Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história da música Resposta, um sucesso do Skank

Analisando letras · Por Mateus Pereira Silveira

7 de Maio de 2021, às 19:00

Os relacionamentos e seus eventuais rompimentos costumam inspirar os artistas na hora de compor as músicas. As famosas canções de coração partido nunca saem de moda e por vezes deixam aquela mensagem de despedida, cheia de saudades e melancolia. 

É o caso de Resposta, um dos muitos sucessos do Skank. A faixa, presente no 4º álbum de estúdio da banda mineira, trouxe uma sonoridade diferente do que os fãs estavam acostumados, mas não demorou muito tempo para cair no gosto do público e influenciar outras melodias do grupo. 

Skank
Créditos: Divulgação

Sincera e poética, a música foi escrita por Nando Reis, que trouxe para a letra a experiência do namoro com um dos grandes nomes da MPB.

Ficou curioso(a) e quer saber quem é a musa que motivou essa canção? Pois a gente vai contar tudo da história da música Resposta do Skank para você nesse post. Confira! 

A história da música Resposta, um presente para o Skank 

Em 1998, o Skank já era uma das bandas mais amadas do pop/rock nacional. Os mineiros tocavam sem parar nas rádios e era praticamente impossível não conhecer hits como Garota Nacional e É Uma Partida de Futebol

No entanto, o quarteto sentia um certo desgaste da fórmula que apresentavam. A mistura de reggae com um pop/rock fazia sucesso, mas eles queriam romper com essa fase.

Skank
Créditos: Divulgação

Para o quarto disco, Siderado, eles queriam apostar em uma pegada mais focada no folk e na intimidade, por influência de outros artistas que o grupo admirava.

O primeiro single deu as cartas do que seria a essência dessa nova fase. Apesar de um estranhamento natural, Resposta foi sendo abraçada pelos fãs e se tornou parte da identidade da banda.

Ali, por trás daquela voz e violão, tinha uma letra sensível, composta pelo genial Nando Reis. 

Nando Reis e Samuel Rosa
Créditos: Divulgação

A parceria entre o grupo e o então membro dos Titãs já tinha começado em trabalhos anteriores. Na faixa, Samuel Rosa preparou a melodia e a enviou para Nando, que fez os versos que se encaixaram tão bem. 

O que ele não sabia na época era que a letra falava liricamente do fim do namoro de Reis com Marisa Monte, com quem o músico se relacionou nos anos 1990.

Mesmo com o término, os dois mantiveram a amizade e os projetos em conjunto. A história da música Resposta foi contada pelo próprio Samuel em seu canal no YouTube, vale a pena dar o play: 

O significado da letra de Resposta 

Em algumas músicas, como é o exemplo de Resposta, parece que ao descobrir a real intenção da composição, tudo começa a fazer sentido.

Para mostrar que a letra fala do romance entre Nando e Marisa, separamos alguns trechos para analisarmos juntos. 

Bem mais que o tempo
Que nós perdemos
Ficou pra trás
Também o que nos juntou

O contato dos artistas teve início com a aproximação entre Marisa e o Titãs, tanto com as parcerias da cantora com Arnaldo Antunes, que depois viria a dar origem aos Tribalistas, quanto com o próprio Nando. 

Tribalistas
Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes — Os Tribalistas / Créditos: Divulgação

Na época, o grupo de rock era recheado de talentosos compositores, e o cantor ainda não conseguia expressar toda sua originalidade com frequência. 

Ainda lembro
Que eu estava lendo
Só prá saber
O que você achou

Dos versos que eu fiz
E ainda espero
Resposta

Com a aproximação e o namoro dos dois no começo dos anos 1990, Marisa se tornou a primeira cantora a interpretar as letras de Nando Reis fora dos Titãs.

Por isso, ao fazer essa despedida do romance, Nando tinha lembranças vívidas dos encontros musicais e amorosos que viveram, assim como a relação de amizade. 

Nando Reis e Marisa Monte
Créditos: Divulgação

Além disso, foi Marisa quem fez a ponte entre Nando e Cássia Eller, naquela que viria a se tornar uma das mais belas parcerias da música nacional, com inúmeras colaborações e homenagens, como a clássica All Star

Você está vendo
O que está acontecendo
Nesse caderno
Sei que ainda estão

Os versos seus
Tão meus que peço
Nos versos meus
Tão seus que esperem
Que os aceite

Na canção, há a expressão da insegurança de ver a relação ruir e ao mesmo tempo não conseguir salvá-la. Contudo, os traços do envolvimento vão continuar expressos em versos escritos por ele que estão nas músicas dela. 

A espera da famosa resposta diz respeito tanto a opinião dela sobre as linhas escritas quanto ao futuro dos dois juntos, que parece estar incerto e assume o tom de um pedido de retorno, nem que seja o ponto final para aquela fase. 

Apesar da conclusão daquele capítulo, há um sentimento de cumplicidade, em que há um respeito pelas decisões, aceitando o desfecho da história do namoro juntos.

Em paz eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais eu fico onde estou
Prefiro continuar distante

A distância representa um natural afastamento, contudo transmite a ideia de continuidade do sentimento, mostrando que o amor permanece vivo, mas de outra maneira. 

Nando Reis e Marisa Monte: parceria de sucesso

Como em um encaixe perfeito, a habilidade de escrita de Nando e a musicalidade de Marisa deu muito certo e juntos eles fizeram músicas inesquecíveis. Vamos lembrar de algumas delas? 

Tudo Pela Metade 

Foi a partir do disco Mais, segundo da artista carioca, que a parceria entre os dois começou a ser vista. Tudo Pela Metade foi baseada em um caderno de poesias escrito por Nando.

O material chamou a atenção de Marisa e em cima dos rascunhos eles escreveram a letra. 

Enquanto Isso 

Enquanto Isso transmite a ideia de observar diferentes acontecimentos em diversos lugares pelo mundo, colocando o intérprete e ouvinte como espectadores. 

A curiosidade é que a fonte de inspiração para Nando foi aquela cena clássica do primeiro filme do Superman, em que o herói orbitou a terra ao sentido contrário para reverter o tempo! 👀

Onde Você Mora?

Conhecida pela versão que lançou o Cidade Negra para a música nacional, Onde Você Mora? é mais um fruto dessa dupla e foi gravada na voz de Nando para seu CD, Infernal, em 2001, e já ganhou uma versão mais recente com o Melim. 

E.C.T 

Claro que uma das interpretações de Cássia Eller não podia ficar de fora dessa lista. E.C.T marcou a primeira parceria entre a dupla e Carlinhos Brown

Para declarar o seu amor como Nando Reis

O lirismo poético do cantor é capaz de derreter qualquer coração, não é mesmo? Por isso, nada melhor que usar as frases de Nando Reis para fazer aquele depoimento apaixonado 💗

Frases Nando Reis

Se você curtiu conhecer a história de Resposta, você também vai gostar de: