaca

A voz inconfundível de Carmen Miranda em Mamãe Eu Quero, junto à composição divertida de Vicente Paiva e Jararaca, fez com que a composição se tornasse um clássico quase de imediato.

A marchinha ganhou uma versão em inglês e integrou a trilha sonora do filme Serenata Tropical, de 1940, tornando-se um sucesso a nível mundial.

Ivan, Homero e Glauco Ferreira

Me Dá Um Dinheiro Aí é uma música de família! Foi composta por um trio de irmãos e posteriormente foi gravada na voz de Moacir Franco.

Muitas pessoas costumam associar a marchinha de Carnaval ao Sílvio Santos, já que o apresentador usava a letra em seu programa, famoso por dar dinheiro aos participantes que estavam na plateia.

Manoel Ferreira e Ruth Amaral

Outra marchinha de Carnaval que também é associada ao Sílvio Santos é A Pipa do Vovô, usada pelo dono do SBT por vários anos ao longo dos seus programas.

A música é divertida e tem o segundo sentido clássico do gênero, algo que a popularizou ainda mais. Atravessa gerações e é cantada nos bloquinhos até hoje, uma composição da incrível dupla formada por Manoel Ferreira e Ruth Amaral.

Conheça a história do samba

As músicas são ótimas para nos divertir, mas elas também refletem fortemente a sociedade em que vivemos. Conhecer a história do samba é uma oportunidade para entender muito sobre o Brasil e a nossa cultura.

História do samba

Você também pode gostar: